terça-feira, 30 de setembro de 2008

ESTA MANCHETE EU NÃO VÍ ESTAMPADA NO JORNAL


"Airbus da TAM descumpriu regra em pouso em Congonhas, diz delegado"

Infelizmente, a mídia do Brasil não publicou esta manchete com a mesma histeria que publicou as outras sobre o acidente da TAM.

Clique aqui para ler a notinha de rodapé publicada em O Globo.

Tenho comigo que a imprensa brasileira fez papel de carniceira tripudiando sobre os corpos de DUZENTAS pessoas mortas no acidente.

Se aproveitaram da dor dos familiares para fazer palanque político. Agora não importa mais porque não derrubaram o Presidente, nem tampouco se importam em corrigir a mentira.

São abutres, na minha opinião.


.

HOMENS AO MAR



Assim vemos na reportagem da revista IstoÉ.

"Existe no Ministério Público Federal uma investigação sobre o encontro que teria ocorrido entre assessores do ministro Gilmar Mendes e advogados do banqueiro Daniel Dantas."

Dizem que o Titanic da imprensa brasileira está atirando ao mar o excesso de bagagem.

Eu faria a seguinte pergunta: o que acham, Gilmar Mendes tem ilibada reputação e notável saber jurídico (necessários por lei) para ocupar a Suprema Cadeira da República, ou ele entrou de gaiato no navio chefiado por FHC?


Já na revista Carta Capital temos o seguinte:

"As coisas não caminham bem para os defensores da tese de que vivemos em uma “grampolândia”. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, um dos arautos da teoria, foi obrigado a fugir do caso do suposto grampo telefônico ilegal feito nas linhas do Supremo Tribunal Federal (STF) e submergir politicamente"

Bem, quanto ao caso específico do Ministro Jobim eu tenho comigo, como já comentei, que o Presidente Lula deu corda para ele se enforcar. E ele recebeu o abraço de urso da imprensa nacional...

Ingênuo!


.

RELENDO KARL MARX




O mega especulador (que nossa mídia subserviente insiste em chamar de mega INVESTIDOR) disse o seguinte, tempos atrás, a Jacques Attali: "Estive lendo Marx e há muitas coisas interessantes no que ele disse"



Pois é. Pena que só se deram conta agora. Realmente há MUITA coisa interessante no que ele disse. Faria um pedido a Mirian Leitão, Carlos Sardenberg, et caterva (mas claro que sei que eles nunca leriam meu blog):



- Leiam Karl Marx, caros amigos. E parem de uma vez por todas de falar asneiras no rádio e na tv!



clique
aqui para ler uma entrevista de Eric Hobsbawn falando de economia na revista Sin Permiso


.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CLINTON, LULA, REPUBLICANOS, PFL, PSDB, VEJA...


Muito boa mesmo a série da BBC "O Poder dos Pesadelos". Clique aqui e assista a esse vídeo que fala sobre o ataque republicano sobre Bill Clinton. Enquanto estiver assistindo, procure reparar se já não viu uma história parecida por aqui mesmo. Apenas mudando o nome de Clinton para Lula e adequando as acusações.


.

ALWAYS DIALETICS



Costumo ser um crítico sobre a maneira como os americanos utilizam a dialética. Nesse vídeo que intenciona fazer campanha para McCain se fala muito sobre liberdade e democracia.

Definitivamente, estas palavras NÃO mudam de acordo com quem as profere. Porém, não é todo mundo que percebe isso. Liberdade e democracia para boa parte dos norte-americanos signfica matar inocentes e dizer que os está libertando.


.

domingo, 28 de setembro de 2008

OLAVO E AS ESQUERDAS



O articulista Olavo de Carvalho é um homem inteligente. Mas eu fico pensando por qual motivo homens inteligentes publicam coisas tão tolas e ideologizadas.

Me pergunto por que perdem tempo tentando desqualificar alguém que lhe é diferente, ou que detém um pensamento distante do seu.

Não cheguei a nenhuma conclusão. Talvez eu não seja tão inteligente quanto Olavo e justamente por isso, jamais venha a compreendê-lo.

Clique aqui para ver de onde ele afirma que o dinheiro para os partidos de esquerda vem. O artigo é bom, mostra todo o conhecimento político de Olavo. Mostra também que ele lê bastante a Veja. Aliás, só a Veja...

Mas me permito fazer um reparo nas ótimas linhas por ele traçadas. Achei que faltou comentar qual a fonte dos partidos de direita.

É o que eu sempre digo. Nossa "grande" imprensa e aqueles que a ela servem e reverberam, não conseguem ser isentos, mesmo. Olham tudo somente por um lado.


.

COMBINANDO OS DESVIOS

.




O vídeo aí em cima mostra o Prefeito de Chapecó/SC combinando um esquema de superfaturamento.

Tudo gente boa...

Aliás, o Prefeito João Rodrigues (PFL) definitivamente, não tem as "manhas". Nunca aprendeu que em boca fechada não entra mosquito. Assista a esse vídeo aqui pra saber a que eu me refiro.


.

CURITIBA: "SUITIBA "

.

Moro em Curitiba há 34 anos e sou um cidadão extremamente crítico do que vejo por essas bandas. Aqui, ao contrário do que adoram dizer os políticos e a mídia, temos muito pouca coisa de primeiro mundo. Basta visitar uma favela. Aliás, primeiro mundo teria favela?

Talvez a cidade apenas não seja tão suja quanto São Paulo. Mas tem todos os outros problemas.

Lendo a versão eletrônica do jornal Gazeta do Povo, encontro o presidente do IPPUC (Instituto de Planejamento Urbano), Augusto Canto Netto dizendo a maravilhosa e sapiente frase:

“O viaduto do Capanema e da Rodoferroviária foram implantados em uma época que ali não era região central. Se fosse hoje, não faríamos”

Para quem não conhece a cidade, vou explicar. Os congestionamentos aqui são grandes. Na principal avenida da cidade (Av. Visconde de Guarapuava) em época de aulas escolares, se leva 6 minutos para atravessar cada quarteirão com um automóvel (dados do próprio jornal em outra edição). Para passar 10 quarteirões (cerca da metade da extensão da avenida), levamos mais de uma hora.

Mesmo assim, a Prefeitura e o IPPUC não vêem necessidade de tirar o canteiro de flores que divide a avenida em duas; ambas seguindo para o mesmo lado. Nem acha que é preciso construir viadutos e trincheiras em outros pontos críticos da cidade.

Como mesmo disse Canto Netto, viadutos ou trincheiras só devem ser implantados fora dos limites da cidade. Daí eu me pergunto por qual motivo, já que lá não tem congestionamento?

Eles acham feio. Dizem que viaduto e trincheira não é planejamento urbano.

E como alternativa, colocam centenas de semáforos novos a cada ano, travando cada vez mais nosso tráfego. Isso, para o IPPUC é planejamento urbano. Viaduto não é.

Califórnia, Tokio, Miami e até São Paulo estão errados. Certos somos nós. Só nós.

Não se dão conta que trânsito parado é economia estagnada, irritação, perda de tempo e consumo de combustível com emissões desnecessárias de gases na atmosfera.

Isso é o resumo de Curitiba. Uma cidade que se preocupa com a "beleza". E coloco a palavra entre aspas porque passo a imaginar que na visão desse pessoal, é bonito ver uma rua congestionada, gente estressada, meninos nos sinais pedindo esmola e uma nuvem de fumaça dos escapamentos pairando sobre nosso já cinzento e chuvoso céu.

Curitiba, que me perdoem aqueles que fogem desta regra, é uma cidade hipócrita. E dão vultuosas demonstrações disso a cada quatro anos quando são discutidos os problemas do municipio nos programas eleitorais.

Insistem em fazer parecer que somos todos moradores da Suíça. Vivemos em "Suitiba".

Clique aqui para ver que o Globo não acha errado ter mansões nos morros. Só favelas.
Clique aqui para ver o estadinho não falando nada da maquete do Serra, mas reclamando do Lula.
Clique aqui para ver Petkovic defendendo o socialismo e deixando Ana Maria Braga com cara de planta. 
Clique aqui para ver o tolo Eestadinho falando para a meia dúzia de assinantes que tem.
Clique aqui para ver que o Globo acha que é melhor o país parar de crescer.
Clique aqui para ver o sucesso de José Serra no carnaval do nordeste.
Clique aqui para ver que Serra firmou acordo com videntes quando era Prefeito.
Clique aqui para ver que a Folha também tenta criar um clima inexistente
 .

sábado, 27 de setembro de 2008

O PODER DOS PESADELOS



Se tiver tempo, tire diversos minutos para ir assistindo este documentário da BBC. Com a qualidade e insenção que lhes é peculiar.

cliqe aqui para ver o primeiro. Depois vá selecionando os seguintes.


.

PALAVRAS QUE MATAM



ACM Neto começou bem nas pesquisas em Salvador.

Mas como o peixo morre pela boca, o discurso onde ele prometeu dar uma surra no Presidente Lula do "nada", apareceu na internet e na campanha do petista Walter Pinheiro. Bastou para a intenção de voto do príncipe da Bahia começar a despencar...

clique aqui e assista ao vídeo da promessa da surra.

clique aqui e veja o vídeo da resposta de Lula.

Mas ACM Neto teve um bom professor em casa. Clique aqui para assistir o avô Magalhães falando que o Presidente é algo que ele nunca foi.

Convém reparar como ele conclama CLARAMENTE as forças armadas a darem um novo golpe de estado, coisa que ele aliás, chama de "movimento".

Democracia pra ele, naturalmente, nunca valeu nada. Suponho que o neto dele pense a mesma coisa.


.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

THAT´S ALL FOLKS



Ainda há quem acredite na capacidade americana de dar a volta na crise.

Imaginam que como ocorreu no final dos anos 70, poderia haver uma corrida em massa dos países pelo refúgio "seguro" dos títulos do governo estadunidense.

Mas infelizmente, não há mais espaço no mundo para isso. Não há inclusive, mais a necessidade de fazerem isso. Até porque, já ficou claro que a possibilidade de o próprio governo pagar seus débitos é cada vez menor. E ficará menor ainda na medida que as empresas forem falindo.

Menos arrecadação, dívidas com guerras, contribuintes exaustos de tantas mentiras.

Não dá mais imprimir dinheiro como foi feito nos anos 70/80 porque os EUA não podem mais exportar sua dívida. As reservas mundiais em dólar estão caindo e os países e empresas aos poucos (e agora cada vez mais) estão optando pelo euro e outras moedas promissoras. Isso signfica que se imprimirem dinheiro, terão o mesmo destino do Brasil e tantos outros países tiveram nos anos 80: Inflação.

Naquela época os EUA tinham pra onde expandir seus tentáculos financeiros e bélicos.

Atualmente não há mais espaços livres para serem ocupados. A quebradeira só não será maior porque naturalmente alguns governos terão que ajudar, pra não verem a crise ficar maior ainda na sua própria casa.

Porém, aí entra a (in)disposição do contribuinte mundial em se ralar pra ajudar os arrogantes-mór do mundo...

Eu não poria minhas fichas na América desta vez...

A não ser é claro, que resolvam fazer mais guerras pra estimular sua economia, como sempre fizeram. Daí, eu digo, tomemos cuidado!


.

OS EUA FALIDOS E O GALVÃO BUENO



Essa eu também ví no site do Azenha, mas transcrevo aqui o original da Bloomberg:

"German Finance Minister Peer Steinbrueck said the U.S. will lose its position as the world's undisputed financial ``superpower''"

ou seja, os EUA perderão seu status de superpotência econômica mundial.

Bem, eu já falo isso há algum tempo. A economia estadunidense é virtual. Ela definitivamente não tem lastros para amparar o tamanho divulgado de seu PIB. E para se chegar a esta conclusão basta fazer um retorno não muito distante no tempo. Lembremo-nos da Enron e seus balanços fraudados. Mais ainda, a empresa Arthur Andersen que deveria verificar os balanços também ajudava na fraude.

Lembremo-nos da Amazon.com que cinco anos depois de aberta, jamais tinha dado um dólar de lucro, mas valia bilhões de dólares no mercado futuro.

Só que o futuro, nunca chegou. Nem nunca chegará.

O resumo da ópera é que a economia dos EUA se tornou grande com as "revendas" das "revendas" dos papéis e hipotecas. Em verdade, o dia em que for pra resgatar esse papagaio, ele quebra o sistema. E isso se dá da mesma forma com os títulos e bônus que o governo central emite. Não existe no mundo dinheiro pra dar sustentação aos "quaquilhões" de dólares adquiridos por China, Alemanha, Japão (especialmente esses três) e os restantes, que quiseram fazer uma média, e dar uma sobrevida à moribunda mega-economia. E isso já vem de alguns anos. Se por ventura esses credores quisessem resgatar a grana e "sair do jogo" não haveria dinheiro no mundo pra honrar a dívida.

Falando sério, não existe papel moeda no mundo pra cobrir o valor dos títulos do tesouro americano. Bons tempos aqueles quando diziam que todo dinheiro americano estava lastreado em ouro no Forte Knox.

Bem, trocando em miúdos. Os EUA são falidos e isso já faz tempo. O detalhe é que muitos outros terão que contribuir pra evitar a débacle total já que também fizeram parte e se benificiaram da lambança.

E os que não se beneficiaram, infelizmente não fugirão do ônus de estarem presentes no mesmo planeta em que os EUA. A crise nos afetará, de um jeito ou de outro, num grau menor ou maior.

Digam o que disserem, me chame de idiota se quiserem, mas eu me divirto em ver que menos de vinte anos depois da União Soviética ter desaparecido por ter uma economia "atrasada" (mas não sem a providencial "ajuda" de Gorbachov), os Estados Unidos, como nós o conhecemos, também deixarão de existir e de falar grosso com o mundo todo, sentados no Olimpo e ditando regras.

Vão ter que se contentar a serem iguais aos outros. Pobres mortais!

Não quero dar uma de Galvão Bueno, mas esssa, "eu já sabiiiiiiaaaaaa"


.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

DENÚNCIA LIGA RICHA AOS GAFANHOTOS



Esta vem da Folha Online:

"A Polícia Civil do Paraná investiga a nomeação de supostos laranjas em cargos de confiança no gabinete do então deputado estadual Beto Richa (PSDB), atual prefeito de Curitiba e candidato à reeleição. Segundo o Datafolha, ele tem 71% das intenções de voto.

Depoimentos de três pessoas ouvidas entre sábado e ontem no Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) mostra que elas não trabalharam no gabinete de Richa (deputado de 1995 a 2000) no período em que constam como nomeadas.

Um dos interrogados foi o mestre de obras Ivo Ferreira de Oliveira, "exonerado" no dia 1º de fevereiro de 2001 pelo ato da comissão executiva 060/2001. Segundo a assessoria de Richa, há um homônimo que trabalhou no gabinete e hoje responde pela diretoria jurídica da Urbs (empresa da Prefeitura que gerencia o transporte coletivo). A assessoria vê no caso objetivo político para "prejudicar" a campanha do tucano.

As outras duas pessoas ouvidas pela polícia foram a perfumista Maria Margarete Ribas Nalovaike e a auxiliar de nutrição Divair Antônia de Almeida Cardoso. Maria disse que "não tem idéia" de como seu nome foi parar na relação de funcionários do tucano.

O nome de Maria aparece em exonerações e renomeações entre 1997 e 1999 em edições do "Diário Oficial" da Assembléia repassadas à polícia pelo advogado Guilherme Gehlen, que protocolou a denúncia contra o prefeito. Guilherme não foi localizado pelo reportagem.

Já Divair afirmou em depoimento ter trabalhado no gabinete do então deputado entre 1995 e 1996, mas de acordo com cópia do ato da comissão executiva número 140/97, publicado no "Diário" da Assembléia Legislativa de 19 de maio de 1997, repassado por Gehlen à polícia, ela foi nomeada a partir de 1º de abril daquele ano e exonerada em fevereiro de 1999.

O advogado Ivan Bonilha, que assessora Richa na campanha, disse que aguardava informações da direção jurídica da Assembléia a respeito da eventual condição funcional de Maria Margarete e Divair Antônia, mas disse que Richa nunca cometeu qualquer ato de irregularidade quando deputado.

Bonilha declarou ser "estranho" que denúncias como essa apareçam em período eleitoral. "Estamos desconfiados de que possa haver uma instrumentalização política por parte de instituições [como a polícia] para prejudicar a campanha do Beto", afirmou o advogado."

------

O advogado acha estranho aparecerem denúncias no período eleitoral. Ora, se é um caso concreto, que diferença faz quando aparece?


.

AS TERRAS DE LULINHA




Interessante a reportagem da Dinheiro Rural, desfazendo o imbróglio causado aos verdadeiros donos das terras que são atribuídas ao filho do Presidente, através de e-mails circulantes na internet. E-mails estes, estimulados por uma "outra" revista semanal.

"(...) Não é de hoje que se conhece o ditado de que "cada um que conta um conto, aumenta um ponto". E, como o brasileiro gosta de uma boa história, algumas mentiras se tornam verdades, às vezes até mais divertidas do que a própria realidade. Nem mesmo o mundo rural está livre das boatarias que hoje percorrem o mundo em mensagens eletrônicas via internet. Todas, é claro, sem a identificação da autoria.

Quem sentiu na carne os efeitos de um boato bem contado foi o criador de nelore puro de origem José Carlos Prata Cunha, dono de terras em Valparaíso, interior de São Paulo. Circula na internet um e-mail que conta a história de uma fantástica operação em que o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o "Lulinha", teria comprado a sua principal área, a Fazenda Fortaleza, por R$ 47 milhões. "Isso é tudo bobagem, nunca vendi minha fazenda e, na verdade, nem oferta cheguei a receber", esclarece Prata Cunha à DINHEIRO RURAL. "Tratamos isso como piada", reforça Leonardo Badra, sócio de Fábio Luís na empresa de jogos eletrônicos Gamecorp.

Mas de onde, então, nasceu essa curiosa história?

Para Fernanda Prata Cunha, filha de José Carlos, que acompanha de perto os problemas derivados do "boato rural", a confusão nasceu de uma sondagem imobiliária. "Realmente fomos procurados por um grupo que se disse representante do filho do presidente", explica. Mas, comenta a fazendeira, a notícia rapidamente caiu "na boca do povo", os e-mails começaram a circular e nunca houve, na prática, algo que se aproximasse de uma oferta de compra.
A fazenda não foi vendida, porém, a dor de cabeça dura até hoje. "Tivemos de modificar a entrada da fazenda e proibir a entrada das pessoas", lamenta Fernanda. Segundo ela, a propriedade virou uma espécie de "ponto turístico" em Valparaíso. "As pessoas param para tirar foto e as brincadeiras por causa da suposta venda que não aconteceu são constantes", diz. De certa forma, ela se diverte. "Algumas pessoas na cidade nos olham meio estranho", brinca.
Mas os "causos" rurais do filho do presidente da República não se limitam às terras dos Prata Cunha. Ele também ganhou fama em outros Estados da Federação, como no Pará. Em outra mensagem, um pouco mais recente, circula a "revelação" de que Lulinha estaria prestes a se tornar um novo "rei do gado". Para tanto, ele teria comprado duas propriedades nas cidades de Marabá e Xinguara, ambas do megapecuarista Benedito Mutran, dono de um dos maiores rebanhos comerciais do Brasil. O que ele diz a respeito? "Tudo bobagem, nunca houve essa operação", diz Mutran.

Em 2007, de fato, Mutran vendeu algumas de suas terras para a Fazenda Santa Bárbara, do empresário Carlos Rodemburg. As vendas aconteceram, só que o comprador era outro. E com verdades misturadas a meias-mentiras, a equipe de DINHEIRO RURAL, de passagem pela ExpoGrande, maior mostra pecuária de Mato Grosso do Sul, se deparou com o novo boato. Entre amigos, um pecuarista de nome Augusto Araújo Oliveira tentava se livrar das gozações dos amigos. O motivo? Uma suposta venda de bois para o filho do presidente. Indagado pela reportagem, ele disse, lacônico: "Não sei de nada, não sei de nada", desconversou, e foi embora. Verdade? Mentira? Não se sabe, mas com certeza vem aí um novo boato rural.

Nota do site: Tremenda coincidência. O Rodemburg - que na verdade se escreve Rodenburg - mencionado pela revista é sócio de Verônica Dantas na Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, que investe em compra de terras e criação de gado de corte. De acordo com o relatório da Polícia Federal, a empresa comprou a Fazenda Promissão por R$ 7 milhões, dando R$ 3 milhões de entrada no dia 28/02/2008. Na mesma data, Maurílio Tolentino, em nome da Agropecuária, pede a Leonardo Correa, do Opportunity, um pagamento relativo à compra da Fazenda Caracol III - de R$ 3.895.000,00."

----------



Na outra ponta, jamais ví e-mails falando mal de outro Primeiro Filho famoso, o de FHC. Contudo, já lí em diversos órgãos da imprensa séria, acerca de seu badaladíssimo estande na feira de Hannover, devidamente pago com dinheiro público.


É curioso notar que a notícia sobre a fazenda de Lulinha é falsa, mas voa baixo pela rede. A do filho de Fernando Henrique é verdadeira, e sequer se ouve falar sobre ela.

Clique aqui para ver que a imprensa manipula, e para alguns ela só ajuda.
Clique aqui para ver a relação estreita da imprensa com a ditadura brasileira.
Clique aqui para ver o que o Datafolha esconde.
.

PATRIMÔNIO DOS CANDIDATOS X UOL


A imprensa sabe o poder das manchetes. Por isso as manipula. Sabem que a maioria não lê a matéria inteira, fica só nas letras garrafais. Vejam esta do UOL/Folha:

"Políticos do PT são os que têm o maior avanço patrimonial". Bem, olhando esta manchete você tem uma impressão. E só lá no meio do texto você encontra o seguinte:

"
O patrimônio médio dos petistas que venceram as duas eleições pesquisadas foi de R$ 102,7 mil em 1998 e de R$ 188,5 mil em 2002.

Já os outros políticos de siglas mais tradicionais partem de uma valor bem mais elevado na eleição de 1998. Os vencedores do PFL tinham um patrimônio médio de R$ 2,144 milhões em 1998. Pularam para R$ 3,196 milhões em 2002."

Traduzindo, significa dizer que ganhando um salário de político, você consegue ter a evolução patrimonial descrita para o PT. Mas com o mesmo salário não consegue a evolução que teve o PFL (DEM).

É assim que trabalha nossa imprensa que ainda não quer ser chamada de marrom. Se não estivesse interessada em estardalhaço, especialmente contra um partido específico, colocaria assim, a manchete:

"ACOMPANHE AQUI A EVOLUÇÃO PATRIMONIAL DOS PARTIDOS POLÍTICOS"

Mas realmente uma manchete como essa não tem graça, não é mesmo?

- E antes que me achincalhem, NÃO, eu não estou querendo dizer que só o PT tenha gente honesta. Tem bandido e gente honesta igualzinho aos outros partidos. Estou apenas salientando o comportamento ridículo e ideologizado (à direita) de nossa "isenta" imprensa.

Por isso digo que não vale a pena gastar dinheiro comprando as publicações desta gente. Pagar pra ser desinformado?


.


A GRANDE ECONOMIA CHINESA



Tem gente dizendo que a supremacia chinesa assusta. Algumas pessoas ficam nervosas com a possibilidade de o "controle do mundo" estar na mão dos asiáticos, ao invés de nossos já conhecidos norte-americanos.

Não creio que a China assuste. Nem deve. E também não creio nas datas onde se imagina a China sendo a maior economia do planeta, nem tampouco no tamanho da economia chinesa x americana.


Não será em 2041 que a China será a maior economia do mundo. Será em menos de dez anos.

Sabemos, e não é preciso pensar muito sobre isso, que os números da economia americana são artificialmente inflados. A cada dia que passa, e isso vem se repetindo desde a Enron, percebemos mais um balanço fraudado. A economia estadunidense é inteira alavancada. Ela de fato, não corresponde ao tamanho a ela atribuído. Para quem se interessar, faça as contas.

Ademais pelo tamanho da China e pelo ritmo de seu crescimento nenhuma economia do planeta é comparável. Ela cresce em escala geométrica enquanto outras, em escala aritmética.

Nem dez anos, é esse o prazo que eu imagino. Façam suas apostas.


.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O DIPLOMA PARA JORNALISTAS



Vejam esta reportagem publicada no Vermelho:

"Uma pesquisa de opinião nacional realizada pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas)/Sensus divulgou um dado alentador para a maioria dos jornalistas que defendem o diploma e a regulamentação da profissão: dos dois mil entrevistados, 74,3% se disseram a favor do certificado."

Tenho cá comigo que pouco importa o diploma de jornalista. Em tese, seria assim: você vai falar de economia num jornal, sendo jornalista você estaria habilitado. Pra fazer matérias sobre saúde, sendo jornalista, ok. Falar de leis, sendo jornalista, beleza...

Digo com tranquilidade pelos 17 anos em que dividi minha atividade profissional com jornalistas. A faculdade de jornalismo não te habilita a praticamente nada.

Triste esta conclusão, mas verdadeira. Você passa 4 anos da sua vida aprendendo a fazer coisa nenhuma. Todas as matérias nos bancos escolares são superficiais e prá piorar, a qualidade das faculdades piora a cada dia. E mais, ninguém impede a abertura de novas vagas.

Tomo como base a ótima decisão da OAB Nacional em parceria com o MEC. Metade das vagas em faculdades de Direito do país foi cortada. E sumiram por um simples motivo: tem advogado demais e conhecimento de menos. As faculdades cada vez piores, o mercado cada vez mais abarrotado e o mundo indo pro brejo.

Daí você pega uma cidade grande (fora Rio ou São Paulo), onde circulam quem sabe 2 jornais ditos "bons". Que tenha pelo menos 3 emissoras de TV com capacidade de gerar conteúdo jornalístico e quem sabe 2 rádios de notícias.

Pense que esta cidade a cada ano, recebe pelo menos 200 novos jornalistas. Isso pra falar pouco. Contar por baixo.

Onde essa gente toda vai trabalhar? Bem, vai fazer bico de assessoria de imprensa, vai se matar em época de campanha política para assessorar candidatos. Vai servir de "interface" entre uma empresa e o mercado tanto de mídia quanto de consumo.

De jornalismo mesmo, não vai fazer uma patavina.

Isso significa necessariamente, baixos salários, péssimas condições de empregabilidade e rotatividade absurda. O profissional passa a ser descartável. Como é hoje em dia.

Para o cidadão comum, existe aquela noção romantizada do jornalista. Porém os que descobrem "furos", os que investigam mesmo, são poucos. Pouquíssimos, aliás. E não quero nem mencionar a crise de facismo instalada em quase todas as redações do país. Você é praticamente obrigado a pensar como pensa o patrão, mesmo que lá no seu íntimo você tenha suas dúvidas.

Ter o diploma de jornalismo de nada resolve.

Outras coisas precisam ser vistas e a maior delas é sem dúvida, a capacitação do indivíduo para exercer efetivamente sua profissão. O jornalista especializado infelizmente, costuma não corresponder ao que se espera dele. Urge capacitá-los.

Depois a classe deveria se unir. Deveria antes de tudo, EXIGIR um CONSELHO FEDERAL DE JORNALISMO, onde os pouca-prática ou os irresponsáveis pudessem ser punidos pelas barbaridades que não raramente falam em público.

A existência de um Conselho, serviria para diminuir o ímpeto dos patrões de usarem seus jornalistas como aríetes políticos. Haveria responsabilização tanto do profissional quanto do veículo, coisa que hoje, só mesmo acionando a Justiça. E isso, sabemos, leva anos.

Não foram poucos os meus colegas que ficaram estigmatizados pela opinião política que proferiam no ar, somente ao mando dos patrões. Se forem mandados embora daquele veículo (o que acontece cedo ou tarde afinal, quanto mais velho você fica, mais caro custa), não conseguem outro emprego já que ficaram marcados por apoiarem esta ou aquela figura política.

Isenção, ética? Bobagem, isso não existe em imprensa atualmente. Ou se existe, é muito pouco.

O povo apóia a necessidade do diploma. Os jornalistas, para se defenderem (de maneira justa, inclusive) também. Acham que isso basta. Mal sabem eles que estão cavando a própria cova. Definitivamente, não é isso que os salvará.


.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

OS HOLOFOTES PARA JOBIM


Para quem não entendeu até agora porque Jobim é Ministro de Lula eu alinhavo com minha contribuição modesta: Lula sabe, e faz tempo, que é melhor ter o inimigo sob suas vistas do que longe delas.

Lula causa baixa na oposição convidando um dos seus para o Ministério. E isso porque ele sabia, tinha certeza, que Jobim aceitaria.

Jobim precisa dos holofotes tanto quanto Romero Jucá precisa. Tanto quanto Sarney precisa. Tanto quanto qualquer outro.

Além do mais, é muuuuuito mais difícil para nossa isenta imprensa criticar um dos seus.

O raciocínio é assim, simplinho. Lula não inventou a roda. Apenas sabe usá-la melhor que os outros.

Digo o que já disse antes. De bobo, Lula não tem um só fio de cabelo.
.

"WOODFACE"


A cara de pau estadonidense é algo sem fim.

No ótimo texto publicado no International Herald Tribune em 21 de setembro, o jornalista Roger Cohen acredita que agora é hora de todas as boas economias do mundo se unirem, para dar uma ajudazinha aos EUA (clique aqui para ler o artigo traduzino no blog do Azenha).

Também acho. Que tal inventarmos nosso próprio FMI e lhes dar dinheiro? Daí poderiamos fazer todas as exigências absurdas que nos impuseram. Poderíamos obrigá-los a desregulamentar totalmente sua economia, acabar com o investimento em saúde, escolas e segurança. Pouco tempo depois, poderíamos implantar uma ditadura, depondo um presidente democraticamente eleito (?) para assim, tirar do caminho todos os oposicionistas. Quem sabe um pouco mais pra frente, não fazemos uma guerra no território deles?

Apoiado! Eu doarei um dólar.


.

domingo, 21 de setembro de 2008

REPUBLICANOS = DEM, PSDB

.




Após passar um tempo observando a política brasileira e a americana, pergunto, se alguém é capaz de responder a isso:


Existe alguma diferença de ideologia e de ação (efetiva em política pública) entre os os Republicanos estadunidenses e os brasileiros PSDB e DEM?


(Aliás, não sei de onde o PFL tirou essa idéia de se chamar Democratas. Será que eles realmente pensam que alguém acredita que isso os tornaria mais palatáveis e menos rejeitados pela opinão pública? O PFL mais do que qualquer outro partido no Brasil, faz uma total política de botequim.)


Todas as crises que os EUA passam por lá, nós passavamos por aqui quando tinhamos governos similares.


Queria ver se alguém poderia me responder onde é que estaríamos na data de HOJE se José Serra ou o Geraldo Alckmin fossem o Presidente da República. Especialmente o Alckmin, que é sabidamente incompetente. Serra é menos inútil (e menos apegado à democracia popular) do que ele.


Queria ser uma mosca, para bisbilhotar o que falam em off as personalidades "brilhantes" do liberalismo brasileiro na imprensa (verbis, Mirian Leitão, Sardenberg, Renato Machado, et caterva)...

Se voltarem ao poder, quebrarão o Brasil de novo, como fizeram por 3 vezes em apenas meia década e venderão o resto do patrimônio. Adeus Petrobrás, adeus Présal, adeus economia.

Igualzinho Reagan e Bush fizeram. Um começou e o outro terminou o serviço.

Mas não sem antes enriquerecem absurdamente suas próprias famílias e os amigos donos de mineradoras (Brasil) e petroleiras (EUA).

Clique aqui para ver quem seria o melhor vice de Dilma. 
Clique aqui para ver que o Chirico faz propaganda das obras que desabam.
Clique aqui para ver o vídeo e as fotos da democracia tucana. Polícia metendo o cacete.
Clique aqui para rever o que Casoy fez, e saber que ele era (?) de um grupo neonazista.
.

sábado, 20 de setembro de 2008

EUA 2

Este vídeo é providencial. Por aqui, chamam o Presidente Lula de bêbado. Mas aposto uma moeda como ninguém o viu enrolando a língua numa entrevista.

Pois bem. O Presidente Bush já fez das suas. Aliás, ele é campeão nisso. E sim, caros senhores que a-do-ram enaltecer a América e desprezar o Brasil , ele é o PRESIDENTE dos Estados Unidos.

Assita a
esse vídeo (verdadeiro). Não faz mal que não entenda inglês. Ele fala por sí.

E assista a esse também, mas é bom dizer para os desavisados que ele é falso. Apenas deixaram o vídeo em "slow". Apesar de falso, é hilário.

Mas este aqui é o campeão de todos. Bush diz mais ou menos assim para o repórter "você vai ficar com os óculos escuros? Não tem sol!". E o cara responde algo do tipo "uso óculos escuros porque sou cego"




.

EUA 1


Tem gente que se diverte com as campanhas políticas no Brasil. Especialmente o horário político para vereadores.

Isso porque não viram as bobagens que circulam pela internet americana a respeito da eleição presidencial.

Honestamente, dá pra levar a sério aquele povo? Nós é que somos Terceiro Mundo?

Dêem uma olhada neste "incrível" vídeo da Garota McCain.


.

JOAQUIM LIRA MAIA - DEM(PA)


O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou hoje (18) ao Supremo Tribunal Federal duas denúncias contra o deputado Joaquim Lira Maia (DEM-PA) e outras nove pessoas. Eles são acusados de se apropriarem de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), repassados à prefeitura de Santarém (PA).

A denúncia aponta a suspeita de que Lira Maia, quando prefeito do município paraense, teria aberto empresas fantasmas para poder participar de licitações da Secretaria de Educação e Desporto do município, entre 1998 e 2000.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, diz que há muitas provas no processo que confirmam as acusações, como a não-existência das empresas Milserv Serviços e Representações, Amazonas Maciel & Souza e U.M. Engenharia Construção e Comércio, que deveriam prestar serviços com recursos do Fundef, como a construção de escolas.

A auditoria da Receita Federal constatou que 82% dos valores repassados via Fundef ao município (a análise foi de 98% do dinheiro) foram direcionados a pagamentos alheios ao objetivo da verba - a irregularidade equivale a R$ 15,15 milhões.

O processo será relatado pelo ministro Carlos Ayres Britto.
---
enviado via e-mail por João de S. Andrade


fonte: Procuradoria Geral da República


.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

CARLOS SAMPAIO E OS CARTÕES CORPORATIVOS

De Miguel do Rosário em seu Blog Óleo do Diabo:

"Carlos Sampaio, deputado federal pelo PSDB/SP, liderava as ações para criar a já famosa CPI da Tapioca, mas consta que Sampaio gastou muito mais que a Ministra Matilde Ribeiro no cartão corporativo, e seus gastos não têm nenhuma transparência.

Quer dizer, quando aparece que Matilde gastou com aluguel de carros, podemos ter certeza que ela de fato alugou um carro, porque está lá o nome da loja, a data, até o CNPJ da empresa. No caso de Sampaio, somente os gastos vultosos são publicados, sem detalhes, no site da Câmara.

As informações foram obtidas de um blog amigo, mas a fonte é o próprio site da Câmara.

Os gastos de Carlos Sampaio em seu gabinete: R$ 525.676,18 - bem mais do que Matilde Ribeiro.

Como foi gasto:

R$ 98.968,21 Aluguel de imóveis para escritório; despesas concernentes a eles.
R$ 419,56 Aquisição de material de expediente.
R$ 3.933,70 Aquisição ou locação de software; serviços postais; ass. publicações; TV a cabo ou similar; acesso à Internet; e locação de móveis e equipamentos.
R$ 4.449,82 Combustíveis e lubrificantes.
R$ 154.148,00 Combustíveis e lubrificantes. Tipo de equipamento: Veículos automotores
R$ 183.036,60 Consultorias, assessorias, pesquisas e trabalhos técnicos.
R$ 17.000,00 Divulgação da atividade parlamentar.
R$ 63.720,29 Locomoção, hospedagem e alimentação."
---
enviado via e-mail por João de S. Andrade


.

FALAR MAL DO LULA NÃO DÁ, MAS DO PT...



Bruno Pavan foi ótimo ao postar esse vídeo onde o PSDB paulistano tenta ripar a Marta e o PT, sem falar mal do Lula.

Afinal, quem é louco de dizer alguma coisa dele? Pois bem, o pessoal do "picolé de chuchu (de acordo com o José Simão)" se superou: "com o Lula tudo bem, mas o PT..."

fantástico...

Clique aqui para assistir a esta pérola do marketing político

Clique aqui para ir ao blog do Bruno


.

O ABRAÇO DE URSO EM JOBIIM


Respeito demais o jornalista Mino Carta, da revista Carta Capital. É uma cidadão lúcido, à frente de uma publicação honesta que critica quando tem que criticar e elogia quando é preciso.

Mas me permito discordar dele no artigo sobre Paulo Lacerda sendo elogiado por Lula, com portas abertas para voltar para a Abin. Disse Mino:

"É também o reconhecimento do erro cometido (por Lula) ao afastar precipitadamente o diretor da Abin e dar ouvidos a Jobim. Para o ministro soa como reprimenda, e sem sombra de dúvida atinge Gilmar Mendes. CartaCapital espera que Paulo Lacerda volte logo." - clique aqui pra ler o artigo todo.

Se me permite Mino, um homem da sua estatura não pode realmente ser ingênuo a ponto de imaginar que Lula afastou Lacerda por ter acreditado em Jobim, ou simplesmente se "render aos tubarões", fritando o diretor da Agência de Inteligência.

Lula o afastou em comum acordo. Disse "vai, porque daqui a pouco você volta, e volta fortalecido". Lula sabia tanto quanto Lacerda que as tais maletas da Abin não eram capazes de grampear os telefones como a grande imprensa divulgou. Mas deixou o jogo ser jogado. O Presidente sabia o final da história.

A mídia queria fazer um circo e quem saiu de palhaço foi o tucano Nelson Jobim (ex-Ministro da Justiça de FHC). Ele sim foi bobinho ao cair no canto da sereia do Gilmar Mendes e do Demóstenes Torres. Jobim aceitou o abraço-de-urso da Veja e da Istoé e vai pagar com as próprias costelas.

Ademais, gostem ou não gostem de Lula, não se iludam: se tem uma coisa que esse homem não é, é bobo!


.

A ABRIL E A REGINA DUARTE "COM MEDO"



Não dá pra resistir ao enunciado da revista Nova Escola da Abril (que pretende ensinar professores a darem aulas), falando sobre Machado de Assis:

“No ano dedicado ao nosso maior escritor, saiba como trabalhar seus clássicos textos literários com alunos a partir do 3º. ano”.

Notem que na visão dos Civita, os professores precisam ser doutrinados.

Tenho medo (como diria Regina Duarte *) do que a Abril pode querer ensinar às criancinhas...

* clique aqui para ver Regina Duarte com medo dos nazistas do PT em 1985
clique aqui pra ver a Regininha com medo do Lula em 2002.

Eu entendo a Regina, sabe? Trabalhar na Globo deve deixar a gente com a pulga atrás da orelha.


.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

OS DUAS CARAS DO BRASIL



Definitivamente não consigo entender por qual motivo alguns de nossos jornalistas são tão duas caras.

Esta manhã escuto alguém entrevistar o Luiz Carlos Mendonça de Barros. Ele estava defendendo a "estatização" do prejuízo pela quebradeira do Lehman Bros, e das empresas imobiliárias americanas.

Bem, a opinião de Mendonça é muito importante, realmente. E valiosa. Convém ler sua biografia à frente do BNDS pra saber porquê. Hoje ele acha bonita a estatização à americana. No passado, com exceção do PROER, não achou nada bonito tirar empresas brasileiras gigantescas da lama. Achou melhor vendê-las a preços baixos para seus amigos no exterior.

Bem, esses tais jornalistas que apoiam essa estatização do prejuízo pelo governo estadunidense são exatamente os mesmos que não defendem nenhum tipo de estatização aqui. Ou pelo menos, não defendem em quase nenhum caso.


Naturalmente há exceções porque ninguém é de ferro. E as exceções são algumas de suas empresas "queridinhas".

Coisa de compadres, se é que me entendem...


Ora, quem entende de macroeconomia sabe que o governo americano tá certo. Se não socializar o prejuízo, haverá muito mais prejuízo para todos.

Isso é sabido desde que o dinheiro foi inventado.

(pena que não se lembrem de socializar os lucros, também)

Mas minha birra não é com os americanos. É com os brasileiros que pensam que moram em Manhattan (Renato Machado, Mirian Leitão, et caterva), mas não moram. Querem porque querem transformar o Brasil nos EUA, sem os ônus de serem americanos. Quando vem a "responsa", correm de medo debaixo da saia de quem os pode proteger.

Ora, não é livre mercado? Se é livre mercado, que deixe quebrar. Ou só é livre para quando os outros estão indo buraco abaixo?

"Risco inerente ao negócio" diriam os juristas. Caros jornalistas. Risco inerente ao negócio. Leiam as entrelinhas...

Agora, se o governo deve intervir pra impedir uma Vale de ser surrupiada, porque não pode? Porque era mal administrada? Ah, tá... então a Vale tinha que vender. A Petrobrás tinha que vender.

Convém lembrar que quase virou Petrobrax nas mãos de FHC que queria até mudar o nome para ser atrativa mundialmente. Inacreditável como alguém pode ser tão vendido (literalmente).

Mas as empresas Lehman Bros, Fannie Mae e Freddie Mac tem que estatizar. Senão há "risco sistêmico"

Decidam-se caros colegas. Ou vão para um lado, ou para o outro. Não sejam tão vassalos que pega mal e tem gente que repara...





.

A CORRIDA AOS BANCOS NOS EUA



Convém ler o que o jornalista Mike Whitney escreveu sobre a crise nos EUA.:

Counterpunch , tradução livre do Azenha

O governo Bush vai enviar em futuro próximo, pelo correio, mais cheques de "estímulo" da economia. Não há outra saída. O Banco Central está num beco sem saída e não pode reduzir a taxa de juros por medo de que os preços da comida e da energia atingirão a estratosfera. Ao mesmo tempo, a economia está se retraindo mais rápido do que se pensava e não há sinal de recuperação. Isso torna os cheques de estímulo a única forma de dar gás na economia e manter os gastos do consumidor. Caso contrário a atividade dos negócios vai cair e a economia mergulhar.

Não há outra escolha.A barragem de más notícias está deixando as pessoas nervosas; é óbvia onde quer que você olhe. A maioria dos "faladores" da TV acabou com as previsões encorajadoras sobre o mercado de ações e ninguém mais elogia o "poder impressionante do mercado livre". Eles sabem que as coisas vão mal, bem mal. É por isso que as notícias de economia não mais são apresentadas como um extravagante filme de Bollywood, com mulheres ondulantes e música exótica. Agora parece flme de horror "B", no qual todo mundo está morto no final.Uma sensação de baixo astral penetrou nos estúdios de televisão como já havia penetrado nos pregões das bolsas e nas penthouses luxuosas do West End de Manhattan. É palpável. Essa mesma sensação invade como uma nuvem tóxica todas as vilas e cidades do país.

Todo mundo está cortando o não-essencial e tirando a gordura do orçamento familiar. Os dias de compras impulsivas no shopping acabaram. Assim como as grandes compras e as viagens para a Europa. A confiança do consumidor está em baixa histórica, a renda disponível é coisa do passado e os cartões de crédito estão no limite.Nos últimos três meses o crédito bancário encolheu mais rápido do que em qualquer outro período desde 1948. Os bancos não estão emprestando e os consumidores não estão pedindo; é uma combinação letal. Quando o crédito é reduzido, a economia falha, o desemprego aumenta e os índices de miséria disparam. É por isso que o governo Bush vai mandar mais cheques de estímulo queira ou não; ele está de costas contra a parede.Na sexta-feira, depois que os mercados fecharam, o FDIC fechou mais dois bancos, o First Heritage Bank e o First National Bank. Buuumm.

Duas semanas atrás os fiscais fizeram a intervenção no Indymac Bancorp depois de uma corrida de clientes. O FDIC agora opera como uma unidade paramilitar secreta, distribuindo suas tropas nos fins de semana para fazer o trabalho sujo longe dos olhos do público e em momentos que afetem menos o mercado. As razões são óbvias: só tem uma coisa que o governo odeia mais do que ver caixões com bandeiras americanas no noticiário noturno, e isso são as filas de gente impacientemente esperando para tirar o que sobrou de sua poupança em bancos falidos. Filas que mostram que o sistema quebrou.Corridas aos bancos são um choque na psique coletiva. Quando depositantes vêem a corrida a um banco eles se dão conta de que o dinheiro deles não está seguro. Quando a confiança some o problema se estende para todo o sistema. De repente os clientes passam a questionar tudo o que sempre deram como certo. Eles se tornam céticos em relação às instituições que, dias atrás, imaginavam sólidas como rochas.

Corridas bancárias são um golpe na fundação do sistema de livre mercado. Sem respostas, tremores podem se espalhar por toda a sociedade e provocar movimentos políticos violentos, até revolução. O público pode não entender o seu significado, mas todos em Washington estão prestando atenção. Levam isso a sério, muito a sério.Um artigo no San Francisco Business Times diz que o FDIC está preocupado com as notícias nos blogs da internet. Eles prefeririam manter as notícias sobre os problemas do sistema bancário fora do noticiário. Sheila Bair, presidente da Federal Deposit Insurance Corp., resumiu da seguinte forma depois da corrida ao Indymac:
"Os blogs estavam fora de controle. Temos em mente a cobertura da mídia e dos blogs no controle da desinformação. Tudo o que posso dizer é que continuaremos acompanhando. A desinformação do fim de semana alimentou o medo dos depositantes".


É uma ameaça? A cura para um sistema bancário falido é capital adequado e fiscalização prudente, não ameaças aos críticos imparciais do sistema. A comissária Blair aparentemente acredita que os blogueiros deveriam ser tratados da mesma forma que os jornalistas no Iraque, os quais, se saem fora do script do Pentágono de que "o aumento do número de tropas foi um grande triunfo", acabam sob ameaça de um M-16 em algum posto de vigilância perto de Baquba.Domingo passado o secretário do Tesouro Henry Paulson tentou reassegurar o público de que o sistema bancário está bem, já se preparando para mais problemas adiante:"Acho que serão meses de trabalho nesse caminho - claramente meses. Mas, de novo, é um sistema bancário seguro, uma sistema bancário firme. Nossos fiscais estão acompanhando. É uma situação gerenciável."

Paulson está errado; o sistema bancário não é firme, nem está bem capitalizado.Se a taxa de fechamento de bancos continuar no ritmo atual, até a metade de 2009 haverá restrições em saques. Aposte nisso.Então, enquanto o seu banco ainda tiver dinheiro para honrar os seus cheques, pode ter chegado a hora de pagar dívidas, de pagar adiantado os impostos trimestrais e as prestações da casa própria e pense em ter dinheiro fora dos bancos (ouro, moeda estrangeira), etc., antes que seu dinheiro fique inacessível ou evapore. Não pense que os seus investimentos fora dos bancos estão imunes a essa confusão. Por exemplo, fundos mútuos, nos quais os americanos têm 3 trilhões investidos, não são cobertos pelo seguro do FDIC. Recentes perdas em alguns desses fundos mútuos fizeram com que algumas companhias fossem obrigadas a tapar o buraco. Por exemplo, Legg Mason Inc. e a SunTrust Banks Inc. recentemente bombearam 1,4 bilhão de dólares em seus fundos. O Bank of America Corp. injetou 600 milhões.Quanto às suas contas de poupança e bancária, considere que você pode ter cinco contas diferentes no mesmo banco, mas que o FDIC segura apenas indivíduos, não cada conta, em até 100 mil dólares. Colocar o seu dinheiro em diferentes contas no mesmo banco não dá maior segurança aos seus depósitos.


.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

FHC e RICHA


FHC esteve em Curitiba apoiando a campanha do tucano Beto Richa. Richa como se sabe, não pretende usar tal imagem em seu programa porque desconfia que isso pode representar uma situação constrangedora e perigosa para sua tranquila reeleição.



.

TERCEIRO MANDATO



Antes de ir direto ao assunto, quero deixar claro que não sou a favor de um terceiro mandato para nenhum presidente da República. Mas acho muito bacana ver como a imprensa mudou de lado rapidinho quando não é mais o queridinho dela, a concorrer.

Isso demonstra que sem dúvida nehuma, nossa imprensa é "livre", inclusive para mudar de opinião de tantos em tantos anos sobre a mesmíssima coisa.

Vejam o lúcido artigo de Guilherme Scalzilli no Le Monde Diplomatique Brasil


.

PRÉ-SAL, IMPRENSA E GENTE DECENTE



Estudo da Câmara defende nova estatal para explorar pré-sal.
(Vermelho)


"Um estudo realizado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados diz que o Brasil é o único país entre os maiores produtores de petróleo que ainda utiliza livres contratos de concessão, orientados para atrair investimentos. Em grande parte do mundo, a exploração em áreas como a do pré-sal é feita por meio de Contratos de Partilha de Produção. “Esses contratos transfeririam a propriedade do petróleo produzido à União”, alerta o trabalho que defende a aplicação dos recursos do pré-sal na erradicação da pobreza, ciência e tecnologia e educação.""

Pois é. Essa manchete na minha forma de ver, merece dois enfoques: O primeiro, que desfaz ( e tem que desfazer) a imagem de que todos os funcionários públicos, de carreira, do poder legislativo, executivo e judiciário são incompetentes e não dão bola para o país. Afinal, o estudo mencionado é supra partidário e feito pelo corpo técnico do órgão mais odiado da República, a Câmara dos Deputados. No meu cotidiano vejo gente com a maior competência, brasilidade e sentimento de justiça atuando nos três poderes.

O segundo enfoque é o da imprensa, como ela vê o pré-sal. Na data de 16 de setembro, de tardezinha, Boris Casoy e Joelmir Betting exortavam população e empresários (através do medo que tentam incutir) a forçar o Governo a partilhar o pré-sal com a iniciativa privada. Não se trata de deixar ou não a iniciativa privada executar tarefas, gerar empregos e ter lucros com o pré-sal. Se trata de ENTREGAR o pré-sal para os interesses alienígenas.

É isso que não podemos permitir, e que já foi feito diversas vezes em terras brasileiras.Como disse o leitor Marco Antonio Leite, o pessoal do entreguismo não tem pátria, portanto não se incomoda se o dinheiro vai pra fora. Mas você e eu temos pátria e por isso precisamos estar atentos às manobras espertas desse lobby.

Podemos sim, e devemos, chamar investidores para esta caminhada. Mas cada um tem que saber o seu lugar. O Brasil só será decente de verdade, quando tivermos educação e saúde para todos. E esta é uma oportunidade de ouro.

O pré-sal é um "superávit", é um bônus que encontramos no meio do jogo. Vamos usar isso ao nosso favor.

Eu como brasileiro, aceito dividir. Mas não aceito entregar. O dinheiro gerado no Brasil por recursos brasileiros deve ficar no país e ser empregado em favor de nosso povo. Empregado em favor de quem precisa e não simplesmente destinado a pessoas que sequer tem mais o que fazer com tanto dinheiro.


.

domingo, 14 de setembro de 2008

KAMEL E OS ELETRODOMÉSTICOS

.

Não que valha a pena contradizer uma bobagem que o sr. Ali Kamel  (o todo-poderoso do Jornal Nacional) diga. De verdade, não vale. Você gasta saliva, gasta seu tempo, energia elétrica do computador ligado à tomada, "gasta ar" enquanto respira pensando nestas tolices e além de tudo se irrita, mas vamos lá.

Vejamos uma hipotética indignação de um neo-nazi, espectador do Jornal Nacional e leitor da Veja:

"Oh, meu Deus! Os pobres estão comprando eletrodomésticos com o Bolsa Família! Que absurdo, já, não é mais para matar a fome, agora além de tudo, querem ter coisas em casa?


Agora o pobre tem um DVD em casa? Imagine que o pobre vai comprar um LCD de 42 polegadas em 12 vezes sem juros? Ou quiçá, em 60 vezes com juros!? Ora, gente... pobre tem que ser pobre. Se ele não for pobre, como é que eu vou botar banca? Onde está aquela lógica antiga de que pobre só servia pra limpar minha casa, abrir minha porta e ter dor de dente?

Vá lá que no começo do século XX os EUA fizeram o seu bolsa família, a Europa fez. O Japão do pós-guerra fez. Mas isso não importa. Afinal, se eles não tivessem feito isso, como é que eu poderia visitar os maravilhosos cafés franceses, discutir cultura, falar de arte com um bando de ignorantes desdentados?

Bem, ELES não poderiam ser todos miseráveis senão nas minhas férias em viagem, como é que eu ia falar de vinho, da boa culinária...

Agora, fala sério, é um absurdo quererem fazer isso no Brasil. O pobre brasileiro, eu não aceito! Ele TEM QUE SER MEU VASSALO.

E se isso continuar, eu prometo que vou para as ruas, bater panela, tirar o presidente corrupto! O status quo não pode mudar. Que sandice querer reservar metade das vagas das universidades públicas para oriundos de escola pública. Que sandice fazer uma cota. Isso é racismo ao contrário! Que doideira deixar a reserva indígena para os índios...

"Merd" diria eu se fosse francês, se soubesse de verdade falar outra língua além de umas poucas sílabas mal pronunciadas...Merd de Brasil! Como é que agora eu vou me sentir especial?"
-----------

Na opinião deste escriba, Ali Kamel e toda a sorte de gente que pensa como ele, estão a poucos minutos de vestir a suástica. Estão mostrando sua cara de uma vez por todas.

E apenas para o caso de os neonazi terem algum interesse em economia, quando o bolsa família terminar, os benefícios não cessam, não. Quando ele terminar, é porque já haverá emprego suficiente e a economia girará sozinha. Emprego decente não se cria da noite para o dia, por decreto. Como já falei, o New Deal já fez a mesma coisa. Emprego decente se cria primeiro, distribuindo dinheiro, renda e possibilidades. O capitalismo bem aplicado se encarrega do resto...


Básico assim!



Clique aqui para ver o que o serviçal da Veja dizendo que tudo o que Lula faz é errado.
Clique aqui para ver Serra mentindo na cara dura.
Clique aqui para ver a "nova" do sapiente Noblat.
Clique aqui para saber que o que Boris Casoy fez com os garís, é crime previsto no Código Penal.
Clique aqui para ver porque um pedaço da imprensa precisa que sejamos sempre de terceiro mundo.
Clique aqui para ver sobre o Bolsa Família e a tal "esmola".
Clique aqui para saber por qual razão sobram vagas no Bolsa Família.
Clique aqui para ver porque na Europa as coisas são diferentes e os ricos querem pagar mais impostos.
.

LACERDA EM BH



"A ex-empresa do candidato apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT) teria um débito já inserido na dívida ativa e calculado em R$ 1,5 milhão (valores atuais). Ele estaria sendo cobrado desde 2005 pela Fazenda Pública de Belo Horizonte, segundo Jô Moraes revelou em seu discurso."

Bem, estes são fatos.

Além do mais, tenho a dizer que de fato, qualquer máquina pública tem muito poder no Brasil e fora dele. Lacerda entrou na disputa praticamente como um zé ninguém. Aécio e Pimentel fizeram das suas. Marcio agora pontua e muuuito bem.

Leia o texto do Vermelho.


.

sábado, 13 de setembro de 2008

COMO VOTAM OS QUE NÃO LIGAM PRA VOCÊ

.
Clique na imagem para ampliar




.

VEJA isso



Não adianta. A revista Veja realmente é uma porcaria. Repleta de ideologia, não consegue passar duas linhas sem desfiar seu veneno. Fico imaginando como deve ser a redação deste veículozinho medíocre. A lavagem cerebral deve ser formidável porque até parece que é uma mesma pessoa que redige todas as matérias, tamanha é a sancide anti-esquerda.

Pois bem, caiu em minhas mãos o exemplar dos 40 anos da revista. Dei uma passada rápida de olhos para novamente me desapontar. Até nas paginas onde reproduz as capas destes 40 anos Veja não consegue se conter. Como ela nem sempre foi uma revista facista, tratou de reconsiderar agora seu há muito tempo perdido período de bom senso. Nas capas com manchetes políticas, tratou de reescrever seus dizeres com subtítulos mais condizentes com a nova roupagem raivosa da revista.

Assim, manchetes como a que no original era "O grande duelo no mundo comunista", Veja reescreveu como sendo "Trincas no império do mal".

Que dó eu tenho de uma família de classe média que tem nesta revista e no Jornal Nacional, suas fontes primárias de informação!



.

DEMÓSTENES E A VELHA POLÍTICA


.
Fantástica a propaganda de Demóstenes Torres, com seu personagem, o Demostinho, no momento eleitoral. Se apenas ouvir a música, nem se dará conta que é alguém do DEM falando, o partido do Arruda pilantrasso, ex-vice de Serra, do ACM e tantos outros ilustrados da política nacional.

Esta é a tática da dialética, esta incrível arma que a direita brasileira não tem nenhuma vergonha em usar. Mas que convenhamos, não tem adiantado muito.
.



.
Clique aqui para rir mais e ver o colega de partido de Demostinho, falando asneiras sobre lua e plutão.
Clique aqui para ver que Suplicy novamente virou o bobo da corte.
Clique aqui para ver que Tasso para vice de Serra, é só balão de ensaio.
Clique aqui para ver que para um setor da mídia, Eua e Cuba não se acertam por culpa do Lula.
Clique aqui para ver o desespero do Estadão para dizer que Dilma não está empatada.
Clique aqui para ver Petkovic defendendo o socialismo e deixando Ana Maria Braga com cara de planta. 
Clique aqui para ver sobre a cassação de Kassab.
Clique aqui para ver o tolo Estadão falando para a meia dúzia de assinantes que tem.
Clique aqui para ver que o Globo acha que é melhor o país parar de crescer.
Clique aqui para ver que nem Serra defende FHC.
Clique aqui para ver o tapa de luvas em "nazy" Casoy. Dilma samba com garí no carnaval.
Clique aqui para ver o "sucesso" de José (quem?) Serra no carnaval do nordeste.
Clique aqui para ver Serra e ACM Neto de mãos dadas em Salvador.
Clique aqui para ver algumas diferenças entre a imprensa brasileira e a de fora.
Clique aqui para ver o carnaval feito pelo Globo porque faltou ar-condicionado.
Clique aqui para ver que Serra firmou acordo com videntes quando era Prefeito.
Clique aqui para ver que a Folha também tenta criar um clima inexistente.
Clique aqui para ver outro chilique de outro global sobre este bando de pobres que consomem.
Clique aqui para ver que o Brasil é só das elites.
Clique aqui para ver que na Alemanha é diferente. Rico quer pagar imposto.
Clique aqui para ler sobre o patê de foie gras, adorado por FHC.
.