quinta-feira, 30 de julho de 2009

OBAMA E A CERVEJA

.

.
Ou Obama é um tolo ou a imprensa nos EUA não quer derrubá-lo. Talvez o tratem com o respeito que merece um presidente da república.

Nesta foto, ele e o vice, Joe Biden tomam cerveja nos jardins da Casa Branca com um professor e um policial envolvidos em uma polêmica (leia aqui).

Por muito menos do que isso, Lula foi chamado de alcóolatra pelo imbecil Diogo Mainardi e pelo neonazista Larry Hotter. O Presidente, que havia sido fotografado com um caneco de chopp na mão em uma Oktoberfest enfrentou muita encheção de saco por causa disso. E olha que ele estava em uma visita oficial a uma das festas mais tradiconais do Brasil. O que ele deveria tomar, Coca-Cola?

Mas óbvio, a mídia do Brasil não pensa assim. Não pensa assim agora, que Lula é o Presidente porque antes a história era outra. Ela não falava nada quando FHC entornava seus goles de uísque e de vinho, sempre importados, claro, como convém a alguém que não tem o menor apreço pelo nacionalismo. Não que o uísque nacional preste. Ele realmente não presta, mas nas recepções oficiais do Governo brasileiro, ele servia aos convivas somente bebida vinda de fora.

Mas a qualidade da nossa cachaça, bebida típica nacional, nada deixa a dever aos grandes scotchs. Quem entende, sabe.

Agora, experimente ir até a Casa Branca para ver se Obama lhe servirá uma cerveja européia ou mesmo um uísque escocês. É capaz de não servir nem Budweiser, já que a dona da fábrica não é mais uma empresa estadunidense.

Obama que se cuide. Se fosse aqui, já estaria na mira do gol.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

PSDB E A MÍDIA DÓCIL

.
Não é que não se devesse entrar com uma representação contra Sarney (veja). Sabemos que ele não é exatamente uma flor.

Mas o que me deixa estupefato é a fabulosa cara-de-pau de Arthur Virgílio ao fazer carnaval sobre isso. Ele se esquece (e a imprensa dócil ao PSDB não faz questão de lembrar) que recebeu facinho os 700 mil reais para fazer o tratamento de saúde da mãe, que pegou a grana do Agaciel Maia para passear em Paris e que manteve um contratado seu "estudando" com o dinheiro público na Cidade Luz européia.

Se esquecem e a imprensa não faz esforço pra lembrar que a Fundação Sarney recebeu "n" vezes MENOS dinheiro da Petrobrás do que o Instituto FHC para não fazer, virtualmente, nada.

Se esquecem enfim, de tudo. Daí batemos sempre na mesma tecla. Para a imprensa, só um tipo de político é corrupto, o do PT e os que apóiam o PT. O resto pode fazer o que quiser que no máximo, uma notinha no pé de página será dada.

CPI? Esqueça. Não precisa se preocupar porque elas nunca se concretizam quando o assunto é o desvio de dinheiro feito pelos tucanos.

É a tal da democracia da mídia brasileira. De "rabo preso com o leitor". Ô se tá!

.

CIRO: PRA IMPRENSA SÓ UM PARTIDO É CORRUPTO

.
Do site do Azenha:

"Ciro Gomes, em entrevista a Sócrates:

A mídia brasileira, nós devemos muito a ela. Nós, democratas, porque ela sofreu muito para nos devolver a democracia, também. Então eu respeito muito e eu sei que sem mídia, sem imprensa, não tem democracia representativa. Vamos mantê-la e vamos aguentar...

Sócrates: É jovem, também...

Ciro: Também é jovem. Dito isso é preciso dizer: conservadora, partidária, facciosa e nepotista. Os caras me odeiam, mas é verdade. Cinco famílias são donas dos órgãos de comunicação ditos nacionais. Quase todos concentrados em São Paulo e um pouquinho no Rio.

Sócrates: De alguma forma comandam várias vertentes da nação...

Ciro: Não chegam a comandar, mas criam essa tensão permanente da novelização do escândalo, mas é sempre de um lado só, sempre para um lado só. Vou dar uma informação para os paulistas: o quilômetro do Rodoanel, meu companheiro deputado [federal do Pará] Giovanni Queiroz trouxe um relatório... está custando 50 milhões de reais, até 50 milhões por um quilômetro. Quem tem o mínimo de experiência sabe que é muito estranho. Ninguem toca no assunto, ninguem toca no assunto. Aí os 50 milhões... toda a história do mensalão, do Delúbio... foram 50 milhões, é o valor de um quilômetro de estrada do Rodoanel. Não é que o Delúbio possa fazer algo errado, a coisa não pode ficar pendida só para o mal feito de um lado. É preciso esclarecer a população do mal feito de todo mundo e entender que isso é de pessoas. O PT é um partido decente, o PSDB é um partido decente, agora tem PSDB pilantra e eventualmente tem petista pilantra."

Pois é, ninguém fala destes "outros" escândalos. Parece que só tem um partido corrupto no Brasil.

.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

PESQUISAS FALSAS, FORJADAS

.
Do site do PHA, com conteúdo do Cidadania.com:

"O Conversa Afiada adverte os amigos navegantes com o comentário da

Vera Borda em 25/julho/2009 as 14:33

Fonte de Edu Guimarães no jornal Folha de São Paulo informou que está sendo preparada pesquisa forjada mostrando queda da popularidade de Lula e de Dilma por causa da defesa do Sarney. A coisa foi decidida numa reunião na casa de FHC com a participação de Octavio Frias, Civita, Serra e um emissário da Globo."

Bem, fabricar pesquisa falsa não é exatamente novidade no Brasil. Especialmente se for pra favorecer um certo mesmo grupo político que coloca (quando está no poder) caminhões de dinheiro em alguns veículos muito específicos de nossa imprensa.

E quando não está no poder, portanto, é preciso ser recondizido. Senão, quem vai viabilizar a tonelada de cifrões que os jornalões e as TVs ganham com essa gente? O consumidor? O anunciante? Necas.

.

domingo, 26 de julho de 2009

SOBRAM VAGAS PARA O BOLSA FAMÍLIA

.
Na Chuíça brasileira (os níveis de crescimento da China e a qualidade de vida da Suiça - pelo menos é o que a Folha e o Estadão dizem), sobram vagas para o Bolsa Família. Veja aqui no Yahoo Notícias.

Curioso é ver que lá tem tanto (aliás, tem mais) pobres do que nos outros lugares do país.

Será que sobram vagas para o Bolsa Família porque o prefeito Kassab em parceria com seu colega Nosferatu não cadastram as pessoas simplesmente para não render um voto a mais para Dilma no próximo pleito?

Lembramos que as prefeituras são as responsáveis pelo arrebanhamento da população.

Naturalmente nem aí para o cidadão que passa fome.

E nem aí para a economia também, já que um consumidor a mais significa outro emprego para alguém que produz. E mais gente produzindo é mais grana na economia.

Ou seja, mais grana no SEU bolso.

Claro que Nosferatu não liga.

.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O PATO E O CHACHORRO

.
Como hoje é sexta-feira, dia de relaxar, aí vai um post de um vídeo muito bacana mostrando a amizade de um patinho e um cachorrinho.

Pra não entrar na questão filosófica do cotidiano da nossa sociedade racista e classista, apenas digo que é possível aos diferentes serem próximos.

Mas claro, para o Estadão isso não é verdade. Nem para a Folha ou para o Ali Kamel.

Ainda bem que cada vez mais, eles falam para cada vez menos gente em seus veículos de impensa inúteis.



.

SIMON, BUARQUE E HH

.
A mídia nacional de quando em quando, se presta a cooptar novos "heróis" da ética na política. Toda hora nasce um, e morre logo em seguida. Foi assim com Fernando Gabeira, eleito pela Veja como o paladino da moralidade, foi assim com Jefferson Perez, eleito pela Globo (no caso, Perez realmente "morreu"), esta sendo assim com Cristóvam Buarque, que quando era Ministro da Educação não conseguiu emplacar qualquer coisa de significativa e depois saiu atirando, querendo justificar sua inoperância. E também é assim com o já antigo, Pedro Simon.

Buarque volta e meia aporta na mídia que lhe dá sempre ouvidos (memória curta, mas a mesma mídia não lhe escutava quando ele era do PT. Curioso, isso). Buarque é do semi-baixo clero do Congresso Nacional. Não faz nada de muito útil e volta e meia precisa de um factóide para que seja lembrado e por consequência, seja votado no próximo pleito.

Heloisa Helena seguiu pelo mesmo caminho. Quando era oposição, adorava atacar o PSDB e o PFL. Quando o PT assumiu a Presidência, temerosa de ser vitrine ao invés de se pedra, pulou rapidamente para o outro lado, votando contumazmente ao lado de seus antigos inimigos e contra seus antigos aliados.

E olha que HH sistematicamente chamava o pessoal do hoje "demo" e os tucanos, praticamente de anticristos.

Depois tem a coragem de falar em ética na política. Buarque faz a mesmíssima coisa.

E então nos debruçamos sobre Pedro Simon, que se embebedou nas turvas águas em que se banha a sereia midiática. Realmente deve achar que é um cidadão acima de qualquer suspeita. Também tem sua coisa curiosa. Ele tagarela o tempo todo no caso Sarney, mas fica de boca fechadíssima no caso Yeda Crusius, que está arrombando seu domicilio eleitoral, o Rio Grande do Sul.

Simon faz parte da bancada que apóia Yeda, mesmo com a popularidade dela lá embaixo. Quando é perguntado, desconversa. Aliás, não que a imprensa "grande" pergunte alguma cosia. Todos sabemos de que lado ela está, notadamente a RBS da Rede Globo.

Simon fica quietinho quando se fala na corrupção gaúcha, escancarada de Yeda e de seu PSDB.

Vejo nele a mesma picada de que são vítimas a maioria dos políticos brasileiros. O mosquito da incongruência deve, nesses todos senhores de reputação ilibada, ter pousado. Eles não falam mais coisa com coisa e usam cotidianamente os dois pesos e as duas medidas.

A corrupção dos aliados não importa. A dos inimigos a gente mostra. E a mídia claro, faz coro.

.

OS MÍSSEIS DE ISRAEL

.
Esta noticia do Wall Street Journal fala do cancelamento do lançamento de mísseis feitos em parceria de Israel com os EUA. Tem um monte de trololó (como diz o Hortelino Troca Letras) mas naturalmente sempre menciona a eterna desculpa da "defesa" contra um possível ataque do Irã.

Ladainha, naturalmente. Afinal, não consta que o Irã ou qualquer outro país do mundo, exceto o do Tio Sam, já tenha lançado alguma arma nuclear sobre quem quer que fosse.

Mas óbvio, os EUA e Israel "podem" fazer isso afinal, todos sabemos, eles estão do lado do bem.

O que me causa estranheza é tentar achar a lógica nessa história. A Coréia do Norte, com seu maluqinho de plantão, também faz testes com mísseis usando o argumento de que está apenas se defendendo, se preparando contra um possível ataque dos EUA, do Japão ou tantos outros.

Nessa história eu fico pensando. Ou os dois lados estão mentindo, ou todo mundo tem o direito de se defender. E em um mundo ideal onde todos têm o direito à defesa, porque ninguém pode ter armas nucleares, só os EUA e seus apadrinhados?

O dado concreto é que a indústria armamentista gera zilhões de dólares aos maiores fabricantes do planeta. Nesta lista, incluídos os EUA e Israel. Ninguém vai largar este osso. E você vai cansar de ver notícias manipuladas como estas.

.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

RADIO MUNDO REAL: CAE LA MASCARA

.
Cae la máscara

Golpistas de Honduras confirman que el régimen de facto es un ataque al modelo del ALBA.

Desde que se produjo el golpe de Estado el 28 de junio en Honduras, tanto el presidente derrocado de ese país, Manuel Zelaya, como los mandatarios de Ecuador, Bolivia y Venezuela, han advertido que lo que sucede en territorio hondureño trasciende sus fronteras, ya que podría tratarse del primer intento de atentar contra los gobiernos que han tomado caminos más progresistas en América Latina."

Clique aqui para ouvir a Radio Mundo Real, que os grupos grandes de mídia não gostam de reproduzir e que o atormentado colunista da BandNews se nega a reconhecer.

A máscara caiu, já que ficou claro (só nossa mídia e o DEM não tinham visto) que o que não se suporta em Honduras, é que um governo de esquerda possa subir ao poder, e por lá permanecer.

Este golpe de estado tem todos as características dos outros ocorridos na América Latina. Uma pseudo elite branca, enojada e assassina que faz o que seja preciso para manter seus privilégios intactos.

.

terça-feira, 21 de julho de 2009

DEMÉTRIO MAGNOLI


.

As vezes eu fico pensando o que leva as pessoas a dizerem certas coisas. No caso do sociólogo Demétrio Magnoli, colunista da BandNews FM e da rede Bandeirantes, eu definitivamente, não consegui entender quais são as razões de ele dizer aquilo (que na MINHA opinião, bem entendido), não passa de um monte de bobagens.

Em primeiro lugar, ao falar nesta terça-feira, 21 de julho, sobre o golpe de Honduras, me assustei ouvindo um comentário absolutamente ideologizado, cheio de ódio contra Hugo Chávez e, literalmene, dizendo que a culpa do golpe hondurenho é do presidente deposto, Manuel Zelaya. Magnoli disse textualmente que Zelaya quer ver sangue nas ruas, porque assim, pode conseguir uma via para voltar ao poder.

Parece que se esqueceu que Zelaya foi deposto de seu cargo em um golpe de estado.

Também durante seu comentário, tratou todas as vezes de Micheletti como presidente "de fato" e de Zelaya de "ex-presidente". Ora, para qualquer pessoa minimamente informada juridicamente, em bases internacionais democráticas, sabe que Zelaya não é "ex" e sim, o único mandatário daquele país. O golpista é que está no lugar errado.

Fez afirmações tolas dizendo que Chávez precisa de Zelaya no poder, porque obrigatoriamente nas próximas eleições hondurenhas, já que não é permitida a reeleição, o partido de oposição assumirá o poder. Pelo que o sociólogo deu a entender, Honduras era o único país governado por alguém de esquerda nas Américas

Ora, estranho. A reeleição não é permitida, mas o que impede Zelaya de fazer o sucessor?

E mais, se Zelaya foi deposto porque queria um plebiscito sobre a possibilidade de reeleição, é porque minimamente acreditava na hipótese de ser reconduzido ao cargo. Em outras palavras, ele achava que minimamente teria votos para isso. Aliás, um plebiscito é uma medida substancialmente democrática já que no Brasil por exemplo, foi amplamente divulgado na época, que a emenda da reeleição foi COMPRADA ao peso de 200 mil dólares por congressista.

Então, como afirmar que Chávez precisa da volta de Zelaya porque este não conseguiria se reeleger nem fazer o sucessor? Estranha a visão do sociólogo. Para ele, obrigatoriamente, a oposição assumiria o poder no próximo pleito. Se esquece do fator povo. Igual a famosa frase de Zélia Cardoso de Mello. "o povo é um mero detalhe".

O resumo da ópera é que está cada vez mais difícil ouvir tantas tonterías na nossa chamada "grande" imprensa. Ainda se ao menos dessem o mesmo espaço para alguém de bom senso contrabalancear o entulhado de bobagens.

Mas claro, isso não acontecerá. Talvez nem em mil anos. Nossa imprensa é mentirosa e vinculada a somente um lado desta moeda. Não perca seu tempo procurando isenção.

Nem que para isso, ela precise defender golpistas e ditadores. O Estadão e a Folha sabem bem o que é isso.

A imprensa tem muitas caras. Nenhuma delas está do lado do cidadão comum.

Clique aqui para ver o perfil deste ilustrado senhor. Você não se surpreenderá em nada ao ler que ele também é colunista do Estadão e do Globo.

E, last but not least, é bom lembrar que Magnolli também está sendo promovido ao posto de novo Ali Kamel brasileiro. Suas "discussões" e "workshops" promovidos pela empresa onde trabalha doem na alma por seu conteúdo absurdamente racista. Racista por dizer que no Brasil não existe racismo.

Claro que não existe. Vivemos no paraíso onde é a mais pura coincidência os negros serem a camada mais pobre entre todos os pobres do Brasil. É coincidência o dado de que há apenas alguns anos na Bahia, um estado com a população 80% negra, havia somente 2% de seus representantes na universidade.

Para ele, mal intencionado que é (e tantos outros brasileiros bem intencionados, mas desconhecedores da realidade social) as cotas é que promovem o racismo. E não o contrário. Não é difícil reconhecer, foi o racismo que nos obrigou a estabelecer as cotas.

Eu diria sem medo de errar. Este senhor é um coitado. Fica falando para seus iguais. Platéia de meia dúzia, que cada vez, fica menor.

Dá até a impressão que a imprensa, toda ela, só tem gente assim. Racista e classista.

"Heil Hitler!'


Clique aqui para saber quem é UM dos outros Mussolinis da mídia brasileira.
Clique aqui para saber que este "outro" Mussolini comeateu no ar um crime tipificado no Código Penal.
.

domingo, 19 de julho de 2009

CRONKITE E A ESCOLA TUCANA

.
Morreu o jornalista americano Walter Cronkite aos 92 anos no dia 17 de julho. Ele chegou a ser conhecido como o "homem mais confiável da América". Seus modos e sua reputação foram seguidos por milhares de pessoas, notadamente tantos estudantes de jornalismo ao redor do mundo. Não é exagero dizer que chegou a fazer escola inclusive no Brasil.

O detalhe é que Walter, como a maioria grosseira da mídia estadunidense não era assim tão isento como adorava se entitular, e como, infelizmente era encarado pela população. Havia uma confiança depositada alí nos veículos de comunicação, que de maneira desafortunada, era vilipendiada sorrateiramente por estes senhores. Cronkite, como o resto da mídia, dava as notícias (a despeito de sua credibilidade) de modo que ela ficasse sempre de acordo com o que pregava o stablishment, e o american way of life. Se os fatos estivessem de acordo com a ditadura de pensamento reinante na América, ótimo. Se a verdade verdadeira não coincidisse com esses pragmatismos, se modificavam os fatos e que se dane a isenção necessária ao bom jornalismo.

Havia e ainda há, tanto lá como cá, um pavor de promover a investigação sobre determinadas verdades prontas. Uma delas é a paúra do comunismo. Como se cansou de falar neste blog, comunismo e capitalismo são sistemas econômicos. Nada tem que ver com democracia e ditadura. Houve ditaduras comunistas? Claro. Mas também houve o mesmo tanto de ditaduras capitalistas. Basta olhar a América Latina dos anos 60 a 80 para ver. Nenhuma única era comunista. Eram todas inclusive apoiadas pela meca da "democracia", os Estados Unidos.

Esta semana mesmo, ao falarem do bufão que preside a Coréia do Norte, com seus testes nucleares sem sentido, tive que ouvir na BandNews algo assim "O regime comunista de Pyongyang blá blá blá". Ora, se aquele cara é um doente mental sem dúvida o mundo deveria se preocupar, mas eu queria saber o que isso tem a ver com o regime comunista, um regime econômico. Bush não era vermelho, bem sabemos. E basta olhar seus estragos pelo mundo para concluir se ele não deveria ter sido tirado de circulação por alguém de bom senso, especialmente por seus eleitores. Mesmo assim, eu jamais ouvi a BandNews e o trololó de Boris Casoy, falarem do tal "regime capitalista de Washington".

É uma das verdades prontas que a imprensa jamais vai questionar. E não vai por um único motivo. Aliás, dois motivos. O primeiro é porque seus donos não querem finalmente deixar que o povo entenda que alhos nada tem a ver com bugalhos. Afinal, isso lhes custaria muito caro. E o segundo motivo é que boa parte de nossos ilustrados noticiadores, também nunca chegaram a esta brilhante conclusão. Jamais se permitiram (nem permitirão) pensar um pouco além e perceber que eles mesmos sempre foram uma bela e insossa massinha de manobra de certos grupos econômicos.

Se o seu inglês estiver mais ou menos, assista o vídeo abaixo e note o cuidado com que Walter Cronkite fala sobre a repercussão soviética à morte de JFK. Em Moscou já diziam de cara que era impossível Kennedy ter sido assassinado por um aventureiro (Lee Harvey Oswald) e que aquilo era em verdade, obra dos racistas e conservadores do sul estadunidense, notadamente no estado do Texas (terra de qual ex-Presidente americano?). Estavam descontentes com Kennedy especialmente depois do desfecho nada satisfatório para a elite branca, da crise dos mísseis de 1962, onde JFK abriu as pernas e fez acordo com Krushev, outro liberal* moderado. Cronkite no vídeo, sempre faz questão de frisar que tudo aquilo ali que ele está falando, é uma mera reprodução do que provém do "regime comunista soviético". Um medo brutal de ser confundido com o texto que ele lia na tela.

Cronkite fez escola pregando o tal modo de vida americano, que no começo foi fenomenal mas em pouco tempo degringolou em 40 milhões de estadunidenses vivendo abaixo da linha da pobreza, e em políticos espalhando bombas e assassinatos pelo planeta afora. Escola esta que nossos fabulosos globais (e todos os outros das "4 grandes", com seus incríveis tentáculos na mídia radiofônica e escrita) seguiram a risca, especialmente quando personificados pelos intelectuais do Higienópolis e os tecnocratas da venda do patrimônio público brasileiro.

Uma tristeza que a mídia seja vassala deste jeito.



* Krushchov era liberal no sentido americano da palavra, que para nós, corresponde a ser de uma esquerda moderada. Não liberal no sentido tucano de governar, vendendo tudo a preço de banana e colocando pedágios a 17 reais.

.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

FORA SARNEY

.

.
O Fora "Arney" foi um ato estudantil em que, por algum motivo, o jovem com a camisa do "S" faltou ao protesto. Mas aer massa de manobra é uma tristeza. E tem uma coisa mais fácil de manipular do que estudante? Não sabe nada da vida, não tem malícia nem tirocínio. Daí, cai na mão da mídia voraz de nosso país e dá nisso.

Dois jovens esforçados desancaram este blog porque não concordam com minha visão de manipulação da mídia sobre as pessoas. Eles não entenderam, certamente porque eu não soube explicar, que por mais que o fora "Arney" fosse um símbolo para os outros tantos corruptos da casa, não é assim que funciona.

Política, meus jovens, é um pouco mais complexo do que isso. Por isso falei que eles não tem o tirocínio adequado ao caso.

Para dar outro exemplo da mídia que manipula, lembremos do "fora Collor". Certamente ainda há muita gente que acredita mesmo que o Caçador de Marajás saiu do governo por causa dos caras pintadas. E olha que eu era um deles, que matava aula com a pretensa e nobre missão de destituir um governante sabidamente corrupto.

Collor foi tirado do poder porque desagradou os caras errados. Sarney também. Por isso eu disse que até anteontem, "Arney" era o queridinho da mídia, reconhecido como um grande democrata. É que naquelas épocas ele apoiava os amigos de Don Corleone. Hoje está do outro lado.

Não tem nada a ver com a corrupção. Tem a ver com política. O lado muito sujo da política.

Não que Sarney devesse continuar. Mas este blog identifica que tem pelo menos outros 70 senadores que deveriam ter o mesmo destino. Especialmente um tal chamado Arthur Virgilio, que de repente passou a ser eleito pela Globo e pela Veja como o baluarte da honestidade. Você, que pagou um pedacinho do tratamento de 734 mil reais que a mãe dele recebeu pelos cofres do Senado, acha que ele tinha que ficar? E a grana que ele recebeu do Agaciel Maia enquanto estava passeando em Paris?

Mas a mídia curiosamente, escolheu só o "Arney".

Claro que estes estudantes estão fazendo o que está ao seu alcance. E estão sendo usados e manipulados exatamente nesta medida. E por qual razão digo isso? Pelo simples fato de que nenhum órgão de imprensa "grande" deu a repercussão que o manifesto destes meninos era para as outras dezenas de corruptos também. A mídia espalhou somente aquilo que a ela interessa. Queimar o "Arney".

O que deveriam ter feito os nobres manifestantes? Muitas outras coisas. Talvez usado camisetas diferentes, quem sabe falando do Sarney e do Virgílio, que não é menos corrupto. Quem sabe listando todos os salafrários de carteirinha que sabemos, pululam no Congresso.

Escolhendo justamente o que foi eleito pela mídia para ser o "cristo" da vez, nossos bravos colegas só conseguiram o restultado que a mídia tucana queria. No alvo. Queimaram ainda mais o "Arney" e pavimentaram a rua da impunidade para todos os outros.

Enquanto isso, Virgilio, Azeredo (que quer censurar a internet), Agripino e todo o resto de senhores de conduta ilibada, continuam se refestelando na teta pública. A mesma teta que eu e os corajosos estudantes, ajudamos a sustentar.

A fonte da foto é o site do Terra.

.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

OBAMA E O GOLPE DA CIA

.
Muito se fala sobre o golpe de estado em Honduras. Muito se lê a respeito, também. E claro, muito se deduz. Uns com certa razão, outros sem nenhuma.

Uma coisa que se pode deduzir sobre o golpe e o papel dos EUA nele, é de que Obama não lhe dá apoio. Ou seja, se dependesse dele, o gorila Micheletti iria da cadeira de presidente direito pra cela da penitenciária. Mas não depende de Obama, pois a CIA teve papel preponderante no episódio.

Ora, para os estudiosos das Américas dos últimos séculos, isso é papel passado. A CIA sempre esteve envolvida nos golpes. E ela funciona, como sabemos bem, como uma espécie de governo paralelo no que se refere às questões externas. Jimmy Carter sabia disso porque foi diversas vezes confrontado pelos poderosos da vida dupla estadunidense. É um pessoal que atua no submundo, nos corredores do Congresso e da Casa Branca. A questão é, se o Presidente concordar com o que a CIA está pretendendo, muito bem. Se não concordar, azar o dele, farão mesmo assim.

E ela é comandada pelos republicanos, em larga escala. Nos bastidores, notadamente. E pelos republicanos vestidos de democratas. Uma espécie de filiado ao psdb fazendo pose de PT. Mais ou menos como Delcidio Amaral, Heloisa Helena e em (muito) menor escala, Eduardo Suplicy. Posam de esquerdistas, mas cada um por seus motivos, flertam com a direita o tempo todo.

A CIA manda e desmanda nas verbas para a política externa nos Estados Unidos. Afinal, ela é a ponta de lança dos foreign affairs americanos. Foi através de suas atitudes terroristas ao longo das décadas, que os EUA se tornaram fortes no mundo todo. E na América Latina, especificamente, contribuiram de maneira bárbara para o poderio e o avanço das empresas do Tio Sam. Veja o exemplo da United Fruit que em seus bons tempos, assaltava todas as riquezas naturais de países como a mesma Honduras, El Salvador e Nicarágua para produzir e vender planeta afora em seus saborosos sucos e produtos de frutas. E o povo dessas nações, claro, ficavam à mingua. Famintos.

O estado americano cedia gentilmente seus homens e seu orçamento para os interesses das mega-corporações. Não importando se isso custaria dezenas de milhares de vidas inocentes nos países alvo.

E isso de fato, ocorreu. Basta dar uma olhada nos relatos da história.

O resumão desta ópera é que se Obama tivesse pulso, daria um soco na mesa e diria que quem manda na casa é ele. Mas se ele fizer algo assim, pode se considerar deposto ou assassinado. Exemplos não faltam por lá para ilustrar o poder do submundo norte-americano.

Então ao que tudo parece, ele continuará seguindo com seus planos para reerguer a política interna de seu país. Afinal, convenhamos, problemas ele já tem aos montes.
A própria escolha de Hillary Clinton para ser Secretária de Estado foi um "ok" para os falcões da América. Algo como "relaxem que nisso eu não mexo".

Assim sendo é difícil de se esperar que ele atue de maneira mais efusiva em relação ao golpe hondurenho. Aparentemente, estão esperando, promovendo "conversações" até que a coisa esfrie e saia do noticiário internacional. Daí, bábau.

E sem a pressão americana, Zelaya pelo jeito pode se considerar fora do poder para sempre.

.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

IHHHH FHC.

.
Claro que a tal "grande" imprensa não fala sobre este detalhe da vida pós mandatário de Don Corleone. Mas a blogsfera trouxe. Veja nos Amigos do Presidente Lula:

"O iFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso) conseguiu aprovação do Ministério da Cultura em 2004 (PRONAC n. 045808), para digitalizar o acervo do ex-presidente com incentivos fiscais da Lei Rounet (dinheiro público dos impostos).

Com isso captou R$ 5,7 milhões, em empresas que deixaram de pagar esse valor ao Imposto de Renda (legalmente), incluindo a SABESP.

O valor consumido já é quase 5 vezes maior do que usado pela Fundação José Sarney (PRONAC n. 052866) para fazer o mesmo trabalho.

O projeto de digitalização tem prazo para terminar em dezembro desse ano, tendo sido aprovada a captação desde dezembro de 2004.

O iFHC anuncia um futuro portal do acervo em construção, mas passados 4 anos e meio, a digitalização que encontra-se disponível do acervo de FHC na Internet é apenas 9 fotos (figura acima, no topo).

Repetindo: após 4 anos e meio, apenas 9 fotos digitalizadas estão disponíveis para consulta na Internet (até o momento desta nota).

Nesse meio tempo o dinheiro do iFHC andou circulando pelo Fundo Opportunity de Daniel Dantas (leia nota anterior aqui).

O PRONAC n. 045808 do Ministério da Cultura aponta os Documentos Pendentes:

- Informar as metas a serem realizadas
- Informar as metas já realizadas
- Informar o nº de dias necessários para realização das metas

Após 4 anos e meio, sem nem mesmo informar metas A SEREM REALIZADAS, e com APENAS 9 FOTOS DIGITALIADAS na internet, o iFHC já pede nova verba de R$ 7 milhões, em novo projeto, para concluir o trabalho (PRONAC n. 091546).

O valor total chegará a R$ 12,7 milhões.

Conforme já demonstramos (nesta nota anterior aqui) o valor é 10 vezes maior do que o gasto pela Fundação José Sarney. "

Leia aqui.

.

domingo, 12 de julho de 2009

ESPERE SENTADO

.

.
Eu seria capaz de apostar a respeito desta notícia saída no UOL, do Grupo Folha, veículo oficial do PSDB no Brasil (leia aqui).

Afinal, para quem se lembra (não deve ser o caso dos jornalistas da Folha), o projeto de usar os prédios desocupados como moradia popular, foi de iniciativa de Marta Suplicy enquanto esteve na Prefeitura. Ela começou e o prefeito que veio a seguir, claro, não deu continuidade.

Então, alguém aí acredita mesmo que isso será levado até o fim?

.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O DIPLOMA DE SERRA

.
Perguntar não ofende já que existe um pavor da mídia brasileira em relação àqueles que não tem canudo universitário, para poderem ocupar cargos executivos de governo no Brasil.

Por qual universidade o "economista" José Serra é formado? Ele também fala que é professor? Por qual instituição?

Acho interessante que a Folha de S. Paulo (aquele jornal quem emprestava camburões para a ditadura militar transportar os torturados), nem toca no assunto.

.

PONTO G-8

.


E sobre esta foto, precisa dizer alguma coisa? Apenas que uma imagem pode realmente manipular situações. No entanto, Sarkosy aparentemente olhava mesmo a jovenzinha. Acompanhe no vídeo.



.
E como naturalmente, temos por aqui uma mídia apressadinha, veja como foi a cobertura da Globo News. Baseando-se apenas por ela, diríamos que Obama é um pedófilo incurável.




Ou seja, se julgassemos apenas pelas fotografias, diriamos que estes respeitáveis senhores estavam lá somente para uma boa diversão.



.

G14 E O INFARTO DE FHC

.
O encontro do G8 na Itália produziu coisas muito interessantes. A primeira delas, por ordem de acontecimento, foi Obama ter pedido ajuda a Lula, para que ele interviesse com o Presidente do Irã a respeito de armas nucleares. E isso por sí, já tem dois significados:

O primeiro, é que Obama sabe que não existem as tais armas, então agindo assim, diplomaticamente, ele dá uma satisfação ao público interno de seu país para não ser acusado de não fazer nada a respeito. Se fosse Arbusto (bush, em inglês), faria uma propaganda e um terrorismo para arrnjar um jeito de invadir o Irã.*

A segunda ramificação do pedido de Obama foi a entrada no setor de emergências do mais chique hospital de Higienópolis, do ex-Don Corleone do Brasil, Fernando H. Cardoso. Desta vez ele garantiu que se mataria porque não bastava o americano dizer que Lula era "o cara", ainda tinha que pedir ajuda à ele, colocando-o num patamar internacional jamais alcançado por nenhum presidente brasileiro, ou e todos os países dos continentes americanos (com exceção dos EUA, óbvio)?

A outra coisa interessante produzida pela cúpula, foi a conclusão de que o próprio G8 acabou. Ele não tem mais serventia porque agora, o clube passou a ser G14. Deste ato, temos também consequências:

A primeira é que o mundo passa a ter outro grau de governabilidade. Até porque, os países do tal G8 nem são asssim, mais tão ricos. Poder-se-ia trocar a sigla para E8, ou os oito mais endividados e estropiados.

E a segunda ramificação do G14 é que Don Corleone definitivamente passará desta para a melhor já que por azar, o líder dos países recém entrados no clube se chama Luiz Inácio e é conhecido pelas elites tupiniquins por ser um operário ignorante que não sabe falar diversos idiomas. Corleone se chateou quando leu estas palavras de Sarkosy acerca do ignorante Presidente brasileiro:

"Com o presidente Lula, manifestámos a nossa vontade de fazer evoluir o G8, não que o G8 tenha deixado de ser útil, mas claramente a representatividade do G8 não é suficiente» para responder aos grandes desafios, declarou Sarkozy durante uma conferência de imprensa, citado pelas agências internacionais (...). Existe um G8, um G5, um G6. Com Lula, propomos que o mais rápido possível juntemos os dois grupos num G14 (leia aqui na imprensa internacional porque a brasileira, claro, não falará nada)".

E a terceira coisa legal da cúpula é esta charge a respeito do outro Corleone, o Primeiro Ministro italiano Silvio Berlusconi. Diz a lenda que ele ficou bravo porque acha que estão de perseguição.



* Complementando a informação, Bush e seis lacaios também sabiam que não havia armas no Iraque. E foi justamente por isso que invadiram. O Irã pode até não ter as tais WMDs que tanto os republicanos propagandeiam, mas seguramente não é indefeso. E é por isso que a tal invasão do Irã nunca saiu do papel. Afinal, mais do que tudo, os EUA são um país covarde que jamais se envolveu em alguma guerra contra um país forte. Aliás, pensaram que seria um passeio no Vietnã e sabemos todos o resultado de sua arrogância. Fosse o contrário, porque nunca bombardearam a antiga URSS ou a Coréia do Norte?

.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

NEMYSLIS ZAPLATIS

.
Circulam na internet alguns e-mails com o vídeo postado abaixo (e outros), sob o título "comerciais que não passam no Brasil, mas deveriam".

Nestas peças publicitárias da República Tcheca, muito cruas, são mostradas as irresponsabilidades dos motoristas imprudentes. Seja porque bebem, consomem drogas, falam ao celular, ou simplesmente porque são desatentos e imprevidentes.

A indignação do título do e-mail, dizendo que deveriam passar por aqui também, tem procedência. E porque não temos propagandas como estas no Brasil, apesar de nosso trânsito ser um dos mais assassinos no mundo, tem explicação. E a explicação é simples. O Brasil ainda é, especialmente nas classes dominantes, um país hipócrita.

Não foram poucas as vezes em que ouvi de publicitários que não é bom fazer comerciais que chocam. Pois é. Se algo não choca, não cria a consciência, não desperta para o assunto.

Os criadores dos nossos comerciais preferem vestir branco e ir para a praia carioca fazer parte de algum movimento lindo, e inútil contra a violência urbana. E a violência, claro, só aumenta. Preferem fazer peças falando do "Bráulio" ao invés de mostrar pessoas definhando em hospitais por causa do sexo sem camisinha. Preferem dizer que tudo se resolve com a educação, enquanto se negam a concordar com a distribuição de vagas em faculdades públicas para alunos pobres.

É sempre mais fácil dizer que o governo é o culpado de tudo e que ninguém na sociedade tem responsabilidade mais com nada. Afinal, pagamos impostos. O curioso é que as verbas publicitárias dos ministérios estão entre as mais disputadas da mídia.

Em suma, querem tudo, desde que não se mude nada.

Veja este comercial. Depois, no YouTube, digite "nemyslis zaplatis" para localizar a série toda.




E para não ficar fora de sintonia com o que acontece no mundo, clique aqui para saber por qual motivo
nossa imprensa prefere que sejamos sempre de terceiro mundo.
.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

QUE DÓ

.

.
Os manuais da prática política de Maquiavel propunham um expediente interessante. Se a realidade não lhe favorece, fabrique uma outra.

E foi exatamente o que o ex-deputado estadual* paranaense Carli Filho fez. Depois de beber diversas garrafas de vinho em um caro restaurante de Curitiba e em seguida ocasionar o acidente automobilistico que matou dois jovens (consta que um deles teve a cabeça decepada), eis que o filho do prefeito da cidade de Guarapuava no Paraná, espalhou por sua cidade natal, outdoors onde agradece as "orações" que supostamente o povo do lugar, teria feito por ele.

Decerto é de se esperar que com a exceção da família de Carli e uns poucos amigos, ninguém esteja realmente compadecido de seu (alegado) sofrimento. Querem isso sim, é que ele veja o sol nascer quadrado, coisa que por estas paragens, vai ser difícil acontecer.

Deste modo como dizíamos, convém simular uma realidade. Faz de conta que existe realmente tal comoção. E aqueles de bom coração, quem sabe comecem a pensar "puxa, talvez o pobre deputado esteja sofrendo também, como a família dos garotos que ele matou".

É mais ou menos como fazem determinados vereadores por este Brasil afora, que penduram eles mesmos nos postes ou fincam em terrenos normalmente de sua propriedade ou de parentes, placas dizendo que os moradores da região "tal" o agradecem por esta ou aquela obra.

Afinal, se colar, colou, né?

A reportagem original está no jornal Gazeta do Povo.

* Ele naturalmente, renunciou antes de perder o mandato e ser considerado inelegível. Agindo como bonzinho, se tudo der certo, será candidato e conseguirá uma vaguinha no próximo pleito eleitoral.

Clique aqui para ler outras notícias.

.

terça-feira, 7 de julho de 2009

INFOGLOBO CONDENADA POR DIVULGAR MENTIRA

.
A Infoglobo Comunicações foi condenada ao pagamento de indenização no valor de R$ 15 mil, a título de dano moral, devido à veiculação de notícia inverídica. A decisão foi proferida, por maioria de votos, pelos desembargadores da Oitava Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

O delegado Paulo Roberto da Silva conta que foi dado como morto por notícia divulgada pelo jornal O Globo após troca de tiros com bandidos em Nilópolis. Segundo ele, mesmo depois de ter sido verificado o erro de reportagem, a empresa ré não publicou nenhuma nota retificando a informação.

A desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, revisora do processo, ressaltou que "com efeito, a divulgação do suposto assassinato do Apelante, em jornal de grande circulação, inequivocamente provocou aborrecimentos que superam os do cotidiano, estando, assim, configurado o dano moral".

Processo nº: 2009.001.06461

Fonte: TJRJ

Leia aqui a nota no informativo da Editora Magister.

.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

LULA, MAROLINHA

.
Logo no início da crise financeiro mundial, o Presidente Lula disse que teríamos por aqui uma "marolinha". Significava dizer que seríamos afetados, mas não da mesma forma que o resto do mundo. Notadamente os países ricos.

Houve carnaval em cima das declarações do Governo. O PFL (auto intitulado DEM) e o PSDB colocaram em seus programas televisivos uma chacota da situação. Como se fosse bom para o Brasil que o Presidente estivesse mentindo.

Chamaram Lula de irresponsável porque estava mentindo para a nação.

O que Lula queria, era não apavorar a população. Povo apavorado não compra. Daí sim, é que você tem uma crise.

Mas claro, sabemos muito bem de que lado está a oposição e a imprensa que tanto alardearam o tal armagedom. E não é do lado do povo.

A coisa foi tão feia que até o SBT de Silvio Santos (aquele que foi agraciado com um canal de TV pela ditadura militar) resolveu pagar um anúncio na revista Veja, o baluarte do golpismo nacional, para dizer que era necessário parar com a folia de falar que o mundo estava acabando. Naturalmente, Silvio e tantos outros setores sentiram na pele a irresponsabilidade da mídia e dos demo-tucanos.

Com medo da crise que a imprensa dizia que viria pra cá, todo mundo parou de anunciar. Sem anúncio, as tevês e os jornais não ganhavam mais tanto dinheiro. Sentiam saudades da época de FHC onde o poder público é quem distribuia dinheiro aos veículos de comunicação.

É que hoje não é mais bem assim em relação às verbas públicas de publicidade. Tanto que o jornal O Globo afirmou textualmente que o Governo central estava "comprando apoio" por ter ampliado em várias vezes o número de veículos que receberiam a MESMA quantidade de dinheiro despejado por Don Fernando a uns poucos gatos pingados. Ou seja, Lula diminuiu em muito a verba que os Marinho, os Frias, os Mesquita e alguns outros recebiam todo ano.

Isso os deixou possessos. Agora, se querem dinheiro, precisam correr atrás de anunciantes. A teta do governo diminuiu de tamanho.

O fato é que a tal marolinha dita por Lula se comprovou. Na data de hoje, lemos no UOL a seguinte notícia:

"Uma semana após o governo anunciar a prorrogação do IPI reduzido para a indústria automobilística, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou hoje uma melhoria de suas projeções de desempenho para 2009, que será o melhor ano da história, desde 1956, segundo a entidade."

Frisando. O melhor ano da HISTÓRIA. Quero que alguém me mostre algum outro país com o mesmo desempenho.

Assim, digo novamente. Não perca mais seu tempo lendo as mentiras e as bobagens que a mídia tradicional adora contar. Tem cada vez mais gente percebendo que esses donos da imprensa, estão lá só para satisfazer os seus próprios interesses. Nada mais.

.

domingo, 5 de julho de 2009

O BRASIL E OS BANCOS SUIÇOS

.
Enviado por João S. Andrade:

Berna (Suiça) - O banco suíço UBS parece aquelas maldições gregas pelas quais a desgraça chega. Seus dias estão praticamente contados mas vai levar na sua queda um país inteiro.
A vida tem suas ironias – faz uns dez anos, o desesperado diretor da empresa aérea Swissair telefonou para o antigo diretor do banco UBS pedindo a liberação do equivalente a 200 milhões de dólares para pagar o querosene dos aviões, caso contrário, por falta de dinheiro em caixa, seria obrigado a declarar a falência da empresa.
A Swissair era o orgulho dos suíços, seus aviões levavam o orgulho de um pequeno país rico para todo o mundo. Muita gente aplicava suas economias na empresa Swissair, cujas ações eram sinônimo de coisa segura e estável.
Mas será que um banco com os cofres abastecidos com dinheiro subtraído do mundo inteiro, seja pela evasão fiscal, seja pela transferência do dinheiro público de ditadores tem patriotismo ? O suíço, diretor do banco UBS, Marcel Ospel, que talvez tenha bandeirinha suíça no seu chalé como é de hábito, estava pouco ligando para o orgulho do seu povo e negou os 200 milhões.
A Swissair faliu e começou a série de desgraças, iniciada com a queda do Muro de Berlim. Sim, porque a fôrça da Suíça era ser neutra num mundo envolvido numa guerra fria, entre o capitalismo e o comunismo. Com a implosão da URSS, a Suíça perdeu sua utilidade e até os agentes secretos de Moscou e da CIA deixaram o país.
As maldições pronunciadas por seus próprios filhos Max Frisch, Durenmatt, Jean Ziegler iam se realizar uma a uma e a Suíça iria pagar seus pecados de soberba, de egoismo e de prepotência. E nessa descida ao inferno está sempre acompanhada daquele que foi seu primeiro e principal banco e que um dia desses deixará de existir – o UBS.
Veio, logo a seguir, a revelação de que os bancos suíços tinham se aproveitado do extermínio de judeus ricos, nos campos de concentração nazistas, para ficarem com suas contas bancárias, negando-se mesmo a entregá-las quando surgiam diante do Caixa alguns descendentes sobreviventes. Dizem mesmo que certos gerentes de bancos suíços tinham o desplante de pedir atestado de óbito de Auschwitz, para procurarem se havia alguma conta em seu nome.
Shame, shame. Até um guarda-noturno precisou se refugiar nos EUA para escapar à fúria do UBS, por ter salvado da destruição quilos de documentos da época das ascenção do nazismo na Alemanha, quando milhares de apartamentos e propriedades de judeus enviados às câmaras de gás ficaram sem dono. E Bill Clinton assinou um ato inédito, concedeu o green card ao primeiro suíço refugiado nos EUA, pois o guarda-noturno do UBS corria o risco de cinco anos de prisão, num processo aberto em Zurique pela Justiça suíça.
Enquanto os cofres fortes suíços se enchiam com dinheiro subtraído dos países pobres da África e da América Latina, nada ameaçou o império dos banqueiros suíços. Mas surgiu novamente o UBS, cujo excesso de impunidade levou ao erro fatal.
O banco UBS instalou nos Estados Unidos um esperto sistema (com as mesmas artimanhas que bancos estrangeiros fazem no Brasil) para extorquir os impostos do fisco americano, um leão muito mais bravo que o leão brasileiro. E assim o banco UBS, que quase quebrou com o escândalo dos subprimes hipotecários americanos, poderá quebrar quando vier a sentença e o quantum a pagar de multa por incitação à fraude fiscal nos EUA.
E, como no caso da Swissair, o escândalo da fraude fiscal do UBS despertou o mundo para os paraísos fiscais e para a Suíça. Hoje, acuada, cercada de um lado pela União Européia e do outro pelos EUA, a Suíça é obrigada a acabar pouco a pouco com seu lucrativo segredo bancário.
Mas é aí que pode entrar o Brasil. O segredo bancário suíço só vai continuar para os países latinoamericanos, africanos e asiáticos. E como existem nos cofres suíços cerca de 200 bilhões de dólares escondidos por brasileiros, o Brasil poderá muito bem, sozinho ou com o grupo dos 20, exigir ter o mesmo tratamento dos EUA e da União Européia em matéria de evasão fiscal e de taxação do capital brasileiro escondido nos bancos suíços.
A hora é agora – atacada pelos europeus e americanos, a Suíça não terá como negar ao Brasil o benefício de um estatuto próprio em termos fiscais. E, em nome do restabelecimento da verdade fiscal, o Brasil poderá exigir (como exigem agora os EUA os nomes de 52 mil clientes americanos do UBS), a identidade dos brasileiros com dinheiro escondido na terra de Guilherme Tell, e assim recuperar ou taxar os 200 bilhões de dólares armazenados na Caverna suíça de Ali Babá."

Rui Martins, jornalista.

.

sábado, 4 de julho de 2009

SARNEY E A CORRUPÇÃO

.

Hipocrisia dá medo.

O Grupo Folha esquece o que lhe interessa esquecer. Que Sarney é sujo, parece que ninguém tem dúvida atualmente.

Mas interessante que enquanto ele era aliado de FHC era chamado de exemplo de democrata por todos. Só passou a ser bandido quando sua filha Roseana quase afetou a ida de Serra para o segundo turno em 2002. Desde então, ele não presta.

Então vamos mudar a manchete: "Desde que Lula virou Presidente, ninguém mais elogia Sarney".

Quantas caras a imprensa tem? Nos parece que corruptos são só os que estão do outro lado. Isso não combina com quem vende jornal dizendo que é isento.

.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

VIRGILIO, PORQUE NO TE CALLAS?

.
Arthur Virgilio, líder da oposição e porta-voz da direita brasileira. Muitos hoje em dia, perguntam: Porque no te callas?

Não percebe que já ficou ridículo? Ter um funcionário ganhando sem trabalhar, que passa férias muito longas em Paris se dedicando aos digamos, "estudos"; uma casa legislativa que gasta mais de 700 mil reais em tratamentos de saúde para sua mãe pagos com dinheiro do povo; ter recebido graciosamente do tal Agaciel, que ele tanto criticou e chamou de ladrão, dez mil dólares para torrar na Europa, porque se perdeu em suas contas de cartão de crédito não são motivos suficientes para se tocar que já basta?

Virgilio, honestamente, ainda imagina que alguém acredita em você?

Entre as 8 dúzias de Senadores presentes no Parlamento, deve dar pra contar nos dedos de meia mão, aqueles que se salvam, que não se beneficiaram das passagens de graça, que não levaram suas vantagens com os atos secretos, que não empregaram parentes e coisas desta natureza.

E ainda fica este senhor, posando de vestal?

Ora Virgilio, faça o favor!

.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

STJ ESCLARECE O CASO DA PROSTITUIÇÃO DE MENORES

.
Sempre digo que quando tentamos interpretar decisões judiciais, precisamos nos apegar a todos os termos e a todos os fatos, de preferência, observando o inteiro teor do decidido.

Eu mesmo já critiquei o que a grande imprensa e especialmente a blogsfera fez em relação à aparente não condenação de pessoa por exploração sexual de menina menor de idade. O caso tomou grande monta e na medida em que ia sendo reproduzido por este ou aquele veículo (blogsfera incluída), ficava cada vez mais distorcido.

Um dos defeitos da grande massa dos jornalistas é o reducionismo, a abreviação, a sintetização e especialmente, o desconhecimento dos termos legais. O que dá margem à muita coisa noticiada de forma absolutamente errada.

Veja aqui um trecho da nota de esclarecimento do STJ a respeito do ocorrido. Esclarecimento este que naturalmente, não será ventilado na mesma proporção em que foi ventilada a notícia equivocada.

Isso posto, digo e repito que de nada adianta transformarmos nossas instituições em entes totalmente desmoralizados. Especialmente se nos basearmos em inverdades ou em erros de interpretação das decisões proferidas por nossas cortes. Infelizmente isso não necessariamente os obriga a melhorar, mas seguramente ajuda aos que detestam a democracia, a colocarem um pezinho cada vez maior, no discricionarismo.

Quando criticamos, precisamos saber exatamente o alvo da crítica, e nos abastecermos fundamentos para tanto.

Veja o esclarecimento

"Em razão de notícia veiculada neste site, no dia 17 último, sob o título “Cliente ocasional não viola Artigo 244-A do Estatuto da Criança”, tratando de tema de forte repercussão junto à opinião pública, a Coordenadoria de Editoria e Imprensa do Superior Tribunal de Justiça presta alguns esclarecimentos para que não pairem dúvidas quanto ao firme posicionamento do Tribunal na proteção dos direitos e garantias das crianças e dos adolescentes. O STJ mantém o entendimento, firmado em diversos precedentes e na doutrina especializada, de que é crime pagar por sexo com menores que se prostituem, ao contrário de interpretações apressadas em torno de recente julgamento da Corte sobre o tema. O Tribunal da Cidadania tem-se destacado não só na defesa dos direitos dos menores, como também no das mulheres, das minorias e de todos aqueles segmentos sociais vítimas das várias formas de violência e preconceitos.

1. Ao decidir que o cliente ocasional de prostituta adolescente não viola o artigo 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Superior Tribunal Justiça, em momento algum, afirmou que pagar para manter relação sexual com menores de idade não é crime. Importante frisar que a proibição de tal conduta é prevista em dispositivos da legislação penal brasileira.

2. Quem pratica relação sexual com criança ou adolescente menor de 14 anos pode ser enquadrado no crime de estupro mediante a combinação de dois artigos do Código Penal e condenado à pena de reclusão de seis a dez anos. São eles o artigo 213, segundo o qual é crime “constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça”, e o 224, pelo qual se presume a violência se a vítima não é maior de 14 anos.

3. Já o artigo 244-A do ECA (“submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do artigo 2º desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual”) foi criado pelo legislador para punir, com pena de reclusão de quatro a dez anos, segundo boa parte da doutrina e precedentes desta Corte, o chamado “cafetão” ou “rufião” que explora e submete crianças e adolescentes à prostituição. Portanto, o chamado cliente eventual pode, sim, ser punido, mas com base em outros dispositivos da legislação penal, e não no artigo 244-A do ECA. Este foi o entendimento do STJ. Em nenhuma hipótese se pode concluir, a partir disso, que o Tribunal não considera criminosa a prática de sexo com menores que se prostituem.

4. Desde a sua instalação, em 1988, o Superior Tribunal de Justiça tem sido firme em sua atuação jurisdicional nos casos que envolvem a proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes. O Tribunal, em inúmeras ocasiões, aplicou os diversos dispositivos da legislação referente aos menores, além de ter atuado no sentido de resguardar os princípios constitucionais que garantem a dignidade, a integridade física e mental das crianças e dos adolescentes."

Leia no informativo da Editora Magister, a menção.

.