quinta-feira, 30 de junho de 2011

CURITIBA: DESEMPREGO À VISTA

.

Minha nona já dizia: "Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento".

Ela não podia estar mais certa e o ditado serve direitinho para a administração da cidade de Curitiba nos últimos anos. Notadamente neste último ano.

Pra quem não é daqui, convém dar uma breve explicação. A antiga BR 116, no trecho urbano que cruza a capital do Paraná, foi cedido pelo Governo Federal para a Prefeitura, para que ela fizesse o que bem entendesse. Transformasse o pedaço em uma avenida e a urbanizasse.

Havia um trânsito consideravelmente pesado no lugar, mas era algo que de forma ou de outra, fluia. Assim, a pista que era composta de um corredor duplo para ir, e outro para voltar, cumpria sofrivelmente seu papel. Havia gargalos de quando em quando representados pelos semáforos inexplicáveis espetados ao longo do trecho.

Tomou posse o então Prefeito (hoje Governador) Beto Richa. Muita propaganda (como convém a um tucano) e muito trololó depois, e começaram a construir a chamada Linha Verde. Os cartazes entusiasmavam o cidadão. Coisa de arquiteto. Dez pistas, pracinhas, grama verde. Tudo lindo parecendo um catálogo de construtora pra te vender um apartamento. Só faltavam os carros voadores.

Zilhões de dólares depois e o tráfego do lugar está 5 vezes pior. O número de pistas, de duas pra cada lado, aumentou para umas 5. Muita grama bonita, muitos postes charmosos e claro, óbvio, muitos radares escondidos pra flagar o troxa do pagador de impostos. E o melhor de tudo veio então. Todo o tráfego se afunila em determinadas regiões e além disso, é contido por quaquilhões de semáforos. Centenas deles a piscar o dia todo e a atravancar o fluxo de veículos.

Seria somente outra obra inútil feita exclusivamente para ser bonita se por detrás, não estivesse escondido o pior de tudo. A antiga BR continuava sendo a artéria de escoamento do trânsito de veículos leves e pesados da capital. O congestionamento ficou insuportável e a Prefeitura insistiu na burrice. Nada de viadutos e trincheiras para desafogar o trânsito. Somente mais semáforos.

Assim, veio a miraculosa solução. Vamos proibir o trânsito de caminhões pesados no lugar durante o dia. Claro, vamos varrer a sujeira para debaixo do tapete, como convém a uma administração que vive só de fantasia. Ocorre que ao longo da tal Linha Verde, estão estabelecidas dezenas de transportadoras, atacadões, postos de combustíveis, depósitos, borracharias e lojas de acessórios que vivem quase que exclusivamente do trânsito desses veículos. Afinal, aquilo está alí há décadas.

Típico desse náipe de administração. Ninguém planeja a viabilidade, só planeja o orçamento e quem sabe, o tamanho da comissão pela obra fabulosa. O povo? Que se dane.

E agora, o que vão fazer com as dezenas de milhares de pessoas que se estabeleceram alí? Vão todos fechar seus negócios? E o trânsito de caminhões, vai deixar de existir ou simplesmente vai ser transferido para outro lugar com condições ainda menores de dar fluência ao tráfego?

Será que a Prefeitura não vê que o que congestiona não são os caminhões e sim o excesso de semáforos? Ora, se uma pista não tem interrupção, por mais severo que seja o fluxo, ele é contínuo. Mas óbvio, isso não entra na cabeça estranha dos planejadores da capital.

Mais um ponto contra para uma cidade que um dia foi referencial de progresso. Hoje é de atraso.

Clique aqui para ver sobre o bronzeamento artificial de Álvaro Dias.
Clique aqui para ver como a Folha distorce a questão do desemprego.
Clique aqui para ver que Schwarzenegger zomba do Brasil.
Clique aqui para ver o ótimo recorte de idiotices de Bolsonaro, feito por Douglas Yamagata.
Clique aqui para ver Dilma esculachando a Folha.
.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

MARINA DEIXA O PV (DIZ QUE AGORA É SÉRIO)

.

Esse blog já adiantou outras vezes que Marina, a mulher-árvore é uma ingênua. Afinal, não existe outra explicação para todas as tonterías que essa mulher faz no mundo político.

Achar realmente que sair do PT e se lançar em uma candidatura que poderia ser vitoriosa, foi o máximo da falta de noção. E isso nada tem a ver com sua eventual boa intenção e honestidade. Tem a ver com o fato de que era óbvio que não lhe sobraria nada. A mídia lhe daria uma mãozinha para que levasse a disputa para o segundo turno. Mas era tudo esquematizado para que Serra fosse o beneficiado com os votos tirados de Dilma, nunca Marina. Dito e feito. Apesar de tantos avisos, Marina prosseguiu, em suas vestes de Gandhi e seu discurso insípido, inodoro e invisível. Ganhou uma parte da população, aquela classe média entediada, que está sempre "cansada" de tudo o que "está aí".

Marina deveria perceber que, apesar de tudo o que ela supostamente combatia, a tal degradação da moral petista, era também perpetrada por ela mesma. Aliou-se a uma pessoa que foi denunciada diversas vezes por desmatamento generalizado, e a capos políticos de alta duvidabilidade. Se Marina ganhasse, seria ainda pior do que se Serra fosse vitorioso. 

Ela seria destroçada por uma máquina podre que está presente em todos os níveis da administração pública. A mesma máquina que assedia PT, PSDB  e todas as outras siglas. O que diferencia é sua capacidade de lidar com ela. Do seu pulso forte. Da sua capacidade de dar um soco na mesa e falar "agora chega".

Mas Marina, como já vimos, é incapaz de socar uma mesa. Especialmente se ela for feita de madeira, uma ex-árvore. Significando dizer que se ela fosse eleita, teríamos aí sim, um problema de verdade. Uma fantoche no Palácio do Planalto.

Agora Marina vai ficar uns meses sem partido, pra ver o que faz da vida. Receberá uns convites e irá "refletir". Talvez ela se dê conta que os que a assediaram preteritamente não estava mesmo, interessados em sua bondade vestal. Queriam tão somente lhe sugar a seiva e depois jogá-la fora.

Marina devia vir para o Paraná e juntar-se a Gustavo Fruet, outro ingênuo de carteirinha. Fariam o partido PSN. O Partido dos Sem Noção. Junto a eles, quem sabe chamar Cristovam Buarque, Eduardo Suplicy e a falastrona Heloísa Helena. Afinal, já que sua função principal é ficar e trololó, não há companhia melhor do que a destas figurinhas.


Clique aqui para relembrar do chilique de racismo num aeroporto da elite.
Clique aqui para ver algumas diferenças entre a mídia brasileira e a de fora. 
Clique aqui para ver o que é falta de criatividade no mercado de livros-denúncia.
Clique aqui para relembrar o que  Boris Casoy acha dos pobres.
Clique aqui para ver como pensam nossas elites.
 .

segunda-feira, 27 de junho de 2011

AP ENTREVISTA: RAFAEL GRECA

.
Este ordinário blog resolveu sair a campo e fazer ele mesmo as perguntas que a grande mídia não costuma deixar serem respondidas. Conforme sabemos, Rafael Greca é pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PMDB, assumindo um posicionamento francamente progressista. E olha que a Capital do Paraná está precisando de um Prefeito progressista. Curitiba parou no tempo, precisa retomar sua posição vanguardista de décadas atrás.

Acompanhe a entrevista em três blocos de 5 minutos. Ela é elucidativa em muitos aspectos e traz uma boa noção para quem quer de volta a cidade que um dia já foi modelo, mas que atualmente, se encontra na lanterna do ranking das cidades evoluídas.

Bloco 1. Por que Curitiba não é mais a mesma?



Bloco 2. A população e o transporte coletivo. A família curitibana.




Bloco 3. A Linha Verde, caríssima e ineficiente.




Clique aqui para ver que o Governador do Paraná diz que nomear seus parentes ricos, não é nepotismo.
Clique aqui para ler uma ode ao tucano abandonado.
Clique aqui para ver que prédios desabam numa Curitiba sem fiscalização.
Clique aqui para ver como funciona a não-denúncia da imprensa.
.

domingo, 26 de junho de 2011

O TRISTE FIM DE GORBACHOV

.

Encontrar alguma coisa coerente sobre o fim da União Soviética na imprensa brasileira é muito difícil. Primeiro, porque boa parte de nossos jornalistas simplesmente não detém o cérebro suficientemente afiado para a tarefa de tal escrita. Depois, os poucos que conseguem estabelecer raciocínio, encontram sua análise enganada, por contarem com fontes viciadas. É que na cabecinha dessa maioria desprovida de neurônios, nunca entrou a idéia, ainda que vagamente, de que pegar articulistas estadunidenses para serem fonte de informação, poderia comprometer a lisura do processo.

De todo modo, surpreendemente o estadinho replicou uma boa análise sobre o ocaso dos oitenta anos de Mikhail Gorbachov. E é surpreendente por dois motivos em especial. O primeiro, porque o estadinho furou seu bloqueio ideológico para falar de um assunto que não domina, mas no qual sempre mete o bedelho e o segundo, é porque a fonte, nesse caso, foi a análise de uma jornalista americana, Anne Applebaum, para o Foreign Policy.

Anne, nesta tradução veiculada pelo estadinho, dá uma boa noção de como Gorbachov entrou na lata de lixo da história por não ter colhões de conduzir adequadamente um processo do qual, ele foi o estopim, a mola mestra. Gorbie virou o queridinho da América por iniciar a destruição da União Soviética, mas na Rússia, ele é basicamente detestado ou ignorado. No documentário A Guerra Fria, da BBC, Gorbie diz com todas as letras que foi enganado por Bush pai, que prometeu ajuda financeira se ele desmantelasse o império soviético, mas que depois de feita a tarefa suja, a velha raposa americana se fez de morta. Gorbie ficou com o chapéu na mão e os EUA nadaram de braçada mandando e desmandando no mundo pelos vinte anos que se seguiriam. Só hoje em dia, presa na própria ganância e incompetência é que a América começa a ser mais humilde.

Para não correr o risco de o estadinho retirar a reprodução de seus servidores por notar que ela é isenta e verdadeira demais, a seguir, copiamos e colamos o texto conforme foi publicado. Caso queira ver no original do jornal tucano, clique aqui.

"Na mais notável das muitas fotos feitas na celebração de gala em que comemorou seu 80.º aniversário, Mikhail Gorbachev parece mais baixo e mais gordo do que no auge da carreira, quando era uma das pessoas mais importantes do mundo. Sua expressão é inescrutável, não passando de um meio sorriso; sua aparência também parece pecar pela falta de asseio, e talvez ele estivesse um pouco inseguro de si. É claro que tais impressões podem ter sido exageradas pelo fato de, na foto em questão, o antigo secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética estar de braços dados com Sharon Stone. A atriz usa um sedoso vestido cor de champanhe e batom de um vermelho vivo. Sorri abertamente. De salto alto, ela parece ser mais de 15 cm mais alta que Gorbachev, o que sem dúvida diminui sua aura de autoridade.


Mas, pensando bem, faz muito tempo que Gorbachev deixou de ter a mesma aura de autoridade. Na verdade, todos os aspectos daquela extravagante festa de aniversário gritavam "celebridades do segundo escalão". Sharon não emplaca um filme de sucesso há algum tempo; o mesmo pode ser dito de Kevin Spacey, coanfitrião do evento ao lado dela. Entre os presentes estavam também Goldie Hawn, Arnold Schwarzenegger, Ted Turner, Shirley Bassey e - sinto informar - até Lech Walesa. O baile de gala era ostensivamente um evento para arrecadar fundos para a Fundação Raíssa Gorbachev, que ajuda a financiar o tratamento de crianças com câncer. Mas a noite serviu principalmente para sublinhar quanto é estranho o destino de Gorbachev. Ali estava o homem que lançou a glasnost e a perestroika, presidiu o desmantelamento do império soviético e depois o da própria União Soviética, é um dos estadistas fundadores da Rússia moderna - e, ainda assim, sua festa de aniversário foi realizada no Royal Albert Hall, em Londres, entre convidados que mal o conheciam.


Isso não foi um acidente; 20 anos após a dissolução da URSS, a Rússia se mostra ambivalente (na melhor das hipóteses) em relação a Gorbachev. Longe de ser celebrado como herói, ele é comumente lembrado como um líder desastroso - isso quando chega a ser lembrado. É verdade que criou espaço para uma nova era de abertura anunciando liberdades antes impensáveis na década de 80, mas na Rússia ele é também considerado o responsável pelo colapso econômico dos anos 90. Da mesma maneira, a maioria dos russos não anseia por agradecer a ele pelo fim do império soviético. Ao contrário: o atual primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, descreveu o desmantelamento da União Soviética como "a maior catástrofe geopolítica" do século 20. Uma pesquisa de opinião divulgada em março, na época do aniversário, mostrava que cerca de 20% dos russos sentiam uma hostilidade ativa em relação a Gorbachev, 47% eram indiferentes a ele e apenas 5% diziam admirá-lo. E esse resultado foi uma melhoria: outra pesquisa, realizada em 2005, revelou que ele inspirava hostilidade em 45% dos russos. Na Rússia atual, a palavra perestroika recebe quase invariavelmente conotações negativas.


Em Londres e Washington, a reputação de Gorbachev é obviamente mais positiva. Ele é tratado com carinho - foi convidado para o funeral de Ronald Reagan e para a festa de 80 anos de George Bush pai - e costuma ser celebrado como um "símbolo" da paz e do bem-vindo fim da Guerra Fria. Mas ele também recebe elogios insossos e às vezes até inapropriados. Em sua festa de aniversário, Paul Anka cantou em dueto com um roqueiro da era soviética. O refrão: "One day we"ll recall / He was changing the world for us all" ("Um dia lembraremos / que ele estava mudando o mundo para todos nós"). Então Sharon o presenteou com uma pergunta retórica: "Onde estaria a Rússia se não estivesse colhendo os frutos benéficos da democracia livre?" Eu gostaria de ter estado presente para ver a expressão de constrangimento no rosto dos convidados no Royal Albert Hall. Afinal, a Rússia não colheu os frutos benéficos da livre democracia, como bem sabiam todos os russos ali presentes. Até o próprio Gorbachev descreveu recentemente a democracia russa como uma mentira: "Temos instituições, mas elas não funcionam. Temos leis, mas elas precisam de policiamento para serem cumpridas".


É claro que não se pode culpar Gorbachev pela falta de transparência política no Kremlin de hoje, nem pela debilidade dos partidos políticos, pelo retorno da antiga KGB enquanto fonte de influência e poder e nem pela violência que as autoridades russas empregam intermitentemente contra todo tipo de dissidente. E nem foram de responsabilidade dele as verdadeiras causas do colapso econômico dos anos 90 - o baixo preço do petróleo, 70 anos de políticas econômicas equivocadas e a insaciável ganância da elite russa educada no sistema soviético. Boris Yeltsin, o primeiro presidente russo, carrega uma parcela muito maior da culpa pela corrupção na economia russa, e Putin é sem dúvida o principal responsável pelo estado de estagnação da política russa.


Na verdade, Gorbachev não pretendia que as coisas acabassem da maneira como acabaram. Mas até aí ele nunca se propôs a ser um dos pais fundadores da Rússia moderna. Era um reformista, não um revolucionário; quando se tornou líder do Partido Comunista soviético, em março de 1985, sua intenção era revitalizar a União Soviética, não desfazê-la. Ele sabia que o sistema estava estagnado. Mas não entendeu por quê. Em vez de abolir o planejamento central ou anunciar uma reforma nos preços, Gorbachev anunciou uma drástica campanha de combate ao álcool: talvez, se bebessem menos, os trabalhadores produzissem mais. Dois meses depois de assumir o poder, ele impôs restrições à venda de álcool, aumentou a idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas e ordenou cortes na produção das mesmas. O resultado: grandes perdas para o orçamento soviético e uma dramática escassez de certos produtos, como o açúcar, que a população começou a usar para produzir vodca caseira ilegal.


Foi somente depois do fracasso da campanha - e somente depois do desastre nuclear de Chernobyl tê-lo obrigado a se dar conta dos perigos do sigilo numa sociedade industrial avançada - que Gorbachev empreendeu sua segunda tentativa de reforma. Como a campanha contra o álcool, a glasnost tinha o intuito original de promover a eficiência econômica. Gorbachev acreditava que um debate aberto dos problemas da União Soviética levaria ao fortalecimento do comunismo. Ele sem dúvida nunca quis que sua política alterasse o sistema econômico da URSS de modo profundo. Ao contrário. Pouco depois de assumir o poder, ele disse a um grupo de economistas do partido: "Muitos de vocês enxergam como solução para nossos problemas um apelo aos mecanismos de mercado como substitutos do planejamento direto. Alguns de vocês veem o mercado como um bote salva-vidas para suas economias. Mas, camaradas, vocês não devem pensar nos botes salva-vidas, e sim no navio, e este navio é o socialismo".


É claro que Gorbachev acabaria mudando suas ideias, tanto na economia quanto em muitas outras áreas. De fato, esse padrão se repetiria muitas vezes. Determinado a salvar o planejamento central, ele disse às pessoas que falassem abertamente a respeito desse sistema econômico - e, como resultado, a população concluiu que ele não funcionava. Determinado a salvar o comunismo, ele deixou que as pessoas criticassem esse sistema político - e, como resultado, elas decidiram que preferiam o capitalismo. Determinado a salvar o império soviético, ele concedeu mais liberdade aos europeus orientais - que usaram essa liberdade para se libertar das garras do império tão logo puderam fazê-lo. Ele nunca compreendeu a profundidade do cinismo em seu próprio país e nem a profundidade do anticomunismo nos Estados satélites soviéticos. Nunca compreendeu quanto as burocracias centrais estavam podres e nem quanto os burocratas tinham se tornado amorais. Ele sempre pareceu surpreendido pelas consequências de seus atos. No fim, em vez de fazer história, Gorbachev se viu correndo para alcançá-la.


Na verdade, todas as suas decisões mais radicais e importantes foram aquelas que ele não tomou. Ele não ordenou aos alemães-orientais que atirassem contra as pessoas que cruzavam o Muro de Berlim. Não lançou uma guerra para evitar a deserção dos países bálticos. Não impediu o esfacelamento da União Soviética e nem impediu a ascensão de Yeltsin ao poder. O fim do comunismo poderia sem dúvida ter sido muito mais sangrento e, se houvesse outra pessoa no comando, é possível que as coisas tivessem sido assim. Por sua recusa em recorrer à violência, Gorbachev merece a cafona serenata de Paul Anka.


Mas, por não ter compreendido o que estava ocorrendo, Gorbachev deixou de preparar seus compatriotas para as grandes mudanças políticas e econômicas. Ele não ajudou a projetar instituições democráticas e não preparou os alicerces para uma reforma política ordenada. Em vez disso, tentou se manter no poder até o último instante - para preservar a União Soviética até que fosse tarde demais. Como resultado, não houve para ele sobrevivência política após o colapso da URSS. Depois de deixar o cargo, Gorbachev tentou por três vezes fundar novos partidos políticos. Fracassou em todas elas.


Na política o senso de oportunidade é tudo, como estamos aprendendo novamente este ano com a agitação no Oriente Médio. Se o egípcio Hosni Mubarak tivesse convocado eleições livres um ano atrás, seria lembrado como um estadista magnânimo. Se o líbio Muamar Kadafi tivesse graciosamente abdicado em favor de seu filho Saif al-Islam, ele seria agora lembrado nos brindes feitos em todos os salões europeus. Se o tunisiano Zine al-Abidine Ben Ali tivesse começado a planejar sua aposentadoria um pouco mais cedo, estaria agora vivendo em paz num subúrbio de Túnis e não evitando os mandados de captura da Interpol em algum lugar da Arábia Saudita.


Pela mesma lógica, se Gorbachev tivesse planejado o desmantelamento da União Soviética desde 1988, em vez de aceitar furioso esse destino somente após sua consumação, em 1991, seu aniversário este ano poderia ter sido celebrado por russos agradecidos, em lugar de atrizes americanas balbuciando banalidades. Como também aprenderemos no Oriente Médio, uma transição organizada da ditadura para a democracia conta com dois elementos cruciais: uma elite disposta a abrir mão do poder e uma elite alternativa suficientemente organizada para assumi-lo. Graças em parte à natureza relutante e caótica dos últimos anos de Gorbachev no poder, a Rússia não teve nenhuma das duas coisas.


Pode ser que não houvesse para ele a possibilidade de agir de outra forma. Gorbachev nada sabia da democracia real e conhecia menos ainda a dinâmica econômica do livre mercado. Criado e educado na cultura soviética, ele simplesmente não conseguiu pensar numa saída para aquele sistema. Não evitou a mudança e não atirou nas pessoas que finalmente realizaram essa mudança. Mas, num momento histórico de tamanha importância, a ignorância não serve como desculpa. 

TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL
ANNE APPLEBAUM, COLUNISTA DO WASHINGTON POST, É AUTORA DE GULAG - UMA HISTÓRIA (CIVILIZAÇÃO EDITORA). ESCREVEU ESTE ARTIGO PARA FOREIGN POLICY



Clique aqui para ver que tucano diz que nomear parente rico, não é nepotismo.
Clique aqui para ver como os demotucanos fogem do bafômetro, mas acusam outros de beberem.
Clique aqui para ver como a imprensa do Paraná é isenta.
.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

TUCANO ACHA QUE NOMEAR PARENTES RICOS NÃO É NEPOTISMO

.
O descaramento dos tucanos é fenomenal.

Como sabemos, há dois pesos e duas medidas no mundo político, inclusive em sua apreciação pela imprensa. Não foram poucos os jornalistas da capital do Paraná a defenderem o nepotismo propagado pelo governador Beto Richa, do PSDB. Os mesmos jornalistas que riparam o ex-Governador Requião, pelo mesmíssimo "delito". Pra um setor da mídia, pra um pode, pra outro, não pode.

Mas ninguém tinha sido tão incisivo como o próprio Governador. Richa inacreditavelmente afirmou que no caso dele, empregar parentes, não é errado. É que a mulher dele tem posses, é rica. No caso do governo anterior, como eventualmente os nomeados precisavam da renda, daí não podia.

Certo. Assim mesmo, Governador. A máscara cai, dia depois de dia.

E também convém lembrar. Já que a esposa não precisa. Ela vai devolver os salários?

Assista ao vídeo inacreditável, levado ao ar pelo Blog do Tarso.

*ps. Dois dias depois de ter esse episódio veiculado muito discretamente na mídia, o silêncio. O resto da imprensa calou e resolveu não tocar no assunto. Como seria se Requião ou Lula tivessem falado isso?



....
Clique aqui para ver o mesmo governador nomeando pessoas "estranhas" no Porto.
Clique aqui para ver a indústria da multa criada pelo mesmo governador.
Clique aqui para ver o mesmíssimo governador zombando do eleitor.
Clique aqui para ver como funciona a mídia paranaense, e quem ela odeia.
Clique aqui para ver quem é o queridinho, da mídia do Paraná.
Clique aqui para ver a lógica da administração demotucana em Curitiba.
.

ÍNDIO TAMBÉM RECUSA O BAFÔMETRO

.

A desfaçatez demotucana e da imprensa brasileira é um negócio fantástico. Quem não lembra de quando Lula foi fotografado em uma Oktoberfest com um copo de chopp na mão, e por causa disso Diogo Mainardi e o pseudo jornalista Larry Hotter, do NY Times começaram a espalhar que o Presidente era alcoólatra?

Pois é. Diogo, com toda sua inteligêcia, não sabia que fazer uma acusação como aquela, falsa, à Presidência da República, é crime. Mas Diogo e seus amigos não sabem disso, e mais um monte de coisas. A imprensa também criminosa, reproduzia tudo com muito vigor e felicidade.

Anos depois, José Serra foi fotografado na mesmíssima Oktoberfest com um copão de chopp na mão. Plena campanha presidencial, mas ninguém da mídia ousou acusá-lo de nada. Também ninguém falou nada quando FHC era visto nas festas do Itamaraty com belos copos de uísque. 

Você sabe como é. Tem gente que pode. Os chiques podem tudo.

Então mais um ano se passou e Aécio Neves foi flagrado dirigindo embriagado no Rio de Janeiro. A mídia, companheira de sempre escondeu o fato o máximo que pode e preferiu dizer que o enrosco se deu porque a carteira do tucano estava vencida. Ele, cruzando as pernas, se recusou a fazer o bafômetro.

O mesmo aconteceu agora com o sem-noção, ex-candidato à vice na chapa do natimorto Serra, à Presidência, ano passado. Índio foi flagrado dirigindo bêbado. Se recusou ao bafômetro (já que a lei permite) e tudo bem. Disse que só tomou uma taça de vinho, mais nada. Claro. Ele deve ser bem fraco pra bebida, convenhamos. Mesmo assim, provavelmente ninguém da mídia vai chamá-lo de alcóolatra.

É assim que funciona nossa imprensa. O Diogo vai se manifestar, ou vai ficar quieto?

Clique aqui para ver como funciona a mídia paranaense, e quem ela odeia.
Clique aqui para ver quem é o queridinho, da mídia do Paraná.
Clique aqui para ver a lógica da administração demotucana em Curitiba.
.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

A IMPARCIALIDADE DA MÍDIA PARANAENSE

.

Como o leitor deste ordinário blog está cansado de saber, a imprensa é uma órgão particular que visa lucro. E pior, se utiliza de concessões públicas para tal. E já vamos deixando claro que isso não se aplica a jornais e revistas, que não dependem de autorização do Congresso para funcionar.

Ainda assim, tem o chamado munus publico. Ou seja, a função intrínseca de atuar em defesa da coletividade. E óbvio, não dá a menor bola pra isso.

Dito isso, fica fácil entender porque a mídia, tão isenta, faz o que faz. Mete a ripa em quem não lhe agrada. Os motivos reais sempre são negados ao povo,  mas não precisa ser muito esperto pra perceber que como diziam os antigos, tem caroço nesse angú.

Se acham que este escriba exagera, convido a dar um pulo neste link do site Paraná Online para ver como é descarada a defesa de Beto Richa sobre Roberto Requião, mesmo tendo os dois, cometido o "mesmo crime". O "crime" do nepotismo. Quando era Requião no poder, era um absurdo. Agora com Beto, como fica difícil dizer que não tá errado, já que bateram nessa tecla por oito anos, dizem que é desculpável. 

Falam com todas as letras que os parentes de Beto são menos desconfiáveis do que os de Requião.

Hm, isso dito por quem? Pela imprensa brasileira? A mesma que meteu a ripa em Palocci mas esqueceu Pedro Malan, Persio Arida e Arminio Fraga? Aquela que tem dois pesos e duas medidas?

Curiosa uma óde tão veemente ao governante que pelo andar da carruagem, vai rifar a companhia de energia elétrica do Paraná em bem pouco tempo. Entregar a jóia da coroa aos amigos, como já foi feito com o resto do bem público paranaense e brasileiro em tempos pretéritos.

Este blog tenta entender o que é que Requião fez pra imprensa paranaense, para ser tão odiado.

Clique aqui para ver que tem gente que gostaria de implantar o pedágio urbano em Curitiba.
Clique aqui para ver o pastelão insosso de Azevedo, o poodle da Veja e dos ricos.
Clique aqui para ver a Folha censurando blog.
.

terça-feira, 21 de junho de 2011

IMPRENSA ESCALA FRUET COMO SEU QUERIDINHO

.

Existe uma coisa muito comum no mundo da política. É o balão de ensaio. Nele a parte interessada fala o que quer, para testar a reação do público, no caso, o eleitor.

No destaque da manchete da Gazeta do Povo, se percebe a insistência da imprensa em levar Fruet de volta ao PMDB. Fruet é o atual queridinho da mídia, considerando que o Prefeito Luciano Ducci, apoiado pelo também queridinho da imprensa, Governador Beto Richa, não tem carisma algum. Richa tem o apoio incondicional da mídia paranaense, mas ela, a "isenta", insistiu em não gostar do candidato que o Governador vai apoiar ano que vem.

Sendo assim, urge escalar um substituto!

Só que aparentemente, a mídia esqueceu de combinar com os russos.  Para Fruet entrar no PMDB, o partido precisa querer e votar nessa linha. Coisa que parece improvável.

A imprensa tenta, mesmo assim. Quer enganar a quem?

A lógica é que Fruet peça arrego em outro partido já que muito possivelmente, não fará votos suficientes na convenção do próximo mês, que dêem guarida à sua tentativa de retorno.

Como já dito por este ordinário blogueiro, ele deveria procurar os defuntos do PSD, que certamente não obstarão sua candidatura nestas bandas. Kassab está topando todas.

Clique aqui para ler uma ode ao tucano abandonado.
Clique aqui para ver que prédios desabam numa Curitiba sem fiscalização.
Clique aqui para ver como funciona a não-denúncia da imprensa.
.

ÔNIBUS CHEIO E AUMENTO DE TARIFA

.

Curitiba, a cidade que um dia foi modelo vem perdendo seguidamente usuários do transporte coletivo.

Claro que se perguntado à administração oficial, dirão que é porque existem muitos carros na rua, já que eles estão acessíveis. Trololó, por óbvio. Carros existem em Tóquio também, em bem maior número per capita do que aqui, mas mesmo assim, o povo lá se utiliza prioritariamente do transporte de massas.

E por que se utilizam? Porque presta, porque cumpre horários, porque é barato e porque apesar de cheio, o cidadão japonês ainda vê vantagem em deixar o carro em casa e se espremer um pouco no coletivo.

Ninguém acha verdadeiramente que em algum lugar do mundo, encontraremos ônibus vazios o tempo todo a servir a população. O que não pode é uma disparidade tal, que, a propaganda oficial venda para o curitibano e para aquele que vêm de fora uma coisa, uma maravilha terrestre, e na prática, você observe bem outra. No cotidiano o que você nota são ônibus cheios, atrasados e caros.

E como estamos em um bom país capitalista e naturalmente quem opera as empresas de ônibus não é o poder público e sim um ente particular que visa lucro, na medida em que o número de usuários cai, a tarifa aumenta. Uma bela bola de neve que estoura sempre na mão do mais pobre. Quanto mais você deixa de se entupir no ônibus, mais caro o pobrinho vai pagar pela passagem.

Em um jantar dia desses, conversando a despeito da fabulosa propaganda empreendida pela administração municipal já há alguns anos, quando, especialmente na campanha de Cassio Taniguchi se dizia que se você não votasse nele, não gostava da cidade, ouvi uma frase curiosa de uma jovem em seus 20 anos. A frase era "Ora, quando você faz críticas, não está criticando a cidade, está criticando a administração da cidade!"

Parece elementar e óbvio, mas não é. Infelizmente, em razão da lavagem cerebral oficial, na capital do Paraná, fazer críticas ao Prefeito virou sinônimo de criticar a cidade. E como todo curitibano gosta de Curitiba, está subentendido que não devemos falar nada sobre quem comanda o lugar. Ledo engano.

Quem gosta de Curitiba, critica sim, o Prefeito. E se ele não melhora, a gente tem que trocar!



Clique aqui para ver sobre o bronzeamento artificial de Álvaro Dias.
Clique aqui para ver como a Folha distorce a questão do desemprego.
Clique aqui para ver que Schwarzenegger zomba do Brasil.
Clique aqui para ver o ótimo recorte de idiotices de Bolsonaro, feito por Douglas Yamagata.
Clique aqui para ver Dilma esculachando a Folha.
.
 
.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

MAIS UM DESABAMENTO EM CURITIBA

.

Anos atrás o curitibano gostava de mostrar, com orgulho, que vivia em uma cidade que era modelo.

Era uma cidade limpa, ordeira e vanguardista.

Tempos outros. As administrações já não ligam para o povo exceto quando se trata de lhe aplicar uma boa multa de trânsito, fechar bares que usam piano por causa de "música alta" e deixar o contribuinte preso a intermináveis consgestionamentos porque não há (e sequer existe previsão) um planejamento de trafégo realmente consistente e que tenha vontade de terminar com essa chaga que consome o tempo do cidadão e encarece o cotidiano.

O transporte público é praticamente o mesmo de 15 anos atrás, mesmo a cidade tendo aumentado em quase cinquenta por cento.

É a chamada terceirização da Prefeitura. O poder público deixa de considerar que tem alguma responsabilidade nisso tudo. O culpado é sempre o outro.

Agora temos os desabamentos das obras. É preciso lembrar que o CREA não é o único órgão que deveria fiscalizar as construções na cidade. A Prefeitura é a principal obrigada, é dela a função.

E olhando a manchete aqui reproduzida, especialmente para quem é de fora de Curitiba, se pode ter uma imagem minimizada da coisa. Mas infelizmente não se trata apenas do desabamento de um muro. Se trata de obras que evoluem sem o obrigatório acompanhamento, e colocam em risco casas e edifícios que ficam ao lado. Quem mora na capital do Paraná ficou horrorizado com a cratera aberta em um dos principais bairros da cidade na última semana, ameaçando de desabamento todas as construções laterais. Um viaduto interditado pelos mesmos motivos de sempre (a tal infiltração) e um trololó interminável de quem não tem o que dizer, mas quer justificar mesmo assim.

Os moradores da região dão mostra suficiente de que reclamam, chamam a fiscalização e ela quando chega, não faz nada. O casao da semana passada foi esse. Havia oito anos de denúncias sobre a construção que só tirava terra do lugar. Até o leigo sabia que haveria desabamento. Mas o poder público da cidade maravilhosa não fez nada.

Esta é a cidade modelo do sul do país. Uma Atlântida afundando.

Clique aqui para ver sobre as eleições em Curitiba.
Clique aqui para ver Obama condecorando um assassino.
Clique aqui para ver como a Folha distorce a questão do desemprego.
Clique aqui para ver a Folha e o Geraldo atuando em consonância. 
.

sábado, 18 de junho de 2011

LULA SE ENCONTRA COM BLOGUEIROS SUJOS

.

Lula foi um cara que só levou pedrada dessa mídia brasileira, que se diz isenta e "com o rabo preso com o leitor". Esteve presente no segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília. E falou umas verdades que nós, os "sujos" (de acordo com o indefectível J. Serra) gostamos de reproduzir.

Acompanhe alguns trechos da breve reportagem do IG.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a atuação da imprensa e agradeceu a blogueiros por terem, nas suas palavras, revelado "uma farsa que estava acontecendo" durante a campanha eleitoral do ano passado. Lula referia-se ao episódio em que o então candidato do PSDB, José Serra, teria sido atingido por um objeto durante uma passeata no Rio de Janeiro.

(...) "Eu nunca me preocupei com a crítica se ela é verdadeira, o que me preocupa são as inverdades, a má-fé, as difamações, como aquela pedra, aquele meteorito de papel que caiu na cabeça de um candidato no ano passado",

"Foi quando eu disse que nosso adversário tinha que ter a coragem de pedir desculpa ao povo brasileiro", acrescentou. "É o único momento em que um candidato sai mais fraco do que quando entrou (na campanha eleitoral)", disse.

Lula afirmou que foram os blogueiros que impediram que esse episódio gerasse prejuízo eleitoral para a então candidata Dilma Rousseff. "Vocês tiveram papel extraordinário. Vocês demonstraram uma coisa fantástica: o povo não precisa mais de intermediários", afirmou sob aplausos dos participantes do encontro.

O ex-presidente pediu aos blogueiros que ajam com seriedade e façam críticas sérias, sem perder a razão, "porque a direita não brinca em serviço". E, novamente, criticou José Serra: "Quando vocês foram xingados de blogueiros sujos (por Serra durante a campanha eleitoral), vocês foram xingados por quem promovia a sujeira".

E na presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, Lula deu um conselho que ele teria aprendido durante seu governo para levar adiante os projetos na área, como a universalização da banda larga.

"A gente não pode ter medo, não pode ter preocupação de chamar essa gente (os blogueiros) para participar (das discussões sobre programas de comunicações). Toda a vez que tivermos dúvidas, toda vez que tivermos problemas, é muito melhor a gente escancarar o debate e deixar as pessoas falarem o que pensam para a gente colher um resultado que seja a síntese do que pensa o país", disse.
(...)

"A mídia, que conquistou o direito de criticar todo mundo, tem que ser criticada também", afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em referência ao debate sobre a instituição do marco regulatório das comunicações, que está sendo elaborado pelo governo.


Clique aqui para ler como os tucanos do Paraná lidam com quem toca música.
Clique aqui para saber "daquele" Senador tucano que foi pego embriagado e a mídia encobriu.
Clique aqui para ver como o tucano Richa lida com blog que fala mal dele.
.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

FRUET, O TUCANO ABANDONADO

.

Sabe aquela história? Você tem uma namorada e ela não te agrada muito. Você está crente que consegue coisa melhor. Então você resolve trocar ela por outra mais bonita, mais nova, só pra fazer pirraça. "Eu consigo namorada mais gata do que você".

Só que aquela namorada mais bonita, mais nova não é exatamente o que você pensou. Ela não te dá bola, sai com teus amigos.

Fulo da vida e sem saber o que fazer, você pede pra voltar pra antiga. Só que agora ela já tem um namorado melhor.

Como bom xarope que você é, tenta fazer escândalos e jogar a família contra ela, pra ver se alguém a convence de que vale muito a pena ter você de volta.

Esse é o caso do cidadão Gustavo Fruet. Fez carnaval com o PMDB, brigou com Deus e o mundo e foi pro tucanato. Como ninguém dá bola pra ele lá, agora quer voltar. Gustavo corre o sério risco de ficar sem partido nehum, já que está sendo conhecido na praça como um brigão desagregador. 

Gustavo é o José Serra do Paraná. "Se eu não posso ter, ninguém vai ter". Serra preferia que Alckmin perdesse a Presidência em 2006, para não correr o risco de não poder disputar quando Lula saisse. Quebrou a cara, não sem antes colocar todo mundo do partido contra ele.

Fruet anda tentando desagregar, fazer confusão, pra ver se aceitam ele no PMDB. E olha que a mídia está dando o apoio tradicional, como se nota nesse artigo do Paraná Online, que sabidamente, não gosta de Requião, ou de quem esteja ao seu lado, e passa boa parte do tempo criticando quem não faça parte da patota. Fruet pelo jeito, vai cair do cavalo porque o PMDB já tem seu escolhido pras próximas eleições. E não é um desagregador, é um construtor.

Fruet deveria procurar Kassab e o partido que filia mortos para ter assinaturas para existir. Quem sabe com os mortos, ele não tenha esse tipo de problema de rejeição.


Clique aqui para ler como os tucanos do Paraná lidam com quem toca música.
Clique aqui para saber "daquele" Senador tucano que foi pego embriagado e a mídia encobriu.
Clique aqui para ver como o tucano Richa lida com blog que fala mal dele.
.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PRÉDIOS DESABAM EM CURITIBA

.

Curitiba está afundando (clique aqui para ver uma tímida reportagem, mas que já nos dá idéia).

E não é figura de linguagem, está afundando mesmo. Este ordinário blogueiro não entende lhufas de engenharia, mas conversou com pessoas do ramo, para ouvir o seguinte. Falta fiscalização.

Na obra da R. João Gualberto, em um dos bairros classe-média da cidade, um dos moradores afirmou para a rádio BandNews nesta manhã, que já há dez anos só tiram terra do lugar. E falou também que há cerca de 7 anos já avisou insistentemente a Prefeitura. Óbvio, nada foi feito.

Na outra ponta da cidade, uma infiltração ocasionada por relaxo também ocasionou interrupção do trânsito e comprometeu a segurança em um viaduto importante.

Quem se lembra do caso da cratera de Geraldo Alckmin em São Paulo? O que a mídia vendida pouco divulgou (só quem não está no esquemão tucano) é que a fiscalização foi privatizada. Sim, quem devia fiscalizar era justamente quem estava construindo. Conto da carochinha, claro.

Ainda não dá pra saber o que houve no caso curitibano. O único incontestável é que a Prefeitura não se mete com os grandes grupos construtores como se mete com o zé-mané que vai fazer o puxadinho. Mas nessa, diversos prédios correm o risco concreto de afundar, e outros já afundaram.

E por quê isso ocorre? Por anos e anos de imaginação de que moramos no paraíso terrestre. De que aqui são todos ordeiros e que a administração pública é inteiramente proba.

Agora, estamos colhendo os frutos de nossa burrice.

Clique aqui para ver que um tucano gosta mesmo é de um bom autoritarismo.
Clique aqui para ver que os nordestinos deveriam abandonar São Paulo.
Clique aqui para ver que BlablabláRina, a mulher árvore, tem que se explicar.
.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

DEPUTADOS DO PR QUEREM IPAD

.

Responda rápido eleitor, você que está lendo essa mal escrito blog. Você tem um IPAD? Se não tem, me responda, fez alguma diferença na sua vida? Você perdeu uma mão, um pé ou um braço? Deixou de realizar algum grande negócio por causa disso?

Se você respondeu não à maioria destas perguntas, é capaz de pensar o mesmo que eu. Para quê um deputado precisa de um tablet, notadamente um IPAD, que é dos mais caros?

Pra nada, caro eleitor. Pra nada. 

Mas a festa na Assembléia Legislativa do Paraná parece não ter fim (veja). Mesmo depois das passeatas pela moralização no ano passado, sorrateiramente os ilustres fanfarrões do dinheiro público continuam na mesma. Sem fazer praticamente nada útil (não se iluda, um deputado estadual não trabalha nem é tão necessário como eles querem fazer você imaginar), abrem licitações para carrões de luxo, avião, e bugigangas eletrônicas.

Isso debaixo do seu nariz, porque o eleitor do Paraná, historicamente achou que esse não era um lugar de coronelismos como a Bahia, por exemplo. Ledo engano. Aqui é tão curral eleitoral, quanto. Como eramos todos ingênuos, implantaram um belo esquemão de fuleiragem com o dinheiro da viúva e de corrupção.

E o povo achando que estamos na Suiça.

Pense nisso na próxima eleição, já que desta vez o povo ainda não se flagrou. Reelegeu muito inútil e conduziu muitos imprestáveis pela primeira vez, à Assembléia. Pesquise sobre seu candidato, porque passeatazinha indignada, como você já percebeu, não serve pra nada.

Clique aqui para saber por qual motivo em Curitiba se instala uma cegueira seletiva.
Clique aqui para ver que apesar da imprensa, o Brasil ja é a sétima economia do mundo.
Clique aqui para ver como é uma cidade de primeiro mundo no sul maravilha.
.

terça-feira, 14 de junho de 2011

O JORNALISMO OPINATIVO DA FOLHA

.

A Folha, para quem não sabe ou não lembra, é aquele jornal que emprestava carros para os torturadores da ditadura brasileira, transportarem suas vítimas, sem serem notados pela população em geral.

Como naquele tempo as entregas dos periódicos eram feitas com veículos rabecões, ninguém achava estranho ter um carro daquele tipo parado na frente da casa do vizinho. Estranho seria ter um carro do DOPS.

Então, a Folha, o Globo e o Estadão, se engajaram barbaramente na defesa do regime que tanto lhes fazia bem. Claro que hoje, muito raramente reconhecem isso. Mas quem se lembra (ou procurou no Google), o editorial do jornal dos Marinho elogiando o golpe, chamado de revolução, sabe que falamos a verdade.
Assim, é importante verificar o que mesmo uma pessoa do povo, gente comum, mas com pensamento de direita, me disse dias atrás. A imprensa é um setor privado que visa lucro. Portanto, fará só o que importa para aqueles que lhes pagam. E nunca foi diferente.

Essa ladainha de rabo preso com o leitor é conversa pra boi dormir. Trololó, como estamos carecas de saber.

Aí a Folha anuncia uma palestra sobre jornalismo opinativo. Ora, e o jornalismo hoje em dia não é opinativo? A diferença é que ele não reconhece isso. Diz que é isento. Mete o pau em que tá do outro lado, mas esconde convenientemente os podres dos que estão de seu lado. Especialmente na política.

Alguns anos atrás, conversei com um jornalista cubano. Eu e outros jornalistas estavamos presentes. Um de nossos representantes da "inteligentsia" escrita soltou a seguinte pérola: "Como é ser jornalista num país onde você não pode falar mal do Presidente?". O jovem retrucou. "Olha, é difícil. Mas pelo menos, só não podemos falar mal dele. Aqui vocês não falam mal dos políticos que são atrelados aos seus patrões e nem falam mal dos anunciantes que estejam fazendo trambicagem, senão eles tiram a verba de publicidade.".

O cubano não poderia estar mais certo.

Que ande logo essa história da carochinha de jornalismo opinativo da Folha. E que estampe, pela decência e pela credibilidade, na chamada da matéria uma etiqueta preta com os dizerem em branco "O que você vai ler, é como nós achamos que as coisas deveriam ser. O bem do cidadão não está entre nossas prioridades".

Vamos sonhando que um dia isso acontece.

Clique aqui para ver no Paraná, os deputados querem IPads com o dinheiro do povo.
Clique aqui para ver que Gleisi contratou alguém de sua confiança, e isso é um horror.
Clique aqui para ver que Gleisi já teve uma consultoria e isso também é um horror.
Clique aqui para ver que o PSDB faz o que sabe melhor. Fecha escolas que não "dão lucro".
.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PARA QUÊ SERVE UM PREFEITO

.
Furando o bloqueio da mídia circuitão, publico aqui o breve relato em vídeo do antigo Prefeito de Curitiba sobre para quê serve a cadeira de alcaide. Quando esteve na administração da cidade, Rafael Greca fez uma administração notável de um município que, logo depois dele, entrou de cabeça nos grandes esquemas que já hoje, conhecemos tão bem, e que nos afetam profundamente. Do lixo, à indústria da multa ou o trânsito caótico. Você escolhe com o que  quer se indignar mais.

E é possível a cidade voltar a ser o que era? Na visão deste escriba, sim. É possível. Requer um pouco de esforço e de consciência popular, coisa que parece que o curitibano perdeu. Entregou um cheque em branco à administração, já faz um tempo. E você sabe, quando o gato sai, os ratos sobem na mesa. O povo se ausentou da fiscalização e deu no que deu.

Acompanhe o vídeo e que me sigam os mais velhos, que já estavam aqui quando Rafael foi Prefeito. Era ou não era uma cidade bem melhor?




 
Clique aqui para ver Suzana Vieira no corpo de uma jovenzinha.
Clique aqui para relembrar o que acontece com séculos de governo demotucano.
Clique aqui para relembrar o dia em que quase jogamos fora nosso tícket de loteria.
.

domingo, 12 de junho de 2011

MÍDIA CONFIRMA: GLEISI É O PRÓXIMO ALVO

.

A imprensa deveria ser imparcial, você sabe. Deveria criticar o que é errado e elogiar o que é certo, independente de cor, raça, credo e especialmente, de partido político.

Mas você também sabe que não é assim.

A mídia nacional gasta o pouquíssimo crédito que lhe restou com a opinião pública, sendo parcial, desinformando e vendendo seu passe para quem paga mais. Público e notório.

Ocorre que ela ainda tenta passar a imagem de isenta, coisa que se desmonta nas leituras diárias, nos textos impregnados de uma ideologia de botequim e de uma percepção errada do planeta.

No entanto, volta e meia alguém se entrega. Normalmente são os menos experientes. Foi o caso da Gazeta do Povo ao entrevistar Gleisi Hoffman. Note que na pergunta do destaque, está contida a verdadeira intenção da imprensa: bater, não importa porque e sim, importa em quem.

"A senhora foi campeã de votos, não incomoda virar o alvo preferido da oposição e da IMPRENSA?". Ora, da oposição vá lá, afinal, é o papel dela, considerando que está em franco processo de extinção. Mas da imprensa? Gleisi vai virar o alvo preferido da mídia, conforme dito no jornal, pelo simples fato de ser Ministra da Casa Civil?

Sim. E este blog mesmo já cantou a bola em outras publicações. Todos trololós, por óbvio. Já reclamaram porque ela já teve consultoria, que ela contratou um advogado de sua confiança para ser seu assessor jurídico. Como se alguma dessas coisas fosse ilegal ou ao menos, imoral. Queriam que ela vivesse de vento e contratasse alguém que encontrou nos anúncios do Google.

Você, leitor e eleitor, vá se acostumando. Se Gleisi for trabalhar despenteada vão lhe descer o sarrafo, como no dia em que a então Prefeita de São Paulo visitou um lugar alagado usando sapato de salto alto. Segundo a mídia, isso era um problema.

Mas não reclamaram de a filha de Geraldo Alckmin ser (de acordo com parte da imprensa) sócia da Daslú, empresa que sonegava descaradamente impostos e contrabandeava mercadorias e cuja dona principal, teve mandado de prisão decretado.

Se prepare, Gleisi.


Clique aqui para ver que Gleisi contratou alguém de sua confiança, e isso é um horror.
Clique aqui para ver que Gleisi já teve uma consultoria e isso também é um horror.
Clique aqui para ver que o PSDB faz o que sabe melhor. Fecha escolas que não "dão lucro".
.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

EUA: AGORA PRECISAM DO BRASIL


Era uma vez, uma nação rica e prodigiosa perdida nos confins do sul do mundo, sem eira e nem beira. Esta nação, que tinha tudo para ser o máximo, se contentava em ser chamada de quinta categoria. Para o rei da época, melhor era ser de quinta, do que de oitava.

Naqueles tempos, o rei dizia que era normal que quando alguém do corpo diplomático dessa nação quisesse entrar no império, mesmo que fosse (e quase sempre era) pra pedir um empréstimo, tivesse que tirar os sapatos.

O rei não se dava ao respeito e bajulava o imperador. O imperador, óbvio, sequer sabia que ele existia. De quando em quando o rei menosprezado, no afã de ter alguma demonstração de carinho, doava graciosamente as jóias da coroa para o imperador, que pouco se lixava.

O rei da época ofereceu tantos presentes, que dilapidou o tesouro de sua pátria. Os súditos ficaram passados e resolveram colocá-lo para correr.

De imediato empossaram um novo rei. Afinal, rei morto, rei posto. Esse novo pensava diferente Sabia que a nação  tinha potencial, riquezas naturais e um povo trabalhador, ordeiro e inteligente. Sabia no entanto, que teria que mexer com a forma como o próprio cidadão se via. O novo rei falava o tempo todo que os súditos deveriam parar de ter síndrome de vira-latas.

O novo rei investiu em seu país e muito rapidamente colheu frutos. Hoje o reino vive a fantástica situação do virtual pleno emprego. Enquanto isso, comandado por déspotas cada vez mais gananciosos e carniceiros, o império declinou.

Agora, os comerciantes do império pedem pelo amor de Deus para que o reino lhes estenda a mão.Pede encarecidamente para os cidadãos do reino viajarem até o império para lá gastar seus dobrões. Mesmo assim, o imperador não se deu conta de que não está mais podendo, como antes. Ainda mantém restrições burocráticas aos cidadãos do reino.

Infelizmente nem todos do reino se aperceberam que esse chamado, este canto da sereia, não passa de um grande engodo. O império agora precisa de nosso povo, de nosso dinheiro. Por isso nos estende o tapete vermelho. Lá as luzes são fascinantes, os brinquedinhos excitantes e os prédios são altos. Isso ainda nos encanta.

Mas na primeira oportunidade, nos estenderão as costas.

Logo todos verão isso.


Clique aqui para ver o reflexo de Gleisi na Prefeitura de Curitiba.
Clique aqui para ver o trololó do livro didático, que esquece o que convém esquecer.
Clique aqui para ver que você não é nada mais do que um caixa eletrônico para sustentar certas prefeituras.
Clique aqui para ver que a imprensa não liga para a segurança nos aeroportos.
.

A MÍDIA E A NÃO-DENÚNCIA

.

A atuação da imprensa em geral, paga, financiada e ideologicamente atrelada aos interesses da direita nacional, antes representada pela Arena e pelo PDS, hoje encabeçada, liderada  e travestida de democrática pelo PSDB, DEMo e pelo insignificante PPS, chega a ser irritante.

Noam Chomsky, o notável americano que revela incansável a ação torpe da direita estadunidense chamaria a atuação da mídia brasileira de patética. Chamaria o que ela faz todo dia contra aqueles que não são da patota, de "não-denúncias".

Ao ler esta medíocre reportagem da Gazeta do Povo, é possível notar, sem margem nenhuma para erro, como é ridícula a intenção de simplesmente, procurar cabelo em ovo.

"Ministra já teve consultoria". E por acaso é ilegal ter consultoria? E reparem o tempo do verbo. Já teve. Passado. Significando que não tem mais. Mas a imprensa que se diz isenta quer fazer crer que é um pecado. Como já dito, na visão de nossos caros jornalistas, Gleisi e todos os outros do Governo Federal deveriam ser faquíres e viver de vento. Se você não trabalha, é corrupto. Se trabalha é corrupto. Nada nunca está bom.

Mais pra frente, a não-reportagem também diz que ela contratou o advogado que um dia trabalhou pra ela, como assessor jurídico no Senado. Ora, e qual é o problema? Ela deveria contratar quem, alguém que trabalhou para um partido da oposição? Deveria contratar um advogado que ela não conhece? Deveria pegar o nome nas páginas amarelas ou procurar no Google?

Por acaso o Senado estabelece requisitos como esse para contratar? "É necessário que o advogado que você contrate seja um total desconhecido", ou por acaso a casa legislativa apresenta uma lista fechada e aquele que você contratar tem que estar no rol?

Gleisi pegou alguém que já lhe assessorou e  que por isso, ela confie, e foi além. Pegou alguém do ramo eleitoral, pra não ter erro.

Mas pra imprensa, isso não pode. Nada pode. 

Que tal fazer uma varredura no Congresso e ver quantos parlamentares têm ou já tiveram consultoria? Que tal verificar quantos contrataram advogados ou assessores de confiança, ao invés de catar um nome aleatoriamente na internet e brincar de uni duni tê?

Que tal perguntar para Geraldo Alckmin quem é seu advogado? Alckmin é "governador" do chamado Estado mais rico da Federação. Se o advogado de Alckmin não é suspeito, por qual motivo o da Gleisi é?

Que tal mandar fechar as consutorias de Pedro Malan, Arminio Fraga, Luiz Carlos Mendonça de Barros, FHC e da cambada tucana?

Ou a mídia só se importa com as consultorias de quem é da esquerda? 

Que tal parar de ler e assistir o que prega nossa imprensa corrupta?

Ontem de uma pessoa insuspeita, ouvi a seguinte frase, que  aliás, já foi dita dezenas de vezes nesse mesmo blog. "A imprensa é uma instituição privada, que visa lucro. Ela faz o que lhe interessa fazer".

Fiquei feliz ouvindo isso de alguém que é da direita. Parece que nem todos os brasileiros são cegos. A mídia trabalha para quem lhe paga, tal qual sabujo vil, tal qual um lambe-botas qualquer.


Clique aqui para ver que o autoritarismo é a marca das administrações tucanas.
Clique aqui para ler sobre os comunistas da Veja.
Clique aqui para ver que apesar da imprensa, o Brasil ja é a sétima economia do mundo.
Clique aqui para ver como é uma cidade de primeiro mundo no sul maravilha.
.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

NEM DEMOROU. AGORA ACUSAM GLEISI

.

E continua o trololó da mídia contra o Governo.

É a mesma bobagem de sempre. Agora, dizem que a nova Ministra também dava assessoria.

É curioso o casuísmo da imprensa. É óbvio que ela prestava assessoria. Qualquer cristão que seja profissional liberal vive disso. Gleisi, tendo sendo formada em Direito e tendo tido o passado que teve, de administração de grandes empresas como o caso da Itaipu Binacional, não é exceção.

A imprensa quer que os integrantes do Governo Dilma, assim como o de Lula, sejam faquíres, vivam de vento e durmam sobre pregos. Gleisi trabalhava e assim ganhava a vida. Queriam que ela fizesse o quê?

É preciso encarar os fatos. A mídia quer bater no governo de Dilma, como bateu no de Lula. É bater até sangrar.

Na minha opinião, a única coisa que falta para a Presidenta é bater na mesa e falar "chega com isso". A administração é feita de políticos e profissionais das suas áreas e pronto!

Alguém reclamou quando Henrique Meirelles saiu do BC e já começou a prestar sua assessoria? Mesmo sob quarentena? Alguém reclamou de Armínio Fraga, de Pedro Malan e de FHC? 

Claro que não. Mas de qualquer cidadão que pise no Governo de Dilma (e que não seja da "patota", pois Meirelles era), vão reclamar. 

Cabe ao povo prestar atenção. Tá na hora de sermos menos tolerantes com esse tipo de atitude pilantra de uma imprensa que se diz isenta.


Clique aqui para ver o reflexo de Gleisi na Prefeitura de Curitiba.
Clique aqui para ver o trololó do livro didático, que esquece o que convém esquecer.
Clique aqui para ver que você não é nada mais do que um caixa eletrônico para sustentar certas prefeituras.
Clique aqui para ver que a imprensa não liga para a segurança nos aeroportos.
.

terça-feira, 7 de junho de 2011

A QUEDA DE PALOCCI E A PREFEITURA DE CURITIBA

.

Este blog não vai discutir o sexo dos anjos na derrubada do Ministro Palocci. Armínio Fraga, Pedro Malan e até FHC faturaram alto com a influência que tinham ao sairem do Governo. Lula só cobra o que cobra por uma palestra porque foi Presidente. Sabe das coisas, tem influência.

Querer crucificar o Procurador Geral da República por ter arquivado o caso é uma burrice. Ele, como jurista que é, procura aspectos técnicos para mover ou não um processo. A inquisição da imprensa e da oposição queriam aspectos morais. A lei não trabalha e nem deve trabalhar com base na moral. Ainda mais uma falsa moral, como é a do mundo político.

Voltamos a dizer. O que Palocci fez pode até ter sido imoral, mas não era ilegal.

E eu não me lembro de uma única linha na imprensa escrita, ou um verbo na imprensa do trololó falado acusando Fraga, Malan e FHC por ganharem dinheiro em razão de seu cargo anterior. É a suprema hipocrisia. Mas o alvo da mídia, braço armado da oposição não é Palocci, em sí. O alvo é o governo de Dilma. Só na aparência o imprensalão e a chamada elite estão de bem com a Presidenta. Só na aparência.

Como já dissemos também, a oposição fazer carnaval, é até comum e esperado. O que não se espera jamais em uma República democrática é o papel de aríete da imprensa e do rolo compressor que ela moveu contra o natimorto Ministro (verdade seja dita, Dilma deveria ter pensado duas vezes antes de nomeá-lo). A mídia deveria apenas se ater a informar e dar fatos. O que ela fazia era lançar a cada dia uma avalanche de tonterías, que por mais que não fossem comprovadas, passavam a ser "verdades" porque eram reproduzidas pela Veja e pela Folha.

Enfim, Inês é morta.

O que sobra agora é a indicação de Gleisi Hoffman para o cargo. Haverá consequências inclusive nas eleições do próximo ano, para a Prefeitura de Curitiba.

Como o PT de Curitiba não tem nomes fortes pra concorrer já que a capital do Paraná é reduto tucano, ou de indicados tucanos, o que se passaria no próximo pleito era o lançamento de uma candidatura de festim. Era só mesmo para marcar posição.

Mas Gleisi tem um passado limpo e tranquilo, é uma Senadora que já demonstrou ser combativa, é carismática e bonita. Se ela ganhar as manchetes dos principais noticiosos por pelo menos 2 vezes na semana, terá chances concretíssimas de se fortalecer como nome à Prefeitura. Ainda mais estando a administração atual, apoiada pelo ex-mandatário Beto Richa (que hoje é Governador do Paraná) se desgastando a cada dia, escoando nos congestionamentos fantásticos da Linha Verde e na falta de carisma do atual Prefeito, Luciano Ducci.

Gleisi sendo Ministra e se a coisa seguir a lógica, vai complicar o já estranho e tumultuado quadro pré eleições em Curitiba.


Clique aqui para ver que o autoritarismo é a marca das administrações tucanas.
Clique aqui para ler sobre os comunistas da Veja.
Clique aqui para ver que apesar da imprensa, o Brasil ja é a sétima economia do mundo.
Clique aqui para ver como é uma cidade de primeiro mundo no sul maravilha.
.