terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DILMA ESCULACHA A MÍDIA EM CUBA

.

Dilma realmente é difícil de se lidar, na visão da imprensa. Quando pensavam que estavam conseguindo com que ela jogasse areia em tudo o que Lula fez, ela me vem com essa.

Vai pra Cuba e não fala mal dos Castro. Pior, deu uma grana e uma linha de financiamento pra diminuir o efeito do embargo assassino imposto pelos Estados Unidos que, normalmente direcionado a países pobres e menos poderosos, pune com sansões quem fizer comércio com a Ilha de Fidel.

Claro que o Tio Sam só faz isso com os pequenos, porque é covarde. E fazia com o Brasil também, na época de Don Fernando. Mas os tempos hoje são outros. O chanceler brasileiro não tem mais que tirar o sapato na alfândega pra entrar na América, tal qual um mendigo global. O Brasil, hoje inegavelmente em outro estágio, peita os Estados Unidos e faz valer seu tamanho e importância. Seja na área comercial, seja no campo diplomático.

Na prática o que o Brasil está fazendo é substituir na medida do possível, a antiga URSS no que se refere ao suprimento (leia-se venda) de bens a Cuba.

Cuba é um país pobre, mas que paga em dia. Como é uma ilha e não tem grandes produções industriais ou de commodities, depende de comprar dos outros. Só que a maioria se recusa a vender, porque os EUA assim ordenam.

Dilma deu mais um chega pra lá na mídia cachalote que achou realmente, porque ela deu uma dura no Irã, que ela faria o mesmo com os outros líderes de esquerda.

Ingênuos nossos jornalistas que não se dão ao trabalho de estudar a história. Não conhecem a presidenta do próprio país.

Clique aqui para ver que o governador tucano do Paraná, continua vendendo o Estado.
Clique aqui para ver as sandálias da humildade de quem tem medo de perder eleição.
Clique aqui para ver a lorota do meio-ambiente falada pelos supermercados.
Clique aqui para ver o último papel ridículo dos empregados da Veja.
.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PARANÁ; PRIVATIZAÇÃO AO INVÉS DE MELHORIA

.

Fato inegável. Tucano gosta de privatizar.

Silogismo. Beto Richa é tucano, portanto, adora privatizar.

Qual o problema das privatizações? Bem, se primeiro, fossem bem feitas, respeitando critérios éticos, morais, técnicos e lógicos, não teria nenhum problema.

Só que na prática sabemos que não é assim. As privatizações mundo afora são argumentos de governos normalmente corruptos para enriquecerem empreiteiros e terceirizadores de serviços, que, recebendo uma baba de dinheiro do contribuinte, pagam muito mal seus funcionários, não investem naquilo que deviam e claro, lucram fábulas de grana. Com esse benefício todo, não resistem a retribuir. Doam grandes e gordas quantias para eleição e reeleição do benfeitor.

Dito isso e entendida a sede de privatização da tucanagem, ficamos sabendo pela coluna de Celso Nascimento na Gazeta do Povo que o Governador superstar do Paraná vai privatizar mais alguns serviços. Pegará uma ótima iniciativa criada nos anos 90 pelo então Prefeito de Curitiba Rafael Greca (as Ruas da Cidadania), dará uma garibada, fará umas pinturinhas e dará umas maquiadas e tchan, entregará ao povo do Estado o "tudo aqui". Se trata de uma central de serviços para facilitar a vida do cidadão. Tudo lindo e maravilhoso até a coisa começar a operar e você sentir que estão te enganando com algo estranho. E o que é estranho? Como entregar para a iniciativa privada aquilo que é eminentemente público? Como será possível que se prestem serviços jurídicos, de segurança e outros de exclusividade governamental, por terceiros, costumeiramente mais mal remunerados que os próprios funcionários públicos originais?

Vamos dar um exemplo. Quem perambula pelas instâncias judiciais do Estado do Paraná sente na pele o que é ser atendido por um funcionário de cartório (judicial) privado e nota a diferença brutal quando é atendido por um funcionário público federal, nas varas federais.

E porque será? Bem, os donos de cartório não se sentem na obrigação de investir. Preferem guardar o repasse interinho pra eles a dividir o bolo comprando móveis novos para seus funcionários, melhores computadores, ar-condicionados para os cubículos que são as varas cíveis ou mesmo, fazendo uma citação para um processo, cujo autor pede assistência judiciária gratuita. Ou seja, o cartório não vai levar um tostão.

Quem milita no poder judiciário sabe do que eu estou falando.

Betão, se quisesse mesmo atender o povo que lhe paga o salário e os aviões que ele tanto gosta de comprar, poderia antes de tudo, melhorar o salário da polícia e dos professores. Mas pra isso nunca ninguém tem dinheiro. Depois, poderia diminuir o número de comissionados de seu governo para colocar mais e melhores funcionários públicos na lida diária. Em seguida, poderia se utilizar das diversas e sucateadas instalações e prédios estaduais para acomodar serviços de qualidade e mais baratos para o povo (ao contrário, ele sobe as taxas publicas). Logo mais, poderia aumentar e capilarizar o atendimento à saúde (ao contrário, ele fecha escolas e hospitais, e entrega o SAMU para a EccoSalva administrar). Uma mãe esse governo neolibelê.

Como dizia minha nona. Por fora bela viola. Por dentro, pão bolorento.

Parabéns a você, contribuinte troxa que será obrigado a engolir mais este pão bolorento que o governo mais privatizante dos últimos tempos, lhe enfiará goela abaixo. Parabéns mesmo por ter demonstrado saber votar.

Clique aqui para ver as sandálias da humildade de quem tem medo de perder eleição.
Clique aqui para ver a lorota do meio-ambiente falada pelos supermercados.
Clique aqui para ver o último papel ridículo dos empregados da Veja.
Clique aqui para ver a cracolândia da tucanolândia do Paraná.
.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TUCANOS CURITIBANOS E AS SANDÁLIAS DA HUMILDADE

.

A política é uma coisa muito curiosa, realmente. Pois vejam vocês com o que nos deparamos na pré-disputa para a cadeira de Prefeito da cidade de Curitiba, lugar absolutamente negligenciado pelos mandatários de uma década para cá.

Como é sabido, Curitiba sempre foi o "paraíso". Melhor lugar do Brasil pra se morar durante tanto tempo, diversos Prefeitos que por aqui passaram deitaram e rolaram. Claro, "esqueceram" o que era importante. No caso, importante era administrar a cidade. Usaram o tempo pra se promover pessoalmente. Deu certo para alguns e pelo jeito, não está dando muito certo para o atual alcaide.

Para quem não mora na Capital do Paraná, eu explico. Luciano Ducci, o Prefeito, não é um cara muito querido pelo povo. Ele não faz questão de ser simpático, aparentemente também não faz questão de fazer as obras que o povo precisa e pelo que vemos, não faz questão de ouvir a população.

Obras existem. Mas só aquelas que enriquecem as empreiteiras e transformam a vida do cidadão comum num inferno. Especialmente no trânsito. Coisas que nunca terminam e você não vê a menor lógica para isso. Mas a Prefeitura sempre têm uma boa desculpa para fazer poda de árvores na segunda-feira as 8h30 da manhã. Bem no momento que o trouxa do contribuinte vai para o trabalho. Ou arrumar calçadas fechando ruas centrais por 4 meses, especialmente por volta das 18h, quando o (de novo) trouxa tenta voltar para casa.

Provavelmente os tucanos que apoiam o Prefeito (do PSB) viram a popularidade dele cair pelas tabelas. Assim, resolveram pedir para o ex-Prefeito Rafael Greca, que é pré-candidato pelo PMDB, que fosse vice de Ducci. 

Greca tirou de letra. Disse primeiro, que não se vende. Depois, que o pedido veio tarde demais. Talvez se tivesse vindo antes de o Governador (padrinho político de Ducci) destruir o que o PMDB construiu para o povo durante a administração estadual, quem sabe a resposta pudesse ate ser pensada. 

Mas não é o caso.

Greca sabe o que fala. O Governador Beto Richa tem costumado achar que pode passar por cima de tudo e de todos por causa de sua alta popularidade. Esquece por exemplo, que Lula, muito maior e mais popular que ele, não conseguiu eleger uma série de governadores Brasil afora. Beto esquece também que popularidade é uma coisa fulgaz, que some repentinamente quando o povo se toca que está sendo ludibriado.

E esse dia, pelo que vemos, está bem perto. Deviam vestir as sandálias da humildade. Já esse dia no entanto, parece estar bem longe.

Clique aqui para ir até o blog do Esmael Moraes para ver a notícia.

Clique aqui para ver a lorota do meio-ambiente falada pelos supermercados.
Clique aqui para ver o último papel ridículo dos empregados da Veja.
Clique aqui para ver a cracolândia da tucanolândia do Paraná.
Clique aqui para saber o motivo da compra de um novo avião pelo ilustre Governo do Paraná.
.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SUPERMERCADOS E A LOROTA DO MEIO AMBIENTE

.

Você sabe que está sendo enganado pelo lobby verde dos legislativos municipais, estaduais e federal, quando vê uma notícia como esta, da demissão no setor dos fabricantes de sacolas plásticas.

É que na tucanolândia mór do Brasil, proibiram a utilização das sacolinhas nos mercados. Se você a quiser, terá de pagar. Os supermercadistas, autores do lobby, estão rindo à toa, tudo sob a capa de preservar o meio ambiente.

Então me diga se não estou certo. Você joga seu lixo fora como? Usando uma sacola plástica tradicional de supermercado, ou compra um pacote com sacos de lixo daqueles azuis ou pretos para tal fim?

Claro. Você, eu e a maioria dos brasileiros nos utilizamos das sacolinhas tão providenciais.

Sabedores disso, Diniz e companhia fizeram o quê? Uma campanha massiva para desestimular o uso. Primeiro, queriam vender as de pano. Além de não terem que oferecer sacolas grátis, ganhariam uma boa grana obrigando o povo a engolir mais um produtinho. Não deu muito certo, porque o povo ficou sabendo que as sacolas plásticas de hoje em dia são por lei, biodegradáveis, ou seja, não duram mais do que 180 dias no meio ambiente antes de sumirem. A lorota ecológica não funcionou.

É que procure entender você aí, quanto um supermercado como o Pão de Açucar, Wal Mart ou Carrefour gasta por ano com esse negócio de dar sacolas plásticas para os clientes. Imagine a substancial economia que não farão a partir de agora. Não é um motivo bacana pra engambelar o cidadão com a lorota do meio ambiente?

Pois se ainda não se convenceu, digo mais. Ok, você leva suas compras embora em caixas de papelão (que deverá trazer de casa porque elas sumirão dos mercados já já) ou sacolas de pano. Mas e teu lixo, vai pro caminhão embalado em quê? Na tua sacola de pano? Na tua caixa de mercado?

Você não será obrigado a comprar sacos plásticos biodegradáveis do mesmo jeito, para o descarte do lixo?

Viu como te enganaram? Te enganaram dizendo que era tudo pelo meio ambiente.

As indústrias das sacolas já se manifestaram publicamente denunciando a farsa, mas a mídia claro, não deu muito espaço. Quem faz propaganda todo santo dia nas rádios e TVs do Brasil, os supermercados ou os fabricanes de sacolinhas?

Quem será que iria ganhar essa briga?

Última pergunta. Já que os amigos do Abílio não precisarão gastar mais uma grana mandando fazer sacolas plásticas, será que eles vão repassar a economia pro preço do produto que eles vendem?

Clique aqui para ver o último papel ridículo dos empregados da Veja.
Clique aqui para ver a cracolândia da tucanolândia do Paraná.
Clique aqui para saber o motivo da compra de um novo avião pelo ilustre Governo do Paraná.
Clique aqui para ver o que a FPF não vê.
.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

REIZINHO CULPA DILMA POR PINHEIRINHO E LIVRA O TUCANO

.

O mundo mineral sabe que é pura perda de tempo ler a coluna de Reinaldo Azevedo na Veja.

Não é porque eu não gosto dele, porque não concordo com o que ele diz. Eu leio um monte de coisas ditas por pessoas com quem eu costumo não concordar. Mas é que o reizinho realmente deve imaginar que todos os seus leitores são absolutos estúpidos.

Depois que a mídia deu alguma coisa sobre a violência com a qual a polícia de São Paulo desocupou a favela do Pinheirinho, e, para bom entendedor, meia palavra basta, autorizado pelo sr. Governador daquelas planícies, (o impoluto Geraldo Alckmin), ficou meio claro de quem era a responsabilidade.

Tanto é verdade que o tucanão disse, nas palavras dele, que decisão judicial tem que ser cumprida.

Veja bem, leitor. Atente para os fatos. Alckmin autorizou a desocupação pela polícia. Esse tipo de operação nunca ocorre sem a chancela do Governador que é o chefe da polícia estadual!

Mas reizinho não se contenta. Teve a coragem de dizer para seu povo, que o Governo Federal poderia ter impedido o massacre. Mas como assim? Não foi o Governo estadual, tucano, que ele tanto defende que ordenou o massacre? 

Reizinho se prende a argumentos que até uma criança de 12 anos rebate. "O Governo Federal poderia ter feito alguma coisa". Que coisa, cara-pálida? O que ele quer dizer? Que Dilma saberia que Alckmin ia ordenar que a polícia descesse o cacete na pobrarada e não ligou para impedí-lo?

"Alckmin, eu sei que você vai mandar bater nos pobres, mas não faz isso não, querido!"

Bem, pensando melhor, talvez reizinho tenha razão. Ela deveria ter adivinhado que o tucano ia mandar cacetear os favelados. Foi assim em todas as outras desocupações determinadas pelo PSDB, um governo sabidamente de ricos e que tem nojo da pobreza, por que haveria de ser diferente agora?

Reinaldo diz com todas as letras que Geraldo não tem culpa por ter ordenado a pauleira covarde em cima do povo, mas que Dilma tem culpa em não ter falado com ele, antes, pra ver se ele se tocava. Se for assim, por qual motivo o picolé de chuchu é Governador? Pra quê a Constituição Federal dá poderes ao Governo Estadual? Até porque, convém lembrar, a Justiça Paulista, ela mesma, disse que o massacre era legítimo e tudo bem dar ripada nos pobres. Quer dizer, a ordem de Geraldo é legal, mas é imoral. Azevedo não vê problema nisso. Uma ordem de Dilma seria ilegal, apesar de moral. Azevedo vê um problema aí.

Estou tentando lembrar do caso da consultoria do Palocci, que era legal mas imoral. Azevedo achou um horror e montou um circo com palhaços mil no picadeiro. Pra provar que ele defende um único patrão (a tucanada), o mesmíssimo tipo de consultoria implantada por Zé Chirico, pra "justificar seus ganhos" (palavras do próprio Zé), Azevedo achou normal (clique aqui para ver).

E convém lembrar pra quem não ficou sabendo, o Ministro da Educação na figura do Governo Federal se manifestou sim, a respeito, dizendo que não concordavam com esse tipo de desocupação.

Em suma, a tucanolândia tudo pode. Suprema, é senhora dos céus e dos mares. Até quando está errada está certa, porque os outros têm o dever de corrigi-la.

Reinaldo Azevedo é, de longe, a pessoa mais cara de pau da imprensa brasileira. Ele consegue pegar uma notícia, cuja culpa exclusiva dos fatos é das pessoas que ele tanto defende, e distorcer ao máximo, invertendo a lógica das coisas.

Idêntico é dizer que a culpa pelos crimes do estuprador, é da mãe dele, que não o impediu de nascer.

Sinceramente, você aí, que é leitor da Veja. Não se flagrou ainda que esse povo não bate bem da bola?

Se ainda não sabe do que se trata, assista ao quê o Geraldo acha certo e o Azevedo defende.

E antes de assistir ao vídeo, talvez queira uma informação adicional. Sabe por qual motivo a tucanagem se elege e reelege em SP apesar de tanta sacanagem com os pobres? Porque a maioria deles, especialmente os que vieram de fora, não têm título de eleitor. Ou nunca transferiram, ou jamais conseguiram tirar.



.


Clique aqui para ver a cracolândia da tucanolândia do Paraná.
Clique aqui para saber o motivo da compra de um novo avião pelo ilustre Governo do Paraná.
Clique aqui para ver o que a FPF não vê.
Clique aqui para ver sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A CRACOLÂNDIA DA TUCANOLÂNDIA

.

Existe um mito ainda reinante em Curitiba, pouco notado pelo próprio povo da capital, de que aqui, apesar dos problemas (que sempre acham que são poucos), a cidade ainda é a melhor do que as outras pra se viver.

Bem, um dia isso já foi verdade e esse blog bate nesta tecla repetidamente. Mas não tem aquele ditado "faz a fama e deita na cama?". Aqui é igual. Os políticos da cidade, a partir de um certo momento, pararam de fazer o melhor. Concentraram-se em transformar a Prefeitua num mero trampolim eleitoral para outros cargos e deram uma banana pro povo.

Basicamente o que aconteceu com São Paulo. Um depois do outro, entram na Prefeitura pretendendo o Governo do Estado. E abusam da boa vontade da população. São Paulo nem sempre foi aquele horror incontornável que é hoje. Mas pela falta de alternância de poder, criou feudos fabulosos. Se não derem um basta, a situação fica irreversível. Lá, já ficou. Aqui parece que vai no mesmo caminho.

Bem, a notícia da Gazeta do Povo de hoje é sobre as cracolândias. Essa era uma droga paulistana mas naturalmente, pegou o Brasil todo de sola. E por quê? Porque é barata e fácil de vender.

Não havendo polícia suficiente para coibir, e com os traficantões soltos por aí (só os pés-de-chinelo estão na cadeia), o negócio vai ficando impossível. Mas uma coisa precisa ser notada. Ninguém "vive" no Governo Federal. As pessoas vivem nas cidades. A grana vinda de Brasília é uma fábula, pra combater as drogas. Os municípios fazem projetos, enviam pra Brasília e a grana vem. E o que acontece? Some na corrupção e na burocracia. E esta é outra coisa pouco ou nada divulgada na imprensa, que tem uma missão única na vida: cacetear o Governo Federal. Ora, ninguém fala dos ralos da corrupção? Ninguém fala que a grana some é nas cidades. Dão a entender que ela se "perde no ar" no caminho de Brasília pra cá. 

É preciso ser muito ingênuo para acreditar no trololó que se instalou em nossas bandas. A grana vem das linhas de crédito federais. É sacada aqui, como se saca dinheiro em um caixa de banco, e surpreendentemente, vira vapor.

A cidade de Curitiba tem ótimos planejadores e já foi autora de uma realidade diferente na questão do acolhimento aos dependentes químicos. Tudo foi jogado fora com o fechamento das casas de apoio, com o abandono dos espaços públicos e com o excesso de propaganda e com o mínimno de atitude. Pra se ter uma idéia, o primeiro restaurante de 1 real do Brasil, feito aqui, virou ele mesmo, uma cracolândia. E por quais motivos? Porque o poder público some do mapa e larga num canto suas obrigações.

Preocupada e parecer bonitinha pra quem vem de fora, e pras camadas mais abastadas da população o que houve? Ora, largaram as periferias e os miseráveis ao próprio destino e a bandidagem tomou conta. Os miseráveis andarilhos deixaram de ser acolhidos e crianças de 5 anos começaram a fumar crack. Seja coerente, você que está lendo essa postagem. Adianta se isentar e culpar um moleque de 5 anos e dizer que é drogado porque quer, que é vagabundo? Você pode dizer isso a um adulto, que vira dependente depois de ter um emprego e família. Mas para uma criança? Você que tem filhos, acha que o seu, de 5 anos, conseguiria discernir entre o certo e o errado? Ou uma criança de 10 anos, acha que consegue? Acha que ela tem como?
É pilantragem do poder público que faz isso, ou não é?

É preciso lembrar aos ilustres mandatários da Capital do Estado que eles são sim, responsáveis, pela diminuição do consumo de crack. Ao invés de assumirem seu papel, ficam nesse jogo de empurra, dizendo que é meramente caso de polícia, ou que não têm dinheiro para fazer nada.

E nosso orçamento de 5 bilhões de reais? Serve só pra pagar projetos inexequíveis de metrôs trilionários que só vão encher as burras das empreiteiras de dinheiro? É só pra fazer uma Linha Verde que nunca termina, e que tornou o trânsito, proporcionalmente ao número de carros e habitantes, um dos 5 piores do Brasil?

Como a cada quatro anos, as eleições estão aí. As opções que a mídia nos vende são, o queridinho da América (Gustavo Fruet) e o nosso picolé de chuchu apoiado pelo Governador do Estado, Luciano Ducci, prefeito atual.  Infelizmente, os dois têm o mesmíssimo discurso, vêm do mesmíssimo lugar e pretendem a mesmíssima coisa. Usar a cidade como trampolin e o resto que se exploda. O povo que se vire.

Vergonha das vergonhas, até o PT da Capital está (sob as ordens do Ministro Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann) querendo apoiar o neotucano Gustavo Fruet. E por quê? Pra pavimentar a estrada do Governo Estadual para a Ministra. Uma troca de apoio que revira o estômago dos ideologistas.

Meu voto, nenhum desses dois terá.

Se a questão é essa, nos devolvam os 5 bilhões do orçamento. Aposto que o povo tem ótimas idéias sobre como aplicar decentemente esse recurso.

Clique aqui para saber o motivo da compra de um novo avião pelo ilustre Governo do Paraná.
Clique aqui para ver o que a FPF não vê.
Clique aqui para ver sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
Clique aqui para ver um bom exemplo de atitude de torcida organizada.
.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

RICHA COMPRA AVIÃO PARA VISITAR LUIZA, QUE ESTÁ NO CANADÁ

.

O Governador Beto Richa, psdbista que gastou 17 milhões do dinheiro do povo através da empresa de energia do Paraná para comprar um avião novo, enquanto o seu ainda dava pra voar (e que, como bom tucano, vendeu o velho para uma empresa que estava precisando), finalmente veio ao público contar o motivo tão insabido. É pra visitar a Luiza, que está no Canadá!

Clique aqui para ver o que a FPF não vê.
Clique aqui para ver sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
Clique aqui para ver um bom exemplo de atitude de torcida organizada.
Clique aqui para saber sobre um documentário a respeito do homem na lua. Se foi ou não.
.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FUTEBOL: O ÓBVIO QUE A FPF NÃO VÊ

.

Este blog sempre bate na tecla de que é preciso perseverar pela paz fora dos gramados, porque, tirando o fato de ser o mais elementar dos direitos, é questão de civilidade e inteligência.

A foto acima é do momento do protocolo da ação judicial com pedido liminar que reforça a necessidade de a Federação Paranaense de Futebol não ser tão parcial ao determinar que o Coritiba alugue seu estádio para o Atlético Paranaense. O que se questiona na população dos dois lados das torcidas é, se for uma coisa conversada, tudo bem. O que não pode, é ser imposto. Ainda mais depois da troca de farpas iniciada pelo presidente do Atlético contra o Coritiba. Como o torcedor é muito mais sucetível a isso do que a cartolagem que faz jogo de cena, não se pode imaginar que todos concordariam com o empréstimo compulsório. Resultado? Se o empréstimo efetivamente ocorrer, haverá uma guerra de torcidas. Uma praça de guerra instalada em plena área nobre da cidade de Curitiba.

No momento desta postagem, o empréstimo parece uma opção longínqua, mas infelizmente não pelo olhar atento e preocupado da FPF e sim, de outros lados interessados. O Coritiba, com sua legitimidade natural por ser o dono do campo, e o povo por querer preservar a paz e conseguir ver o óbvio. O óbvio que a FPF não vê.

Com a palavra o poder judiciário que até agora, tem sido coerente na decisão.


Clique aqui para ver sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
Clique aqui para ver um bom exemplo de atitude de torcida organizada.
Clique aqui para saber sobre um documentário a respeito do homem na lua. Se foi ou não.
Clique aqui para ver que Curitiba é uma das 40 cidades mais violentas do mundo.
.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LERNER: METRÔ É PRA EMPREITEIRO

.

O mundo mineral sabe que este blog tem trilhões de restrições contra o ex-Governador Jaime Lerner.

Porém, uma coisa é sabida. Burro ele não é. Tem boa visão de urbanista (péssima de adminstrador).

Ele foi até a rádio CBN dizer que o metrô de Curitiba é uma obra boa só pra empreiteiro.

E falou com todas as letras o que este blog já fala há 3 anos. A cidade toda está sendo canibalizada para justificar uma obra faraônica. E quem se favorece de obras faraônicas? Nunca é o povo.

Não são os empreiteiros que financiam determinadas campanhas políticas? Quem você acha que esses empreiteros vão apoiar nas próximas eleições?

Caso queira ouvir a entrevista, clique neste link. Se você é de Curitiba, bote a mão na caxola e tente pensar. Um semáforo por quadra, ruas estreitadas, ausência de viadutos e trincheiras não são atitudes pra congestionar de propósito uma urbe? Quem vai querer andar de ônibus se ele é lotado e demora muito mais do que o carro? Depois, pense adiante. Quais coisas dava pra fazer pra melhorar o transporte coletivo sem ter que fazer um metrô de apenas 14 quilômetros? Será mesmo que um metrô de 14 quilômetros vai resolver o problema de uma cidade com 1700 quilômetros de vias? Será que todo mundo que está atônito com a idéia vai conseguir andar de metrô ou ele vai favorecer somente uma parcelinha mínima da população?

Uma dica fácil. Se o metrô for construído onde está o planejamento atual da Prefeitura, ele vai atender somente as pessoas que moram perto das canaletas dos ônibus expressos. Será que quem usa o expresso precisa mesmo do metrô? E o povo dos bairros, o grande afetado pelo transporte coletivo medíocre que tem atualmente Curitiba, vai poder usar o metrô?

Sabe qual a resposta? Não.

Pense nisso na próxima vez em que for botar o voto na urna. Fique sabendo que estão nesse trololó de metrô desde a administração de Cassio Taniguchi há quinze anos.

Clique aqui para ver um bom exemplo de atitude de torcida organizada.
Clique aqui para saber sobre um documentário a respeito do homem na lua. Se foi ou não.
Clique aqui para ver que Curitiba é uma das 40 cidades mais violentas do mundo.
Clique aqui para ver que Curitiba quer voltar às origens.
.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

COPA DO MUNDO; O BOM EXEMPLO QUE VEM DA TORCIDA

.

O advento da Copa do Mundo Fifa a ser realizado no Brasil mostrou ao povo as diversas faces de uma mesma coisa. O entrelaçamento do futebol com a política, com o dinheiro público e com o amor do torcedor por seu clube.

Notadamente se vê o caso da Capital Paranaense, onde o Atlético Paranaense, cederá sua Arena para os jogos da Copa e para isso, a fechou para reforma. Só que como fechou, não tem onde jogar, e é aí que o bicho pega. Resolveu pedir para a Federação Paranaense de Futebol que interviesse e obrigasse o seu rival Coritiba, a emprestar seu estádio.

Tirando de lado as briguinhas de dirigentes, quando um fala mal do estádio e do time do outro, essa é uma questão séria. E é séria porque mostra que Copa do Mundo é um evento privado, de instituições futebolísticas privadas, que normalmente, dão lucros privados. Mas para a qual o poder público se mobiliza e onde também, coloca muito dinheiro.

Claro que na outra ponta existe retorno institucional. O turismo aumenta muito, as obras de melhorias ficam para as cidades sede. Milhares de empregos são gerados e até o nível escolar de determinados oferecedores de serviços aumenta, como é o caso dos atendentes em hotéis e taxistas. Todos precisam estar preparados. Não faz tempo que as Copas do Mundo começaram a dar lucros para os países sede. Antes era dinheiro a fundo perdido. Agora é claramente uma questão de ganha-ganha.

Cada caso é um caso e os países precisam ser soberanos para saberem se podem ou não realizar os jogos e se têm grana pra colocar nos preparativos. O Brasil preciava disso até como um factóide para se reforçar no cenário político mundial.

Estranho é ver o que foi visto no final da última semana em Curitiba. A Federação Paranaense de Futebol, FPF, instituição à qual se subordinam os clubes do Paraná, obrigou o Coritiba a ceder o estádio por um aluguel de 30 mil reais. Tirando a questão do dinheiro que nos parece mixaria, a primariedade da instituição não se atentou para outros aspectos como por exemplo, a segurança. É que na frente do Estádio do Coritiba fica a sede da torcida organizada deste clube. E o que você acha que vai acontecer nos dias em que o mega rival Atlético Paranaense for usar o campo? Bem, pelo lado mais simplório, a loja da torcida organizada, a  Império Alvi Verde (do Coritiba) terá de fechar as portas, impingindo-lhe prejuízo financeiro. No lado mais dramático, haverá quebradeira e prejuízo financeiro para toda a coletividade que mora na região, para os ônibus públicos e todo o etcétera ao qual já estamos acostumados. Não há nem que se entrar na seara de que torcedor que briga e quebra não é torcedor, é vândalo. Isso é claro. Mas é cultural e não será mudado de uma hora para outra.

E a FPF, que pensou a respeito? Nada. Decidiu e pronto!

O Coritiba se mobilizou juridicamente perante o Tribunal de Justiça Desportiva, como era natural que o fizesse. Mas a atitude por assim, dizer, mais expressiva e surpreendente, veio da própria torcida organizada Império Alvi Verde. Procurou aconselhamento jurídico para impedir, dentro das regras da civilidade, o embate que por óbvio, se aproxima (veja as notícias aqui e aqui).

É uma questão para se pensar. Muito dinheiro público será colocado na readequação da Arena do Atlético Paranaense para a Copa. Com isso, ganhamos todos. Mas e o outro lado? A cartolagem está realmente preparada para os ônus de se trazer um evento como esse para o país? Ela está preparada para decidir as coisas no campo do Direito e não do tapetão? Ela está preparada para deixar de molecagem e de se utilizar de uma coisa como a paixão do brasileiro pelo futebol, para fazer por debaixo dos panos o que bem entender?

Convém pensar a respeito. A julgar pelo bom exemplo da Império Alviverde dá pra notar que o cidadão comum começa a se mobilizar quando quem deveria, não faz nada. Pouco se lixa.

Clique aqui para saber sobre um documentário a respeito do homem na lua. Se foi ou não.
Clique aqui para ver que Curitiba é uma das 40 cidades mais violentas do mundo.
Clique aqui para ver que Curitiba quer voltar às origens.
Clique aqui para ver que o povo cansou  de trololó em Curitiba.
.

domingo, 15 de janeiro de 2012

FOX: VELHO DOCUMENTÁRIO SOBRE A FARSA DA LUA

.
Se você, como este blog e como Shakespeare, acredita que existe muito mais entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia, talvez goste de assistir a esta sequência de vídeos produzidas pelo canal FOX, numa época em que ainda era livre de Rupert Murdoch e de George Bush Filho. Fala sobre a suposta ida do homen à lua.




.
Naturalmente como é sabido, foi-se o tempo em que os americanos questionavam as atitudes do próprio governo. Este tempo voltará, considerando que as tranquilidades econômicas existentes até os anos 80 não mais existirão e levarão muitos, incluindo os que ocuparam Wall Street, a continuar perguntando se é mesmo, tudo verdade o que diz a imprensa oficial e o Governo que nela, despeja bilhões de dólares.

Convém lembrar o contexto dos anos 60. Os EUA perdiam de 3x0 para a URSS. O primeiro satélite a circundar a órbita da Terra (Sputnik), o primeiro ser terrestre levado ao espaço (a cadela Laika), e o primeiro humano a passear fora do planeta (Yuri Gagarin). Curiosamente 50 anos depois e com uma tecnologia absolutamente suprior à da época, depois, ninguém mais, nenhum país, conseguiu repetir o feito estadunidense. Nem a Rússia, que estava em tese, a 15 minutos da Lua.

Mas o bom da democracia é cada um acreditar na história da carochinha que melhor lhe convier.

Clique aqui para ver que Curitiba é uma das 40 cidades mais violentas do mundo.
Clique aqui para ver que Curitiba quer voltar às origens.
Clique aqui para ver que o povo cansou  de trololó em Curitiba.
Clique aqui para ver um dos maiores reflexos da privataria tucana.
.

sábado, 14 de janeiro de 2012

CURITIBA. UMA DAS MAIS VIOLENTAS DO MUNDO

.

Curitiba, uma cidade acostumada a recordes, tem mais um para se orgulhar. O de ser uma das cidades mais violentas do mundo.

A notícia ficou escondida lá nos cadernos intermediários do imprensalão, já que não é nada conveniente falar isso da cidade largada pelo poder público, e que prioriza as grandes jogadas do cassino da construção civil, onde só ganham os empreiteiros e só perde a população.

O que o Prefeito vai dizer disso?

Provavelmente nada, já que dificilmente será interpelado por algum órgão de imprensa.mais conhecido. É o tipo de informação que só se dá em notinha, pra não ser acusado de favorecimento. Igual esconder o livro A Privataria Tucana. Mesmo esgotando lote após lote, o imprensalão finge que não vê.

É nessa imprensa que você vai pegar as informações para as eleições de 2012. Parabéns.

Clique aqui para ver que Curitiba quer voltar às origens.
Clique aqui para ver que o povo cansou  de trololó em Curitiba.
Clique aqui para ver um dos maiores reflexos da privataria tucana.
Clique aqui para ler sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PREFEITURA: CURITIBA QUER VOLTAR ÀS ORIGENS

.
.
Este escriba não ficou nenhum pouco surpreso quando leu na coluna de Fabio Campana que o ex-Prefeito de Curitiba Rafael Greca lidera a preferência dos eleitores em relação às entrevistas de todos os pré-candidatos na Gazeta do Povo.

E o motivo da não surpresa é básico. Ele realmente é o mais capaz.

Não há que se dizer que ele é o único bem intencionado. Talvez haja mais um ou dois que realmente se preocupam com o que virou a Capital do Paraná, que verdadeiramente se chocam com o balcão de negócios instalado na Prefeitura desde uns 15 anos pra cá. Mas mesmo dentre os bem intencionados, Greca é o único que pode dizer que tem experiência de verdade. Ele já comandou Curitiba em uma época em que sequer havia reeleição, e proporcionalmente, fez mais do que todos os sucessores juntos, em apenas 4 anos.

E nem é exagero da minha parte. Basta olhar os números.

Greca tem conquistado eleitores por onde anda porque sabe do que está falando. Conhece a cidade como nenhum outro candidato, e como ele, talvez uma ou duas pessoas em todo o Estado. Sabe os nomes dos rios, onde nascem e onde morrem, sabe onde aperta o sapato do cidadão comum, do mesmo jeito que entende a aflição do não tão comum. É religioso e culto, sem ser arrogante e chato. Quando Prefeito, telefonava para a casa dos munícipes para saber se estavam sendo bem tratados pela Prefeitura.

Isso tudo deixa marcas que não se apagam facilmente. Os que votaram nele lá atrás ou que viveram na cidade em seu tempo, certamente tentarão reconduzí-lo à Primeira cadeira do município. Os mais jovens por seu turno, têm ficado fascinados com as grandes oportunidades de crescimento que a cidade poderá ter, caso ele seja eleito novamente. É uma questão de ganha-ganha, tão importante para um lugar que costumava ficar entre os mais importantes lugares para se viver em todo o planeta, e que jogou tudo fora nas mãos de prefeitos descuidados e vaidosos, que utilizaram do paço municipal como um imenso espelho para se olhar e se auto promover.

Mas o difícil ainda está por vir. Enfrentar a máquina da Prefeitura e do Governo do Estado que apóiam Ducci e a mídia imprensalão que apóia Fruet, será o realmente pauleira. Nas poucas oportunidades que surgem, Rafael Greca mostra ao quê veio. É o efeito Enéas Carneiro. Mais palavras com conteúdo por segundo falado.

Outubro está perto e a possibilidade de ter Curitiba de volta aos cidadãos, também.

Clique aqui para ver que o povo cansou  de trololó em Curitiba.
Clique aqui para ver um dos maiores reflexos da privataria tucana.
Clique aqui para ler sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
Clique aqui para ver que o pau que bate em Chico, não bate em Francisco.
.

CURITIBA: CANDIDATO QUER MAIS CHAFARIZES

.

O jornal Gazeta do Povo fez uma série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba e teve uma surpresa não tão supresa assim. A maioria esmagadora dos respondentes, não fala coisa com coisa.

É um fato que o cargo de alcaíde da Capital do Estado virou trampolim para pretensões maiores. Por causa disso, o povo ficou largado. Tem aqueles que querem concorrer apenas pra ficar na mídia e ser lembrado para uma próxima disputa e tem outros que pretendem ganhar pra aplacar seus desejos de poder. O mais escandaloso deste setor é o ex-tucano Gustavo Fruet, que após passar 8 anos ripando o PT e todos os seus integrantes, de repente vai morrer de amores pelo estilo esquerdista de governar e vai ficar de bico fechado se conseguir apoio efetivo para seus interesses eleitoreiros. Outro escandaloso é o atual Prefeito, que simplesmente não conhece a cidade que governa. Sair pela tangente é sua principal qualidade.

Como dito pelo jornal, tem os sem noção absoluta, como Ratinho Junior  (sim, filho do próprio) querendo mais chafarís e Renata Bueno elegendo o Oilman como a figura mais epressiva da história da cidade. Durma com um barulho desses (se você é de fora, clique aqui para saber quem é o herói de Renata).

O que deveria ser sério virou trágico. O principal discurso é sobre um metrô* inviável, que será enfiado goela abaixo dos cidadãos que serão obrigados a pagar uma dívida infinita, por um modelo de transporte que em nada ajudará a cidade, mas ajudará sim, e muito, aos empreiteiros e aqueles a eles ligados.

O curitibano corre o risco de ser engambelado mais uma vez no processo eleitoral, como vem sendo nos últimos 15 anos. Prometem algo que nem pretendem cumprir. Como já dito mesmo nas tais entrevistas, a tal Linha Verde, feita para ser uma maravilha de lindeza e de agilidade, deveria ter ficado pronta há 8 anos, não está nem na metade, transformou o trânsito da cidade toda num caos e simplesmente estourou o orçamento, sendo que agora a Prefeitura vende potencial construtivo pra arrecadar dinheiro para levá-la adiante. E o povo? O povo nem sabe o que é isso. Está acostumado a viver numa cidade progressista e não se deu conta que não é nem sombra daquele lugar que tanta fama trouxe para sí.

O processo eleitoral na cidade está, como nos 4 últimos pleitos, sendo levado na zombaria e na arrogância de quem tem o poder. No fundo a culpa é nossa, que não botamos esses espertinhos no paredão.

* O problema não é o metrô em sí, e sim o estilo de metrô que querem construir. Caríssimo, enterrado e desligado dos pontos de necessidade e portanto, dos usuários.

Clique aqui para ver um dos maiores reflexos da privataria tucana.
Clique aqui para ler sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
Clique aqui para ver que o pau que bate em Chico, não bate em Francisco.
Clique aqui para ver como o imprensalão trata a mesma chuva em dois lugares.
.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SP: VIVENDO NUM SUBMARINO AMARELO E AZUL

.

Um amigo deste escriba confidenciou que houve uma discussãozinha no boteco, entre os jornalistas, todos empregados do Diário Oficial da Tucanolândia, sobre como se comportariam quando SP começasse a alagar de novo, como alaga todo ano.

Afundariam todos em um submarino amarelo, e azul.

Não dava pra usar as mesmas desculpas do ano passado, porque o picolé de chuchu já disse naquele momento que as chuvas o tinham apanhado desprevenido. Claro, ele não sabe que todo ano chove, e nunca foi Governador de São Paulo. Um ingênuo.

Sabedores de que atualmente a blogsfera desconstrói todo o trololó da tucanolândia, anteviram os tais jornalistas, que seriam zombados grosseiramente. Mas com zombaria ou não, teriam que jogar o migué tradicional, já que, manda quem pode, obedece quem tem juízo.

E como o PSDB é dono da mídia, acharam que perder o emprego por falar a verdade, talvez não fosse uma hipótese das melhores. Mas houve quem destoasse. Foi justamente aí que nasceu a frase do destaque, de que as casas do Geraldo não duraram uma chuva.

Haverá represálias, ouviz dizer. Tucano que é tucano censura a mídia pelo bolso dos patrões. Mas não tolera deserção. Ainda mais uma deserção que zomba do comandante!


Clique aqui para ver um dos maiores reflexos da privataria tucana.
Clique aqui para ler sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
Clique aqui para ver que o pau que bate em Chico, não bate em Francisco.
Clique aqui para ver como o imprensalão trata a mesma chuva em dois lugares.
.

domingo, 8 de janeiro de 2012

SONEGAÇÃO: REFLEXOS E CONSEQUÊNCIAS DA PRIVATARIA

.

O livro do Amaury Ribeiro Jr. sobre a privataria tucana escancarou o que todo mundo já sabia e que claro, a mídia não divulgava porque sempre esteve na folha de pagamento dos privatas.

Curioso é ver que bandidagem e dinheiro não têm ideologia, nacionalidade ou vergonha na cara. É todo lugar igual pelo simples fato de que bandido é bandido Eventualmente em alguns lugares, uns vão para a cadeia. Mas não se iluda você de que impunidade é exclusividade do Brasil. Não caia nessa lorota. Nos EUA e na Inglaterra, onde a privataria chegou a níveis impensáveis, e muito antes de nós, ninguénzinho foi pra cadeia.

E a pilantragem do mercado financeiro de 2008 que quebrou o planeta todo? De todos os bandidos, só Madoff puxou cana. O resto está livre como sempre foi. Tudo é questão de quem você conhece, e de com quem você trama a pilantragem. Quando ela chega próxima demais ao poder, pode contar com impunidade. Foi assim com Bush, Tatcher, Reagan, FHC, e outros tantos. Quem acha que só o Brasil é muito corrupto, é porque conhece muito pouco o resto do planeta e assiste as coisas pela TV ou lê em nossos formidáveis jornais.

Dito isso, convém reparar nesta manchete do Valor (braço enconômico da tucaníssima Folha). Mostra que a Telefónica, que igual como fez no Brasil, arrematou um pedaço da telefonia do Perú, vai pagar uns 50 milhões de dólares em impostos atrasados. Só que o governo está cobrando 850 milhões.

Daí vem minha pergunta. Por que uma empresa do tamanho da Telefónica precisa dever impostos? Por que empresas do estilo da TIM, CLARO, VIVO e OI precisam não pagar encargos trabalhistas no Brasil? Precisam contratar terceiros fantasmas pra registrar os funcionários e depois lhes deixar na rua da amargura sem ter a quem recorrer?

É este o reflexo interminável da privataria que tomou de assalto o planeta todo a partir dos anos 80. Entregar o patrimônio do povo para uma dúzia de amigos dos donos do poder, em troca de propina, benefícios, e claro, muita grana depositada em paraísos fiscais para ser lavada e voltar pra comprar mansões, iates, hotéis, empresas e toda a sorte de mimos inimagináveis ao cidadão comum.

Sempre, como ninguém é de ferro, lesando o povo. Quem tem telefone no Brasil sabe como contas inexistentes são cobradas, serviços não são entregues. E a tucanada ainda usa como argumento de privatização bem sucedida.

E eu te pergunto. Onde está a mídia que se diz tão vestal e vigilante, que não fala nada disso? Ela mal e porcamente dá a notícia da dívida, mas não conta que essa grana toda provém de roubalheira e de sonegação. Nossa imprensa cachalote é ótima em falar dos políticos corruptos. Mas e dos corruptores? Não fala nada de quem pagou uma fábula de suborno pra levar pra casa uma companhia telefônica, elétrica ou uma pedageira?

Não, não fala nada. E não fala, frisamos mais uma vez, porque ela também está na folha de pagamento dos corruptos e dos corruptores. Ela só denuncia quando o bandido é da quadrilha rival. Daí, sim.

Dois livros valem a pena ser lidos sobre o tema. O do Amaury, que mostra que figuras como Daniel Dantas compraram uma companhia telefônica sem pagar um tostão, tudo financiado pelo BNDES (assim eu também posso) e outro, da jornalista canadense Naomy Klein (A Doutrina do Choque), que mostra como o câncer da privataria teve início e como se espalhou rapidamente por todo o planeta na pessoa de empresários inescrupulosos e de políticos safados.


Clique aqui para ler sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
Clique aqui para ver que o pau que bate em Chico, não bate em Francisco.
Clique aqui para ver como o imprensalão trata a mesma chuva em dois lugares.
Clique aqui para ver a Globo esquecendo de contar que levou grana larapiada do Ministério do Turismo.
.

sábado, 7 de janeiro de 2012

CURITIBA E O METRÔ DOS EMPREITEIROS

.

Este é um blog curitibano da gema, nascido e criado aqui, com suas qualidades e defeitos.

Significa dizer que se importa com os destinos políticos da cidade, tanto quanto com os destinos da nação brasileira. Ora, vivemos nas cidades, ninguém mora na "administração federal".

Enquanto o país cresce e avança, Curitiba pára no tempo, nas mãos de políticos retrógrados e mal intencionados. Naturalmente, lobos em pele de cordeiros, se utilizando da boa-fé do curitibano, que se acostumou com uma cidade limpa, progressista e ordeira. Usam um discurso mas na prática, negociam o destino da Capital do Paraná, na bacia das almas. Leva quem pagar mais, arrombando os cofres da Prefeitura, ou privatizando e terceirizando tudo o que for possível.

Quem mora em Curitiba, já percebeu. Não existe nem mais sombra daquela cidade de 20 anos atrás. Ela tinha milhões de defeitos, mas era um lugar para se orgulhar. Virou o que virou na mão de um povo inescrupuloso.

A Gazeta do Povo fez algumas entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura neste ano. O que falou coisas mais coerentes e realistas foi o ex-Prefeito Rafael Greca., o último cara a fazer alguma coisa pela cidade, e que não entrou no posto pretendendo ser Governador. Greca conjugava uma administração de todos, olhando tanto para os bairros mais desenvolvidos, quanto para a periferia. Era um tempo que tinha até remédio nos postos de saúde municipais. Um tempo onde o Prefeito em pessoa ligava para a casa dos munícipes para saber se a reclamação feita pelo telefone da Prefeitura, tinha sido atendida pelos servidores públicos.

E não, isso não foi em mil novecentos e bolinha. Foi há menos de duas décadas. Curitiba já era uma cidade grande, com indústrias, muitos carros e muita gente. Mas era um lugar de vanguarda, e que pretendia continuar assim. Foi cidade ecológica, com transporte coletivo modelo, e entre tantas coisas, era conhecida como a "Seattle brasileira", em alusão às suas bandas de garagem e aos inesquecíveis shows nacionais e internacionais realizados na Pedreira Paulo Leminski. Nada pelo que a cidade ficou famosa, ainda existe hoje. E volto a dizer, isso não foi há cem anos. Foi na década de noventa.

Greca não leva um selo de esquerda ou de direita. Ele não está preocupado com isso. Ele entende, como poucos, que uma cidade para ser viável, precisa atender a todos, e atender bem. E pra que isso aconteça, é necessário muito mais do que atualmente é feito.

Não dá pra ficar só favorecendo as grandes empreiteiras com obras inúteis como a Linha Verde ("carinhosamente" apelidada pelo povo, de Lesma Verde por sua rapidez), que custou segundo se fala, 300 milhões de reais, não está nem na metade, foi entupida de semáforos, nenhum viaduto ou trincheira e o trânsito piorou. Hoje andar pela Lesma Verde é mais demorado do que um congestionamento em São Paulo. O dinheiro acabou, a cidade está mais endividada do que já pode pagar, a obra não ficou pronta e ainda querem construir um metrô impossível, inviável e acima de tudo, burro, que irá atender menos do que vinte quilômetros. O mundo tido como avançado tem optado por obras mais futuristas e muito, muito mais baratas como por exemplo, os metrôs "aéreos". 

Só que estes custam menos. Alguém aí entende o motivo da felicidade das empreiteiras com a administração atual?

Isso é o que virou Curitiba. Um bingo de domingo, onde a cartela custa uma fortuna e o povo é barrado na porta.

Para ler a entrevista, vá até o site do Jornal, clicando aqui.


Clique aqui para ver que o pau que bate em Chico, não bate em Francisco.
Clique aqui para ver como o imprensalão trata a mesma chuva em dois lugares.
Clique aqui para ver a Globo esquecendo de contar que levou grana larapiada do Ministério do Turismo.
Clique aqui para ver a sina privatizante do tucano paranaense.
.

IMPRENSALÃO: PAU QUE BATE EM CHICO...

.

Este blog nasceu há 3 anos com a tarefa de mostrar as incongruências do imprensalão brasileiro. Tem sido uma tarefa muito fácil já que nestas terras tropicais, a imprensa tem um lado só.

Assim, relembro dois ditados que nossa mídia por óbvio, desconhece, mas que certamente muitos dos leitores já ouviram falar muitas vezes.

"A culpa nunca é do soldado, é sempre do sargento"

"Pau que bate em Chico, bate em Francisco"

Pra nossa postagem, analisamos duas manchetes do mesmíssimo dia e do mesmíssimo jornal. A versão online do Estadão. O primeiro ditado mostra que se Dilma tem que se responsabilizar pelo quê fazem seus ministros, a tucanada também deveria saber o que fazem seus comandados. Notadamente em uma instituição rigorosa com a hierarquia e na disciplina, como é a Polícia Militar.

E se não sabia, deveria saber. A culpa nunca é do soldado que faz a bobagem. É sempre do sargento que não estava alí para averiguar. É o que o Direito chama de "culpa em vigilando". No rigor da lei, algumas cabeças deveriam rolar já que os chefes deixaram seus comandados agirem livres.

O segundo ditado é ainda mais desconhecido do imprensalão brasileiro. Se o pau bate no Chico, tem que bater no Francisco também. E isso, sabemos, é besteira exigir da imprensa. Se são descarados ao ponto de dizer que os alagamentos pela chuva num Estado comandado pelo PSDB é obra de São Pedro, e em um comandado por um aliado do PT é sacanagem e má administração por ausência de obras, o que mais fazer com esse tipo de gente?

A nossa é uma mídia vassala que ao menor sinal de aparecimento da pilantragem daqueles que lhes pagam os salários, sai em desespero inominado procurando isentar os patrões.

Devem com toda certeza, imaginar que todo brasileiro é essencialmente, um estúpido.


Clique aqui para ver como o imprensalão trata a mesma chuva em dois lugares.
Clique aqui para ver a Globo esquecendo de contar que levou grana larapiada do Ministério do Turismo.
Clique aqui para ver a sina privatizante do tucano paranaense.
Clique aqui para ver como a Folha é o cachorrinho da família Serra.
.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SEMPRE IGUAL. AS CHUVAS E O IMPRENSALÃO

.

Sempre lembrando que a função primordial deste blog é mostrar o descaramento de uma imprensa brasileira, que beneficia os amigos e detona os inimigos. Notadamente na política, onde os aliados são santos e os não aliados são o próprio demônio.

Sendo assim, notamos que todo ano é a mesma coisa. Como todo ano chove pra caramba, todo ano tem alagamento. E todo ano a imprensa seleciona. Quem nós vamos socar e quem nós vamos preservar?

Por óbvio, o que eles socam são os aliados do Governo Federal, e o que eles preservam são os tucanos. Quem não lembra da capa da Veja sobre as chuvas no Rio e em São Paulo? Um descaramento puro. No Rio, do Sérgio Cabral, falavam da incompetência pelas obras mal feitas. Em São Paulo colocavam a culpa em Deus. Dá pra acreditar?

Caso não lembre, clique aqui para ver.

Este ano, o mesmo blablablá. As chuvas em Minas Gerais, da tucanagem, são apenas um acontecimento divino. Me diga aí, em qual momento você ouviu a imprensa cacetear o Anastasia por não fazer obras de contenção e prevenção? Em momento algum. São Pedro está de mal humor, só isso. Já as mesmas chuvas no Rio são obras da incompetência do governo aliado ao PT.

Este blog é a favor de meter tudo no mesmo saco. Porque até onde sabemos, as obras de prevenção não são mesmo feitas. E quando são, levam pau do mesmo jeito, como foi o caso do Ministro que "desviou" 95% da grana para seu Estado, o Pernambuco.
Não era bem assim, claro. Mas como é Ministro da Dilma, tem que cacetear. A verba que foi pro Estado, apesar de ser 95% do liberado até agora, é só 7% do total. Ocorre que no Estado tinham que construir 3 barragens, nas quais vai um caminhão de dinheiro (sem falar das propinas que os municipios levam, e que a mídia não fala). Ou seja, daqui pra frente as verbas pra Pernambuco minguam e sobem a dos outros Estados. Convenientemente, o imprensalão não vai falar nada.

Era bom a mídia se decidir, porque o povo já notou seu patético tendencionismo.

Clique aqui para ver a Globo esquecendo de contar que levou grana larapiada do Ministério do Turismo.
Clique aqui para ver a sina privatizante do tucano paranaense.
Clique aqui para ver como a Folha é o cachorrinho da família Serra.
Clique aqui para ver a Folha (de novo) mudando os fatos pra favorecer os amigos.
.