quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

UMA ESTORIETA CHAMADA EDUARDO CAMPOS

.

Você que não é de Pernambuco já deve ter ouvido falar em Eduardo Campos. Mas quase que certamente, não por suas realizações enquanto governador.

Como cansamos de dizer neste não lido blog, política é uma coisa sinuosa. Se você não souber dos meandros ou  não prestar muita atenção, será engambelado por alguma estorieta pra boi dormir, que vão insistir em te enfiar goela abaixo. Campos é o "herói" de um desses contos de fada. E ouviremos cada vez mais falar dele até as eleições de 2014. Depois, desaparecerá magicamente da mídia, porque ele é apenas o "idiota útil"*.

Sabedores de que a oposição oficial ao Governo Federal é absolutamente incompetente, e receosos de terem de engolir Dilma por outros quatro anos, os excluídos do poder nacional não querem correr riscos e por isso lançam mão novamente de seus traques. Alguns são aríetes, tão somente. Outros ouvem o canto da sereia e se deixam levar. Há também uma pequena minoria que aproveita o trololó da imprensa tucanizada e tiram uma casquinha. Nesses perfís, se enquadram Heloisa Helena, Marina Silva, Fernando Gabeira (no Rio). Eram ordinárias alternativas, caso o preferido (sempre os tucanos) não conseguissem ir adiante. E para todos os efeitos, essas alternativas tiravam votos do PT, o que obrigatoriamente forçaria um segundo turno. Assim foi nas últimas 3 eleições presidenciais.

Heloisa Helena e seu blablablá interminável foi jogada fora tão logo sua utilidade cessou. Ela, nem vergonha teve, de se aliar ao então PFL de ACM para votar contra o partido que a tornou Senadora, mesmo em matérias de notório cunho social. Marina Silva também foi cooptada pelo imprensalão mais ou menos na mesma época em que agora acontece isso com Eduardo Campos. Ela em tese seria a "reserva moral" da política. Foi convencida a sair do PT, o que ingenuamente fez. Tivesse sido mais esperta, poderia ser ela a estar no lugar de Dilma. Mas era uma boba ingênua. Política de verdade não prevê lugar para ingênuos.

Marina embarcou na canoa furada do PV, sustentada por senhores de muito dinheiro e pouco comprometimento com o verde tão falado (se comprometiam sim, com o verde das notinhas vindas do norte). Ao menos ela foi mais altiva. Ao final saiu do PV também. Ela notou que no fundo, só queriam aquela carinha simpática e os votos da classe média estilo paulistana, que ela conseguia arregimentar sem muito esforço. Pelo menos, Marina é realmente gente boa.

Gabeira nem vale perder tempo falando. À mesma Veja que tanto o criticou e chamou de comunista, bastou dar duas capas e umas palavrinhas elogiosas e pronto. Ele até esqueceu que um dia foi de esquerda e que sequestrou o embaixador dos EUA e por isso, nunca mais pôde pisar na América porque seria imediatamente preso. Bem chato ele não poder visitar a Disneylândia, agora que se converteu em amante do capitalismo ianque.

A mídia brasileira flerta com Eduardo Campos desde o final das eleições passadas. Ele tem sido um pouco mais esperto que os anteriores mas está costurando seus apoios. Ele sabe que se for pra ser coadjuvante na disputa pela oposição, seu destino será idêntico aos que lhe precederam. Ele deve com alguma noção política insistir que, ou ele será o primeiro e único candidato do grande capital e das elites cansadas, ou não colocará suas botinas para fora de seu seguro Estado. Ele tem uma vaga garantida no Senado, por certo. Trocará isso pelo ouro de tolo oferecido pelos Marinho e pela entediada aristocracia brasileira?

* Explicando a expressão ´idiota útil´: Campos não é um idiota, longe disso. É apenas "útil". Segue o que diz a Wikipédia sobre o termo. "No jargão político, idiota útil é um termo pejorativo usado para descrever simpatizantes soviéticos em países ocidentais. A implicação é que, embora a pessoa em questão ingenuamente pensa ser um aliado dos soviéticos ou de outras ideologias, eles são realmente desprezados pelos soviéticos e estavam sendo cinicamente usados." Outra coisa pra se pensar na cama, como dizia o Joelmir Betting: Se EC não fosse um traque falsete, por qual outro motivo a mídia abraçaria um cidadão filiado ao Partido SOCIALISTA brasileiro?

Clique aqui para ver que FHC também bebe, mas ninguém lhe chama de pinguço. 
Clique aqui para ler sobre a renúncia do Papa. 
Clique aqui para conhecer um tipo de estelionato comum contra o povo. 
Clique aqui para ver a farra dos cargos comissionados no Paraná.  
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário