quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CURITIBA, CIDADE MODELO

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Infelizmente em Curitiba, do mesmo modo que em São Paulo, não adianta falar. Não adianta martelar. Deve ser algo que servem na água desta cidade.

Um novo semáforo pipocando por dia e o trânsito ficando esganiçado. E o povo não vê que o problema não é o excesso de carros e sim, a obrigatoriedade de eles terem que ficar esperando a luz verde abrir. Dois, três, quatro sinaleiros fincados em avenidas pacatas, em bairros distantes, com pouco tráfego já virou coisa de rotina em Curitiba. No entanto, ninguém se pergunta por qual razão.

Rotatórias são eliminadas, lombadas eletrônicas (já que ninguém mais cai nelas, mesmo) vão sendo desativadas. E no lugar deles o quê? Viva! Mais um sinaleiro.

A maravilhosa e cara Linha Verde. Um primor de beleza estética e uma astuta ineficiência. Se tivesse um viaduto ou uma trincheira nos seus entroncamentos, não haveria congestionamento. Mas não, para controlar os carros temos dúzias de luzinhas piscando o dia todo. Piscando para formr filas de automóveis.

Para uma cidade como Curitiba, perder 1 hora para chegar de carro a algum lugar é um sacrilégio. Tudo aqui é muito perto. Raramente o curitibano vai a distâncias maiores do que 20 quilômetros entre um compromisso e outro. Mesmo assim, perde proporcionalmente mais tempo do que o paulistano em seu trajeto.

Vivemos nosso pequeno caos cotidiano, congestionamentos absurdos para o nosso tamanho de cidade e população, ônibus superlotados, violência crescente. Mas o curitibano ainda acredita na ladainha oficial de que isso aqui é cidade do primeiro mundo.

Esse discurso nasceu no final dos anos 70 nas mãos do marqueteiro Jaime Lerner. Lerner foi prefeito da cidade por 3 vezes e elegeu todos os sucessores, com apenas um intervalo. Lerner também foi governador do Paraná por 2 mandatos seguidos (na mesma época que FHC foi presidente) e terminou com o Estado de um jeito, que teve que sumir, literalmente, da vista do povo. Corria o risco de ser apedrejado.

Atualmente estamos na gestão do tucano Beto Richa, que sim, ao bem da verdade, é bem melhor do que a de seu antecessor, Cassio Taniguchi (PFL). Richa era vice de Taniguchi, mas "brigaram" perto do pleito e ele se "descolou" do patrono porque senão, jamais teria sido eleito. O eleitor curitibano, naturalmente, acreditou na história de que um não representava os mesmos interesses do outro. Infelizmente, o curitibano acredita em tudo. Agora Cássio foi fazer das suas bem longe. Está em Brasília sendo secretário de outro tucano, o fraudador de painéis eletrônicos José Roberto Arruda. Cassio deixou Curitiba na mesma situação que Lerner deixou o Paraná. Mas claro, ninguém por aqui consegue se perguntar porquê.

Curitiba é um feudo com muralhas intransponíveis. Pelo jeito jamais sairá das mãos do grupo que a comanda desde sempre.

E a população parece feliz, senão Richa não teria sido reeleito no primeiro turno com quase 85% dos votos.

A democracia tem dessas coisas. O "choque de gestão" dos bicudos.

Quando a temporada de chuvas aparece, é que vemos com qual seriedade somos conduzidos. A periferia mergulha no barro, os buracos do "asfalto"afloram por toda a cidade. Reflexos da política de não fazer calçamento adequado. Senão, se o asfalto não se demanchasse, que desculpa teríamos para pagar as empreiteiras para consertar?

A linha verde, em sua parte não "chic" se esfarela, com muros de viadutos caídos, pontes sem guarnição.

Mas não adianta reclamar. Existe sempre uma boa explicação para tudo.

E a melhor delas, justamente a que desobriga os administradores a fazerem algo realmente sério, que não fique só na imagem, é que mesmo do jeito que está, o povo ainda acha que Curitiba é de primeiro mundo!

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4 comentários:

  1. Aliás, Jaime Lerner foi contratado pelo Governo de Pernambuco para fazer um projeto de um Corredor Norte-Sul de Ônibus que integrasse os 4 principais municípios da Região Metropolitana (Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes).

    Antes dele, outra empresa tinha feito outro projeto ligando outras cidades (Igarassu, Paulista, Olinda e Recife), mas no mesmo modelo Norte-Sul.

    Os projetos contemplam passar por uma das principais avenidas de Recife, a Avenida Governandor Agamenom Magalhães, colocando as paradas com catracas e no canteiro central. Eu apóio.

    Agora, quanto a Curitiba, é preciso reconhecer que a cidade cresceu, o número de habitantes também e é preciso uma solução imediata.

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  2. Meu caro colega,

    com todo o respeito,venha morar em Brasília que você vai entender perfeitamente (assim como eu), porque Curitiba é cidade modelo!

    Aqui sim é o fim do mundo, ou melhor, o fim do Brasil.

    Sei que Curitiba não é uma cidade perfeita (até porque, no Brasil, isto não existe), mas ela serve sim como modelo de adiministracão pública para a maioria das capitais do Brasil.

    Você quer experimentar um péssimo serviço de transporte coletivo? Venha morar em Brasília. Aqui os ônibus além de lotados, são velhos, ultrapassados (a maioria tem 20 anos de uso e ainda roda), empoeirados, não tem horário para sair nem para chegar e ainda por cima tem uma das passagens mais caras do país. É um lixo de serviço!

    Congestionamento? Bem ,você pode imaginar que se o transporte coletivo não funciona, a melhor saída é mesmo comprar um carro. Principalmente se você quer ter a certeza de que não vai chegar atrasado no trabalho. Mas, tem um porém, mesmo assim não se consegue ter essa certeza, de carro mesmo tem gente que sai às 6 da manhã e às 09:00 continua preso no trânsito!

    Violência! Bem, apenas no último fim de semana e no início da segunda-feira, foram registrados 7 casos de sequestro relâmpago,sem contar os indíces de homicídio aqui que são altíssimos.

    Resumindo: De uma forma geral, Brasília é um péssimo exemplo para qualquer cidade do país. Isto aqui nem parece a Capital Federal. A prestação de serviços é péssima, a saúde pública é um caos, na educação os traficantes estão tomando conta e matando diretor de escola, sem falar na corrupção, na falta de consideração dos brasilienses com o próximo, enfim, falta tempo para eu escrever sobre a vergonha que é esta cidade.

    Diante de tudo isso, eu só posso concordar que Curitiba é sim a cidade modelo do Brasil!

    Saudações,
    Elaine.
    Blog: http://elainedecampos.blogspot.com

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  3. Essa ai tomou da água... desde criancinha... rs

    abraço!!!

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  4. Essa aí tomou da água... e desde criancinha... rs

    Abraço!

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