quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CURITIBA EM CONGESTIONAMENTO

.
Curitiba é mesmo uma cidade fantástica. Todo mundo que mora aqui adora, afinal, somos de primeiro mundo. Não há favela, ninguém joga lixo na rua, cada cidadão (especialmente os nascidos aqui) carregam uma cortesia fabulosa em sí, cumprimentando a todos na rua, sem distinção de raça, credo e principalmente  classe social. Todas as casas são atendidas pelo saneamento básico e até na periferia, todas as ruas são asfaltadas. Não há chacinas nem congestionamento.

A melhor prova da incrível capacidade administrativa dos cérebros que comandam nossa cidade pode ser vista nesta fotografia enviada por um atento cidadão. No destaque da foto, no auge do engarrafamento da cidade, o veículo da Diretran, o órgão que "cuida" do trânsito local, está estacionado exatamente no local onde é proibido parar, justamente para liberar o tráfego.

Ou seja, ele está parado alí, atravancando o fluxo pra mostrar que não é possível parar e atravancar o fluxo.

Outra pessoa mais atenta me alertou que naquele momento eles guinchavam um veículo que estava parado. Mas ficaram nesta função, muito, muito tempo. Bem mais do que seria necessário. E o congestionamento, comendo solto.

A notar pelo número de agentes de trânsito ao lado do carro, dá pra perceber que realmente, era muito "difícil" guinchar um carro. Na foto, vemos pelo menos 7 deles. Disseram que havia mais. Sem contar o motorista do caminhão guincho e os trabalhadores do reboque. Isso pra guinchar UM carro, uma Toyota Fielder.

De toda forma, salta aos olhos o incrível comportamento dos responsáveis pelo trânsito em Curitiba. Aqui não existe necessariamente mais carros do que nos outros lugares. Fazendo a ressalva, há muito veículos registrados no estado porque o imposto aqui é mais barato, não quer dizer que circulem por aqui. De todo modo, em determinados horários e em certas ruas, se leva 6 minutos para atravessar uma quadra. Chega a ser pior do que São Paulo com o número de veículos e população que tem.

Também não temos NENHUMA via rapida, como mencionado do Código de Trânsito Brasileiro, que são as vias sem interrupção que permitem a circulação a 80 km/h. NENHUMA.

Sem esquecer que o modal rodoviário de Curitiba prioriza os semáforos ao invés dos viadutos, trincheiras ou rotatórias.

Não há paciência que resista.



Clique aqui para ler mais sobre a Curitiba, cidade modelo.
Clique aqui para ler outras notícias.
.

Nenhum comentário: