quinta-feira, 24 de junho de 2010

IBOPE, DILMA X SERRA

.

Como diz Mino Carta, até o "mundo mineral" sabe que uma pesquisa Ibope não vale nada.

E é uma pena que institutos de pesquisa teoricamente sérios, tenham se metido nessa enrascada. O Ibope é o exemplo mais claro pois seu nome chegou a ser sinônimo de pesquisa e especificamente, de audiência e popularidade.

Quem nunca ouviu a frase "isso não dá ipobe"?

Mas bom seria se eles se importassem com isso. Só que não ligam.

As pesquisas eleitorais no Brasil passaram a ter um viés tendencioso. Pesquisa é um negócio sério, matematicamente correto e que se, for feita de maneira responsável, praticamente não erra. 

Mas boa parte dos institutos não está nem aí pra isso.

É a desmoralização da empresa privada no Brasil. Após anos e anos de tiros contra o Estado, dizendo que funcionário público não presta e que nada que é público é bom ou competente, alguns setores da forte economia nacional nos vem provar que isso não passa de falácia. Corrupção e incompetência estão em todos os lugares. Mesmo na iniciativa privada.

A promiscuidade com que certas empresas agem desavergonhadamente no cenário brasleiro, nos dá pena. E deixa indignação.

A forma pela qual a mídia se tornou acessório de um grupo político específico, e na outra ponta, a forma pela qual esse grupo político específico se tornou o aríete de determinados interesses privados, nos soa como um soco no estômago. Ãnsia e dor ao mesmo tempo.

Se a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira dá Dilma Rouseff com 40%, é porque ela seguramente já passou dos 50%. Daqui a pouco virá uma pesquisa Census atestando o alegado. 

É a comprovação cabal de que, como já dissemos tantas vezes, o Zé Chirico nunca passou dos trinta e cinco por cento. Ele está onde sempre esteve. Estagnado.
Serra sempre foi uma criação da imprensa. A partir do momento em que o povo se descolou da  mídia, ficou o PSDB pendurado no pincel.

Perceber isso não é trabalho de gênio. Basta andar nas ruas. Basta conversar com terráqueos. Se esse terráqueo for brasileiro, dirá que Dilma vence já no primeiro turno. Se o terráqueo for pessoa comum dirá mais, dirá que quase 100% de chance de ele votar na candidata que Lula indicar.

A imprensa brasileira é detentora de credibilidade zero. Não pode se queixar de ter cada vez menos audiência, menos "ibope". Ela é patética e vassala.

Os institutos de pesquisa, especialmente aqueles ligados umbilicalmente à mídia são da mesma laia.

Que tipo de reação pode esperar do público?


Clique aqui para ver Dunga detonando a Globo.
Clique aqui para assistir o vídeo do Cala a Boca Galvão.
Clique aqui para ver Reizinho Serviçal ficando chateado com Amorim.
Clique aqui para ver que o Vox Populi diz que Dilma pode vencer já no primeiro turno.
Clique aqui para ver que a Folha livra a cara do Serra de toda forma.
Clique aqui para ver com Zé Chirico é amado por todo lugar onde vai.
Clique aqui para ver que o Financial Times não acha São Paulo a maravilha que Nosferatu faz crer.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário