domingo, 1 de novembro de 2009

AÉCIO X SERRA: NÃO HÁ RIVALIDADE NO PSDB

.


 Quem acha que a velha política é um trólóló sem fim, coloque o dedo aqui.

Pois sim, até mesmo quem vive observando a politicalha nacional tem seus momentos de azia e dor de cabeça. Especialmente quando ouvirmos alguém totalmente em cima do muro sobre coisas que até o mundo mineral sabe não ser nada daquilo.

O presidente do PSDB fala nessa entrevista trazida pela Folha Online (óbvio, a Folha é o jornal oficial do PSDB no Brasil) muita tontería.

E como hoje é domingo, não convém reproduzi-la na íntegra. Ninguém tem paciência pra ler tanta besteira desconexa. E pior, besteira mentirosa.  Assim, destacamos alguns trechos importantes e sobre eles, mostramos as incongruências. Se você não tiver nada melhor pra fazer da vida, leia o original aqui. Mas claro que no original não tem comentário de alguém de fora.


"Folha - Há duas semanas o PSDB enfrenta desgaste, bombardeado por aliados. É uma candidatura que já começa em crise?
Sérgio Guerra - Crise e racha são muito utilizados para se falar sobre o PSDB. Enfrentamos dificuldades, situações que se repetem em diversos partidos. Muitas vezes, nós mesmos damos consistência à tendência de crise. Não estamos no governo, somos um partido sem dono. Mas esse partido que vive em crise é fantasia.
 - partido sem dono? Tem que avisar o Serra e o FHC. O trator que eles passam sobre os aliados mostra o contrário.



Folha - O governador Aécio Neves não deu ultimato ao partido?
Guerra - O presidente do DEM [Rodrigo Maia] disse que o PSDB deveria abreviar a escolha. Todos os militantes de PSDB, DEM, PPS e os que temos no PMDB assistem à exposição diária da candidatura do governo com dinheiro público, então é natural que a nossa gente queira o time escalado logo. O que o Rodrigo falou deve ser entendido como opinião
Daqui sem filtram duas coisas importantes. O DEM tem pressa porque precisa antecipar o debate, e sabe que o Serra perde na reta final porque já está no topo de seus votos. Os mesmos que conseguiu em 2002. E em segundo lugar, o PSDB realmente acha que ganhará alguma eleição estando aliado apenas ao DEM e ao PPS? Só com isso, não chegam a ter metade do tempo de televisão que terá o governo.



Folha - Deixar a decisão para o ano que vem, como quer o governador José Serra, não é tarde?
Guerra - O Serra é considerado pelo governo seu principal adversário. Isso é explicável pelos índices da opinião pública e de intenção de voto. Ele governa um Estado como São Paulo, é um líder. Um em cada três brasileiros já decidiu votar nele para presidente, deseja votar nele. O próprio Lula provoca ele para o debate porque quer estabelecer logo esse confronto. 
Verdade. O Governo prefere Serra. Sabe que será barbada. Aécio apesar da baixa densidade, ainda tem algum carisma, coisa que Zé Chirico não tem. Sem falar naquele sorriso cativante do governador de São Paulo. Mas a dialética é fabulosa. Veja que ele fala que 1 em cada 3 brasileiros prefere Serra. Mas não fala que 2 em cada 3 não votariam nele de jeito nenhum. Dizendo novamente, Zé está no topo de seus votos, os mesmos que votaram nele em 2002 e permanecem fiéis ao PSDB. Especialmente em São Paulo, lugar de onde vêm a maioria desses eleitores.


Folha - Nesse cenário, qual é, então, o trunfo de Aécio?
Guerra - É o Aécio ter 90% de aprovação em Minas, capacidade de mobilização e de aglutinação. Na verdade, setores que hoje não estão na nossa aliança não escondem preferência por ele. Onde vai é bem recebido
É que Aécio, apesar de censurar a imprensa de seu estado, como faz normalmente o PSDB onde governa (vide SP, RS), não costuma puxar o tapete dos aliados; não faz fogo amigo. Serra, ao contrário, já detonou todo mundo que por alguma razão já esteve em sua frente. Alguém lembra de Roseana Sarney. Alguém lembra o motivo do pai dela ter tanto ódio do Serra e do FHC? Ou alguém acha que o ex-Presidente caiu no colo do PT por ter uma preocupação legítima com o sofrimento do povo pobre brasileiro?


Folha - E a tese das prévias?
Guerra - Eles vão se entender.
Traduzindo. Não haverá prévia alguma. Serra não ia deixar porque sabe que perde. E como ele é dono do partido, ou jogam como ele quer, ou leva a bola pra casa.
 

Folha - O PT vai comparar as gestões Lula e FHC. Como o PSDB responderá?
Guerra - O candidato não é Lula nem será FHC. O drama deles é a distância entre quem é a Dilma e quem é o Lula. 
E o drama do PSDB é a privatização e o entreguismo que ainda está na goela do povo brasileiro. E pra aprofundar ainda mais o buraco, Zé Chirico não se segura. Continua vendendo tudo. Basta dar uma olhada nos hospitais públicos que ele privatizou este ano. A eleição vai ser plebiscitária pois Dilma pode ainda não ser conhecida de todo mundo, mas basta Lula dizer publicamente que é pra votar nela, especialmente nos estados acima do sul e sudeste, que ela dispara. O drama do PSDB também é a rejeição. Ninguém esqueceu como estava o Brasil há 7 anos.



Folha - Mas não é vantagem o governo já ter uma pré-candidata?
Guerra - Até agora essa candidata não se consolidou, dado o grau de aparição que ela tem. Ela vai ter que enfrentar o próprio anonimato, não tem experiência administrativa nem eleitoral. O PAC não tem pernas firmes, logo ela não pode ser apresentada como excelente administradora. É autoritária e, apesar de achá-la honesta, ela e a democracia não combinam. O que sustentará o governo será o Bolsa Família
Tsc, tsc.... que bom que a tese do PSDB é essa. Não há com que se preocupar, então.


Folha - Mas e o PAC e o Minha Casa, Minha Vida?
Guerra - O que há são variações do Bolsa Família. O projeto era deixar a Dilma fora dos programas sociais, como administradora capaz de resolver problemas de infraestrutura e gastos públicos. Só que a ministra fica batendo na mesa e as obras têm problemas no TCU
Claro. E o PSDB não tem nenhuma obra embargada. Afinal, são administradores competentes e honestos. Vão ganhar a eleição com certeza, baseados em sua honestidade. Que bom.



Folha - O PSDB tem um projeto melhor para mostrar?
Guerra - Nós sabemos governar. Quem duvida basta olhar nossos governos. Vamos manter os programas sociais, mas nos fixar num programa de desenvolvimento econômico e geração de empregos. A saúde está arrasada, apagão na educação, a Petrobras aparelhada, e não podemos concordar que empresas como a Vale virem agências de aparelhamento.
Como eu já disse, que bom que a tese deles é essa. Já que vamos nos basear em seus governos não precisa nem fazer campanha. Dilma já está eleita. Guerra certamente pensa que o eleitor esqueceu dos 8 anos de FHC e não repara nas atuações do PSDB nos estados.



Folha - E o pré-sal?
Guerra - Queriam que fizéssemos oposição ao pré-sal e não fizemos. Vamos é cuidar dele. 
Claro que não fizeram. A CPI da Petrobrás não era oposição ao pré-sal., eles estavam apenas preocupados com a adminsitração da empresa. Óbvio que não passou pela cabeça de nenhum tucano vendê-lo para as grandes petroleiras do exterior. Isso é delírio da esquerda. O fato de eles quererem manter o marco regulatório de 1997 é pura coincidência. E lembrando, o marco regulatório é 20% do governo, 80% das empresas privadas. Isso não é vender, claro que não.


Folha - Mas o PMDB tem o maior número de prefeituras e governos estaduais e maioria no Congresso.

Guerra - Alianças reais só se dão quando são confirmadas nos Estados. Se o objetivo era capturar o tempo de TV do PMDB, é possível que estejam um passo à frente. Mas o PMDB não vai com o PT em SP, PE, BA, RS. Dos lugares com peso eleitoral, só estarão juntos no Rio, e com perturbação. 
Claro que Guerra esqueceu o Paraná, por exemplo. E esqueceu também que como está posta a questão eleitoral hoje, o tempo de TV muda tudo. Como já dito, que bom que a tese tucana é esta.



Folha - O senhor citou RJ e RS. O que o PSDB pretende fazer?
Guerra - Sobre o Rio, vamos conversar na próxima semana. No Sul, a Yeda [Crusius] está em processo de recuperação, venceu a questão jurídica e isso começa a ser reconhecido. Mas ela fará no RS a melhor política para nossa vitória no Brasil."
"Processo de recuperação" são mesmo palavras fabulosas para o que está acontecendo por lá. Yeda não se reelege e periga nem sair candidata pra não queimar ainda mais o partido. O PSDB escancarou a porta da corrupção em um estado que por definição é o "maior esquerdista do país". Ou Guerra vive em outro planeta e tá falando de outra Yeda ou acha que todo leitor da Folha é burro.
Pessoalmente, acho que ele pensa a segunda opção, coisa com a qual eu não chego a discordar.

Clique aqui para ver porque FHC devia ficar calado ao invés de tagarelar tanto.
Clique aqui para ver que Chávez já pede voto para Dilma, por isso o PSDB tem pressa.
Clique aqui para ler sobre o PMDB que assusta os tucanos.
Clique aqui para ver a origem antropológica do PSDB e do DEM.
Clique aqui para ver a diferença dos ricos alemães com os de São Paulo.
.

.

Nenhum comentário: