segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CONAN DE CARVALHO

.
Sempre falo aqui do "filósofo" Olavo de Carvalho. Penso que um senhor da estatura dele, não deveria ter uma visão tão estreita das coisas.

Veja esta maravilha extraída de um de seus comentários:

"Se o PT chegou aonde chegou, não foi pelos ardis maquiavélicos dos ladrões que o lideram."

Na visão de Olavo, só o PT tem ladrões. Uma criança de 7 anos conseguiria desenvolver um raciocínio mais complexo sobre política.

Me entristeço porque Olavo é um senhor de certa idade. E eu sempre ouví dizer que a idade nos amacia, nos permite ver coisas que os jovens, costumeiramente radicais, não conseguem.

Então como ele conseguiu ficar tão distante dos velhinhos normais? Acho que ele foi mesmo, onde nenhum outro homem (velhinho) jamais foi.

Porém, heil! Não é só isso que chama a atenção em seus dizeres. Ele consegue não ser nadinha limitado quando se toca a falar do próprio umbigo.

Veja como ele joga confete para cima, e entra embaixo. Saboreiem este brilhante e inspirado parágrafo onde ele verdadeiramente tem certeza de que é Conan, o Bárbaro, no campo das idéias e palavras*:

"Minha experiência, nesse sentido, foi bem decepcionante. Durante muitos anos fui praticamente o único, na grande mídia, a defender os valores que a esquerda odeia – pelo menos o único a defendê-los com alguma eficiência, erguendo a discussão para um plano de exigência intelectual e de franqueza verbal em que meus adversários sentiam falta de ar e preferiam abandonar a luta. Rompi a marteladas o manto de chumbo com que a ideologia dominante esmagava, ora sob insultos atemorizantes, ora sob afetações de desprezo olímpico, toda veleidade de oposição. Contra tudo e contra todos, abri um espaço."

Mas ao ler o resto do texto (leia aqui), você nota uma frustração, uma tristeza enfurnada no próprio ser. Pensei por um momento, pelo tom bravo e resignado, que talvez Olavo esteja a pendurar as chuteiras.

Se isso for verdade, seria bem chato. Uma coisa a menos para nos diver na intenet.

-------------
*Nota do autor: Quem assistiu ou leu os gibís de Conan, já se lembrou que ele não tinha idéias

.

Nenhum comentário: