quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

COMO ATRASAR UM ESTADO

.

Alguns amigos me criticam porque eu aponto as incongruências da tucanada e da imprensa privada do país.  Bem, primeiro eu tenho esse direito em um país tido como democrático e segundo, a blogsfera está apenas tentando equalizar o jogo, visto que pra falar mal da esquerda já existem penas suficientes alugadas neste país, pouco se lixando pra o que é certo.

Aliás, é uma coisa que me causa estranheza. Um patrão dono de jornalão que não se conforme com um governo eu até entendo. É questão de grana, mesmo. Quando muda um governo, mudam os favorecidos e ficou óbvio que o imprensalão instalado não está mais no rol dos largamente beneficiados (ainda que ao meu ver, ainda ganhem demais de um governo que eles só metem o pau). Pra provar que isso ficou óbvio, basta procurar nos editoriais do Globo, quando Lula resolveu dividir a verba oficial de imprensa em centenas de veículos, ao invés dos dez grupinhos de sempre. Ficaram doidos e disseram que Lula estava comprando rádios no interior. Ah, tá! Quando a grana ia só pra eles, não era comprar. Era o que, então?

Mas o que não entendo é a vassalagem. Boa parte dos jornalistas nem tem idéia política formada, mas comem na mão da direitona mundial. Decerto porque acham bonito, só pode. Devem achar chique, é isso. E como normalmente vira lata se entende como vira lata, tem vergonha. Quer ser cão de raça. Já que não pode ser, tenta parecer ao menos, e daí, serve graciosamente aos desígnios dos donos do poder. Senta Rex! Deita, Rex! Rola, Rex!

Preguiça mental? Medo de ser confundido com a "maioria fedida" ao invés da "gente cheirosa e diferenciada"? Vai saber... mas dá pena.

E antes que me critiquem de novo, é óbvio que estou generalizando. Claro que tem gente boa, honesta e inteligente na imprensa. Só não me parece que seja a maioria, mais. Um dia já foi.

Mas isso é só um desabafo. Meu post de hoje deveria ser só sobre a tucanada incompetente, que está atrasando o Paraná, como atrasou o país por longos períodos. Num momento em que se vê sinais de crise no horizonte, é justamente nele que se deve priorizar os investimentos e usar o dinheiro dos impostos pra gerar emrpegos. Isso se dá baixando carga tributária, estimulando o consumo, investindo no que interessa.

No entanto, o que faz nosso querido Estado? Tudo ao contrário. Aumenta custos, sobe a energia elétrica, sobe a água, fecha escolas sob o argumento que elas não dão lucro. Pra piorar, dão reajuste de 99% aos funcionários comissionados enquanto os professores agonizam e a polícia passa o chapéu.

Saiu na Gazeta do Povo (que justiça seja feita, tem feito boas e concretas críticas contra o tucano Richa) que o Paraná nunca esteve tão mal em relação à sua indústria. Ora, se o Brasil está indo bem, qual o motivo da regressão?

Daí você pergunta onde está o Governo. Bem, ele não existe. Basta ir ao interior do Estado e perguntar para o cidadão na rua. Já o governador, pode ser facilmente encontrado em qualquer lugar que tenha gente bonita e carros velozes. Isso costuma ser diferente dos lugares onde tem gente comum e pobre. Gente que trabalha, que ganha salário ou mesmo, que gere empregos.

Daí vem a questão de novo, da qual não posso fugir. Porque eu critico tanto o imprensalão e a tucanada? Os primeiros, porque têm dor de cotovelo a respeito do que não são e gostariam de ser. E os segundos, porque a cada eleição, cometem estelionato, alugando o povaréu com coisas que jamais irão cumprir. Mas quando se trata de ajudar os amigos... aí é bem diferente!

Clique aqui para ver os abutres especulando contra a Petrobrás. 
Clique aqui para ver o que o imprensalão brasileiro nunca vê. 
Clique aqui para ver a invertida que Assange dá no repórter do Estadinho.
Clique aqui para ver sobre Gurgel e Calheiros.
.

Um comentário:

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Gostei da abordagem. É assim mesmo como você descreve. Abraço
F.Prieto