segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A LÁSTIMA DE SER BRASILEIRO EM 2015

.
Muitas coisas faltam ao Brasil e ao brasileiro.

A mais gritante, de longe, é a coerência. 

Quem conhece esse blog há tempos, percebeu que hoje eu raramente escrevo. E isso se dá por um motivo bem simples. É inútil tentar argumentar, num país onde a visão binária das coisas tomou conta. Não há mais argumentos, não há mais discussões que levem a algum lugar.

Apenas gritos raivosos e rótulos.

Desde a vitória de Lula em 2002, eu apoiei o governo. Não porque era cego, ou porque era "petista". Apoiei porque ví que alí poderia haver alguma mudança no país. Mudança esta, que de fato houve. 

Só quem viveu os períodos governados por FHC e os que vieram antes dele, é que lembram do Brasil como era. Porém, impossível ignorar que as viúvas de Don Fernando, tanto quanto as viúvas do caos, se interessam mesmo, pelo país jogado na sarjeta. Assim dá mais dinheiro pra eles.

Hoje ví um cidadão mencionando na internet, que nossa oposição não poderia ser tão irresponsável ao ponto de aprovar as pautas bomba e a entrega do pré-sal. Infelizmente, ingenuidade deste brasileiro, que não deve ter se tocado que pouco se lixa a maioria dos parlamentares para o que é bom ou não para o país.

E daí o que nos sobraria? Um povo altivo. Que percebesse que o governo federal tem lá seus problemas imensos de corrupção, mas que no fundo, na prática ainda é melhor que a lavanderia institucionalizada do PSDB.

E notem, isso não significa perdoar os petistas corruptos. Tem que mandar pra cadeia. Mas também não é possível tolerar a volta da tucanada bandida, apenas porque o PT rouba tanto quanto os outros. 

Ou seja, são coisas distintas e nada a ver tem uma coisa com outra. Cadeia para os bandidos. Tirados de circulação os corruptos, nada justifica entregar o país de bandeja.

Mas daí precisaríamos de uma população que no mínimo, sabe do que está falando, pra poder reclamar e exigir. Mas qual o quê?

Nosso povaréu está mais é interessado em gritar no Facebook, a favor do governo e especialmente CONTRA o governo, pouco se importando se morreremos todos afogados nessa irresponsabilidade.

E o que nós, os que minimamente temos alguma consciência, podemos fazer? Nada, pelo jeito.

Estamos num país de oportunistas.

Outro dia o rapaz da Dilma Bolada disse que estava largando os bets porque a presidente se "vendeu" para o PMDB. Ele que me perdoe, mas vendilhança, me pareceu mesmo a dele. Ou ele não conhece de política e de como ela é feita no Brasil?

O rapaz tem lá seus enroscos com esse tipo de política que criticou. Posso até estar errado mas aquela história de que o PSDB queria comprar-lhe o passe e ele não aceitou, me pareceu mentirinha. Ele falou que levou a conversa do "preço" até as últimas, apenas para ver até onde iam os tucanos. Sinceramente, não creio. Os caras o ganharam no preço e quando ele viu que estava na mão do inimigo, viu que estava exposto e poderia ser desmascarado caso eles não estivessem mesmo dispostos a pagar o valor pedido, e sim, apenas mostrar a todos como o apoio a Dilma era "vendido", resolveu botar a boca no trombone. De todo modo, a coisa ficou por isso mesmo pois ninguém mais dava muita bola pro personagem que ele havia criado.

E digo mais, como agora ele apareceu nas notícias chutando o balde da Dilma, daqui a pouco fará como Marta Suplicy. Vai dizer que não coaduna mais com "isso que está aí" e vai encontrar outro que lhe pague os 20 dinheiros, agora, para falar mal de quem antes apoiou por outros 20 dinheiros.

Mas como falei, posso estar errado. Nem conheço o menino. Vai que ele é honesto e minimamente ético? Vai que ele realmente não acredita mais na Dilma e quer apenas ficar em casa se arrependendo de tê-la apoiado? Vamos ver até onde ELE vai, agora.

O personagem que ele inventou apenas dá mostras de como funciona nosso povo, que reclama da corrupção, mas só quando o favorecido é o vizinho. Quando é ele mesmo, a roubalheira passa a não ter importância. 

Como que dá pra tentar arrazoar com gente assim?

Gente que se agarra num emprego público e taca fogo no circo porque eventualmente o governo não lhe deu aumento? Gente que suborna fiscais e reclama que o Estado é corrupto?

Tem que avisar estes cidadãos que dever impostos não é crime. Sonegar é, e subornar fiscais também. O devedor tem a chance de parcelar, de negociar, de fazer bastante coisa. Só que é mais fácil encontrar desculpas, que são muitas e boas, para não fazer o que é certo, e tentar lucrar com o que é errado.

O Brasil é sim, um país falido. Os grandes atores mundiais, que nos minaram com a ajuda dos vendilhões da pátria, conseguiram o que queriam. E nossa população se refestela com o lodo no qual afundamos todos. Felizes por estarem derrubando um governo corrupto, mas que minimamente defendia os interesses da nação, e colocando no poder outros bandidos, que não apenas roubam mas também, entregam o país a interesses externos, seja do petróleo, seja da energia.

Uma lástima é ser brasileiro neste estado de coisas. 

.

Um comentário:

fernanda disse...

se lhe serve de consolação sempre lhe digo que Portugal também está uma lástima, continua a ser "uma país de bananas governado por sacanas", como diria o nosso ultimo rei que aliás acabou tristemente.