sábado, 6 de junho de 2009

UÉ, ACABOU A PILHA DA CPI?

.
Muitos perguntam se pode haver pilantragem dentro da Petrobrás. Ora, é claro que pode. É uma empresa grande, a maior e mais rentável do Brasil. Uma das maiores do planeta no setor onde atua.

Mas me causa espécie a celeuma de certos ramos da política partidária do país acerca dos "escândalos" de corrupção na empresa.

Triste que essa vontade investigativa só tenha aparecido agora. Quando a P36, afundou, jogando fora 1,5 bilhão de reais, mais 11 vidas de trabalhadores e arriscando toda a credibilidade da empresa no mundo, sequer um "a" da imprensa dócil aos partidos de direita, foi dito.

Engraçado como nossa imprensa tem duas caras.

Ora, há irregularidades? Mas que investiguem! Só não entendi o motivo que levou Álvaro Dias a dizer que não pode investigar tempos anteriores. Só pode investigar agora. O que pretende o senador paranaense, investigar ou fazer um palanque polítco para seus amigos e para seu partido?

Vale lembrar que este paladino da moralidade da Câmara Alta brasileira é aquele mesmo que vazou informações falsas à Veja, na boa e válida tentativa de se promover e ir garantindo infinitas reeleições ao Senado Federal. Não sei por qual razão, não foi pedida sua cassação por quebra de decoro. Mas também convém lembrar que o eleitor paranaense, especialmente o curitibano, é de uma alienação febril. Então, tudo ficou por isso mesmo.

Ora, se querem investigar a Petrobrás, o que acho super acertado, que abram os anais da empresa. Pelo menos dos últimos 10 anos, incluindo o período quando ela por pouco não foi vendida. Acho que 10 anos é legal pra investigar. 5 do Lula e 5 do FHC.

Penso que afundar uma das maiores plataformas mundiais de extração em alto mar e quase vender uma estatal deste porte, são motivos suficientes para requerer uma investigação. Ou não?

Ou de que tem medo o PSDB e a imprensa? Já desistiram de botar pilha na CPI?

Ou será que pensam que assim podem se complicar? Não foi nisso que deu a CPI do mensalão? Acabaram descobrindo que ele nasceu no gabinete de Eduardo Azeredo, proeminente tucano? E pior, com o mesmo Marcos Valério que financiava o PT?

Me dá estranheza é esta atitude tacanha de uma certa parcela da população brasileira. Apoiando a CPI, mas só um pedaço dela. Ué, mas por que não deixam procurar a fundo, doa a quem doer, como dizia o Collor? Eu pensei que a Petrobrás era do povo deste país e se for, então eu tenho o direito de saber o que tem acontecido nela. E mais, tenho direito a pedir pena de prisão aos responsáveis pelas falcatruas da empresa. Seja de que partido forem.

Ou assim a brincadeira fica sem graça?

Onde estão os moralistas de plantão, que bradam aos quatro ventos que "tem que investigar"? Olha, eu TAMBÉM acho que tem que investigar. Tem que apurar e METER NA CADEIA os responsáveis. Quero é ver na prisão os safados que brincaram com a imagem da empresa mais importante do país e que é responsável por boa parte de seu crescimento.

Quero ver apodrecendo numa cela esse pessoal que fez pilantragem com esta empresa que me dá orgulho porque é brasileira, feita com capital, conhecimento e tecnologia nacional, com esforço de gente que eu conheço e com quem já trabalhei.

Mas não quero CPIzinha de cartas marcadas pra sabichões do PSDB fazerem teatrinho. Quero apuração.

Já que quiseram tanto, que vão adiante!

Mas não sei... conhecendo esses partidecos do sistema político nacional, acho que vão desistir no meio do caminho. É só fogo de palha, não é?

Como diz o ilustrado e inteligente "filósofo" Olavo de Carvalho, nossa direita é deprimente. Nem pra isso conseguem se organizar.

Clique aqui para ir ao blog da Petrobrás e ver na íntegra as entrevistas e reportagens feitas com a empresa, mas que são publicadas só parcialmente por nossa imprensa psdbista.

.

Nenhum comentário: