quinta-feira, 19 de julho de 2012

CURITIBA: "NORMAL PARA O MOMENTO"

.

Nem tudo está perdido para você, eleitor, que adora morar numa ilha da fantasia.

Sabe aquelas situações incômodas de ouvir o povo reclamando do congestionamento? Pois bem, através da mais brilhante engenharia semântica disponível no mercado, o cidadão curitibano terá o prazer de vivenciar um lugar absolutamente livre dessas verdades inconvenientes.

Pois como é sabido, diversas são as rádios que dão o boletim de tráfego. Boa parte desses boletins são expedidos por órgãos públicos municipais com a competência de alertar o cidadão para não entrar em roubada. O problema é que, ouvindo o rádio, você fica com a impressão (verdadeira) de que tudo está sempre congestionado. Notadamente em Curitiba, as cercanias da Lesma Verde, ela própria, e diversas ruas e avenidas que são canos de escoamento do fluxo da cidade.

E qual foi a solução encontrada pelos tais órgãos pra você não ficar com a pulga atrás da orelha?

Obras viáveis? Retirada de semáforos e a implantação de trincheiras? Alargamento de ruas? Diminuição de calçadas com dez metros de largura sobre as quais não passa gente suficiente para encher um elevador?

Não, claro que não!

A solução foi, nos boletins, dizer que o trânsito está "normal para o momento". Sim, normal para o momento. E o momento em questão é o quê? É congestionado, mas você não precisa saber disso. Quando ouve a palavrinha "normal", é bem capaz e possível que você entenda que o trânsito está fluente.

Mas esperar isso de órgãos públicos em época de eleição não me surpreende. Até as multas têm diminuído nesse período na capital do Estado. O que me chateia é ter que ouvir da boca de jornalistas que se dizem informados e formadores de opinião. E não foi uma, não foram duas vezes. Ninguém questiona a notícia que está dando, nem o que é o tal "normal para o momento".

Viva Curitiba!

Clique aqui para saber como pode inovar a cidade que parou no tempo.
Clique aqui para ver a anatomia do mensalão e da imprensa brasileira.
Clique aqui para saber quanto custa uma campanha eleitoral
Clique aqui para ver o ex-tucano convertido, escanteando petistas ingênuos.
.

Nenhum comentário: