quarta-feira, 6 de maio de 2015

O QUE ACONTECE COM DILMA?

.
Este blog tem uma simpatia pelo governo de esquerda implantado por Lula e Dilma.

No entanto, não deixa de ser crítico ao monte de incongruências ou porque não dizer, incapacidades que a administração de Dilma vem demonstrando.

Tenho me perguntado o que acontece. Se Dilma é assim tão diferente de Lula no sentido do comando, ou se tem alguma outra coisa por trás de tudo.

Naturalmente Dilma enfrenta uma oposição milhões de vezes pior que Lula. E pra piorar, ela não tem a mesma capacidade nem o mesmo traquejo que ele. O resultado claro, não poderia ser uma administração tão melhorada.

De outro lado, talvez porque não tenha conseguido se fazer notar no cenário internacional, Dilma também enfrenta um bombardeio sem precedentes vindo de fora.

E o motivo é muito simples. Os atores tradicionais do capitalismo, não querem continuar a perder terreno para os BRICS. Porém, uma coisa é lidar com a China, seu poder econômico, militar e geográfico. Outra coisa é lidar com os pequenos. Até porque, todo mundo é pequeno, comparado à China.

Mas uma coisa tem que ser notada. Tirando o Brasil, nenhum dos outros grandes dos BRICS é uma democracia de verdade. China não é. Índia só diz que é, mas deixa literalmente seus cidadãos atolados na pobreza pra não terem idéia do que significa democracia. Rússia não é porque Putin só vai sair do poder quando quiser. A África do Sul a gente nem fala porque não entendi até agora o que ela está fazendo no rol dos BRIC. Acho que imaginavam o nome feio e ficava mais bonito colocar um S no final. Encontraram a "South Africa". Mas podiam ter optado por South Korea, que era mais vantagem pro grupo.

O fato de ser a única democracia verdadeira do grupo dá algumas desvantagens ao Brasil. Como não temos um povo consciente e temos políticos extremamente safados, não podemos esperar realmente que o país, sem um comando forte, vá pra frente. Digamos que no Brasil, 20% quer que o país progrida, 20% quer vender para os EUA e os 60% restantes, não têm a menor idéia do que estamos falando.

Fica bastante complicado tocar um barco, quando cada um rema pra um lado, e a grande massa fica no meio, pasma, apenas reclamando da lerdeza da viagem.

Naturalmente não estou defendendo que o Brasil deva se tornar uma ditadura. O que estou defendendo é que o governo de Dilma precisa mostrar a quê veio. Precisa marca pontos, precisa SE marcar no cenário internacional.

No segundo mandato de Lula, a crise internacional estava apenas começando. Ninguém sabia direito onde ia dar. Hoje, 7 anos depois, todo mundo já sabe no que deu. Todo mundo já sabe que os ricos não fizeram a lição de casa e jogaram ao máximo o reflexo das sacanagens de seus mercados financeiros não regulados, nas costas do pobres, tanto de seus países, quanto nos pobres dos países da periferia.

Ou seja, não haverá mais Obamas dizendo "my man" para presidentes emergentes. Isso foi um lapso de percurso que os republicanos se empenharam em enfiar na cabeça do inexperiente democrata que havia assumido o país.

Basta ler periódicos como o Financial Times pra ver que o Brasil leva pau todo santo dia. E o governo está nas cordas. Dilma não reage porque leva pau dentro do país também.

Decerto Dilma é uma mulher lutadora. Qualquer um que passou o que ela passou, não pode ser considerado um pamonha. Mas politicamente ela deixa a desejar. Seu ministério é um arremedo. Coloca "técnicos" nos principais ministérios e imbecis dos partidos aliados nos ministérios de aluguel. Lula deu certo entre outros motivos, porque tinha nomes como Meireles no BC, Thomaz Bastos na Justiça e José Alencar na vice-presidência. Dilma foi sozinha pra cova dos leões e até onde sei, foi assim porque quis. Agora ela se converteu na refém principal do PMDB e seus pilantras. Dilma, se é que é possível fazer uma comparação sem ser grosseiro e desrespeitoso com seu passado, está de novo na câmara de torturas. Só que agora, a tortura é psicológica e o sangramento é público.

Com o auxílio dos chacais da grande imprensa, que nem ela nem Lula ousaram enfrentar.

Claro que não se trata de implantar leis restritivas que venham a cercear a liberdade de expressão. Isso seria repudiado porque obviamente, o imprensalão iria acusá-los de ditadura e o povo, naturalmente, iria acreditar. Não vamos nos esquecer que parte substancial de nossa população lê e acredita em toilet papers como a Veja, Época e quetais. É tarefa por demais árdua pedir que haja raciocínio, em cabeças que pagam pra não pensar. Terceirizam a opinião, comprando-a pronta na banca de jornal.

Mas Lula e Dilma não deveriam ter financiado essa imprensa lixão, que nada quer com o povo brasileiro. Ao invés de gastar bilhões todo ano em matérias pagas nos veículos destas 6 famílias que mandam em toda grande imprensa brasileira, deveriam ter deixado que morressem à míngua. Inanição financeira. Talvez hoje fossem mais honestos.

Dilma leva bordoadas todo dia e me faz lembrar Rocky Balboa em Rocky IV. Apanha demais em cenas espetaculares, faz jorrar sangue mas ao final, junta forças do além e vence o gigante soviético, que era muito superior a ele. Lula era um baixinho à Sylvester Stallone. Podia lutar com gingantes. Dilma não parece ter esse brilho.

E estamos apenas no quinto mês do segundo mandato.

A imprensa noticia todo dia o aumento do desemprego e da crise. Coisa nem sempre verdadeira, mas isso pouco importa. A mídia brasileira era ingênua na época de Lula. Acusavam-no de ser ladrão e de deixar roubar, porém, davam as boas notícias de seu governo. Com Dilma eles aprenderam que não era pra falar nada. Ignoram obras monumentais como a transposição do São Francisco ou a inauguração da fábrica da Jeep e a da BMW. Fazem o que querem e Dilma depende apenas dos maltrapilhos que fazem das tripas coração, para dar as boas novas de sua administração, pela internet, pelo Facebook.

Do lado contrário, Alckmin paga 70 milhas por mês pra um cara meter o pau no governo de todas as formas que puder. E não é o único a ser financiado pela máquina tucana.

Particularmente minha frustração não é com o PT. Não tenho nenhum amor ou ódio pelo partido, especificamente. Apenas acho que ele até agora, foi o que mais fez pelo Brasil. Minha frustração é que com todo esse sangramento diário, pois quem pagará o pato seremos todos nós, claro. O povo.

É o povo que vai perder o emprego, o poder de compra ou morrer na terceirização.

Queria saber o que é necessário acontecer pra esse governo se mexer. Pra ter um norte.

Tá complicado!

.

Nenhum comentário: