.
Se você é daqueles que acreditam piamente em pesquisas eleitorais, talvez fosse bom saber que elas PODEM ser honestas, mas que também podem não ser, dependendo do interesse de quem paga por ela, ou do interesse de quem é o dono do instituto de pesquisa.
No cerne de um dos institutos mais famosos do país, está a questão central desta reportagem que você assiste aqui. Tire um poucos minutos do seu dia e veja que muito possivelmente você está sendo enganado quando é levado a acreditar numa pesquisa eleitoral e acaba influenciando seu voto por causa disso.
Passe a considerar o seguinte. Se um instituto de pesquisa tem interesse que um candidato "x" ganhe uma eleição porque poderia ter negócios com esse candidato "x" quando eleito, poderá tranquilamente maquiar ou induzir as pesquisas eleitorais para favorecê-lo. Assim, o tal candidato "x" aparece na frente das sondagens e como isso influencia o voto do eleitor, a probabilidade de que esse candidato realmente ganhe a disputa, é muito grande. Uma vez eleito, o candidato "x" corre para o abraço e faz, graciosamente o pagamento, com dinheiro PÚBLICO, da promessa que fez ao seu patrocinador.
A reportagem abaixo mostra textualmente como isso funciona em relação ao IBOPE. E você, eleitor esperto, pode deduzir o mesmo do restante dos institutos (certamente haverá algum sério). Isso talvez ajude a entender porque, coincidentemente, quem paga uma pesquisa (diretamente ou através de laranjas), sempre vê o seu candidato preferido nas cabeças da sondagem.
Passe a considerar o seguinte. Se um instituto de pesquisa tem interesse que um candidato "x" ganhe uma eleição porque poderia ter negócios com esse candidato "x" quando eleito, poderá tranquilamente maquiar ou induzir as pesquisas eleitorais para favorecê-lo. Assim, o tal candidato "x" aparece na frente das sondagens e como isso influencia o voto do eleitor, a probabilidade de que esse candidato realmente ganhe a disputa, é muito grande. Uma vez eleito, o candidato "x" corre para o abraço e faz, graciosamente o pagamento, com dinheiro PÚBLICO, da promessa que fez ao seu patrocinador.
A reportagem abaixo mostra textualmente como isso funciona em relação ao IBOPE. E você, eleitor esperto, pode deduzir o mesmo do restante dos institutos (certamente haverá algum sério). Isso talvez ajude a entender porque, coincidentemente, quem paga uma pesquisa (diretamente ou através de laranjas), sempre vê o seu candidato preferido nas cabeças da sondagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário