.
Repare na manchete acima. O presidente do Vox Populi acusa o Datafolha, um dos principais centros de pesquisa de opinião da América Latina, de fraude.
E para quem acha que isso é surpreendente, se acostume. Pesquisa é realmente um negócio feito para quem paga. Não à toa, Roberto Requião diz que se quer comprar um peixe vai até a peixaria. Se quer comprar pesquisas, vai até o Ibope.
E para todos os efeitos, Ibobe, Datafolha e tantos outros institutos de pesquisa, são rigorosamente a mesma coisa. Um grupelho direcionado a fazer de conta que o povo pensa de um jeito, para que, quem sabe, ele realmente venha a pensar daquele jeito.
Se você acha que um candidato está ganhando talvez queira votar nele justamente porque ele está ganhando. É assim desde que o mundo é mundo. Ninguém gosta de fazer parte da minoria. Ninguém gosta de torcer para a Portuguesa, ninguém gosta de ir a um bar vazio. Todos querem se sentir parte de algo maior e é apostando nisso que os institutos, comandados por gente que não nasceu ontem, nadam de braçada.
Por causa disso, toda vez em que ouvir falar de uma pesquisa, duvide. Ela até pode ser séria mas existe o risco concreto de ela estar direcionando dados, perguntas e regiões pesquisadas, com o intuito de obter determinado resultado. Tudo para te enganar, eleitor bobinho.
Clique aqui para ver o paraíso da Betolândia.
Clique aqui para relembrar porquê certos políticos merecem todo o seu crédito.
Clique aqui para saber mais sobre mentiras de campanha.
Clique aqui para saber o que se esconde sob a última pesquisa do Ibope em Curitiba.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário