quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TANIGUCHI, O FICHA SUJA

.

O ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi foi condenado a ressarcir os cofres públicos em 1,4 milhão de reais, por usar irregularmente a propaganda oficial em benefício escandalosamente próprio.

O processo correu e na hora de executar a sentença, ou seja, de fazer o condenado pagar, os autos simplesmente sumiram do cartório da 4° Vara da Fazenda Pública de Curitiba.

Antes que você se horrorize eu digo, sim, processos "somem". Não é o primeiro e infelizmente não será o último. De todo modo, será possível reconstituir a papelada e tudo voltará à quase normalidade.

Claro que isso não deveria acontecer e o atraso daí decorrente é inaceitável. Seria absurdo e fantástico num país sério. Não é no Brasil, onde a justiça não é igual para todos.

Mas outra coisa me chama a atenção. Taniguchi é um dos atuais secretários do Governador Beto Richa. E Beto, era o vice-prefeito de Curitiba na administração de Taniguchi. Troca troca ao qual já estamos acostumados. Quando Richa se candidatou a Prefeito, falou mal do então ocupante do cargo (Taniguchi) e até simulou uma briga com ele para dizer que não tinha nada a ver com a administração, apesar de ser o vice e ter chegado a assumir o posto. 

É que o governo de Cassio tinha sido tão ruim que ele jamais faria o sucessor. Sendo assim, numa bem sucedida estratégia de engambelameto do povo, o nipo-brasileiro apoiou uma candidatura fantoche (Osmar Bertoldi) para que Richa, o vice-Prefeito, pudesse correr em separado, sem ser atacado.

O povo de Curitiba claro, caiu na armadilha. Sejamos honestos, caiu porque queria cair, já que a picaretagem estava estampada.

Daí Taniguchi foi ser secretário do Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), aquele que foi cassado por ter sido flagrado com dólares de propina na meia. Arruda, gente boa, já tinha sido pego adulterando o painel do Senado Federal na companhia do falecido e igualmente honesto Antonio Carlos Magalhães. Que trio!

Como Arruda saiu corrido do governo do DF, Taniguchi perdeu o emprego. Onde ele foi pedir arrego? Na governança de Richa, seu antigo vice que falou muito mal dele para se eleger. Taniguchi fez das suas em Brasília e então foi condenado em Curitiba. Estranhamente, a lei da ficha limpa, proposta no Paraná, não teve nenhum valor (nem moral) por aqui. Richa não se fez de rogado e, nem aí pro povo, acolheu calorosamente o Cássio. É dizer que Richa criticava tudo o que seu antecessor fazia. Mas fez dez vezes pior. Encheu o governo de parentes, corre contra o tempo para nova rodada de privatizações da grana pública, contratou um condenado pela Justiça (fosse só um...).

Eu queria saber onde está a famosa intolerância do curitibano em relação aos corruptos, como eles têm demonstrado nas virulentas e barulhentas manifestações contra o Governo Federal e a petezada.

A impressão que temos é que ficha limpa só pra barrar inimigos. Os amigos da gente, não ligamos, podem vir que serão abraçados e acolhidos.

Eu queria poder dizer "com a palavra o Governador" mas ele claro, não iria se manifestar sobre este assunto, nem sobre qualquer outro que lhe seja espinhoso.  Richa ignora o imprensalão nos raros momentos em que este questiona alguma coisa dos governantes tucanos.

Nós, o povo, teremos de atuá-lo por muito mais tempo.

Clique aqui para ver a vergohosa charge de O Globo.
Clique aqui para ler sobre os responsáveis por Santa Maria.
Clique aqui para ver a política rasteira que infesta o país.
Clique aqui para ver um lugar que só é paradisíaco na TV. 
.

Nenhum comentário: