sábado, 10 de janeiro de 2009

GAZA: FOI PREMEDITADO?

.
Em verdade, o que desejava (o vegetal) Ariel Sharon ao ordenar a retirada dos colonos judeus da Faixa de Gaza, cumprir a determinação de George Bush que queria amenizar as resistências árabes às suas incursões no Iraque? Ou limpar o campo para o bombardeio de hoje?

Foi premeditado?

Ou foi um "desabafo" cumprido por Olmert? "Se não podemos ter Gaza, ninguém terá! Matemos a todos, então!"?

Não sei qual das duas situações demonstra mais sangue frio destes senhores da guerra, que determinam a amputação de braços, pernas e o cadavério de centenas de milhares de pessoas no planeta.

Eis que me lembro das palavras de Ehud Olmert, logo após o coma de Sharon. Palavras estas que parecem estar se referindo a um ser iluminado, alguém bom, e não a um assassino:

"Sinto saudades das horas que passávamos juntos, do som de sua voz e de seu bom humor. Espero de todo coração que chegue o dia em que ele abra de novo os olhos e volte" (veja aqui na Folha)

Que mensagem estes senhores querem deixar ao mundo? Que imagem querem que tenhamos do povo judeu?

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Há muitas pessoas que esquecem, inclusive a imprensa, o básico deste conflito. Gaza é um território bloqueado, um pequeno cercado controlado, e a palestina uma terra ocupada pelo exército de Israel. Todos fingem ser "natural" tal situação e injusta os foguetes que caem em Israel, ou melhor em terras ocupadas. As pretensões que se tem de defender o estado de Israel esconde as intenções obscuras de seu governo.