sábado, 10 de janeiro de 2009

O IRÃ PEDE AJUDA À DIPLOMACIA DE LULA

.
O atento amigo joel me mandou uma notícia interessante publicada no Terra:

"O Irã enviou um emissário especial ao Brasil para entregar a Luiz Inácio Lula da Silva uma mensagem sobre a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, na qual assinala que "pessoas confiáveis" como o presidente brasileiro podem "corrigir as falhas" da atual diplomacia na região.

Em nota enviada à AFP, a embaixada iraniana anunciou que o ministro de Assuntos Cooperativos, Mohammad Abbasi, entregou uma mensagem que trata da "condenação do regime invasor da Palestina, que ataca o povo indefeso da Faixa de Gaza, e da responsabilidade internacional de governos e iniciativas para por fim a esta crise".

"O envolvimento de novas personalidades, confiáveis, nas atividades de intermediação sobre a questão da Palestina", como os presidentes Lula e seu colega iraniano, Mahmud Ahmadinejad, "podem corrigir as falhas cometidas pelos intermediários tradicionais, inclusive os Estados Unidos", destaca o texto."

Isso vai ao encontro do que comentávamos anteriormente sobre a importância da diplomacia do governo brasileiro, especialmente da pessoa de Lula.

Naturalmente essa notícia não tem maior destaque no planeta "civilizado" pelo fato de que o Irã é considerado um estado "terrorista" por Israel e pelos Estados Unidos. Ele faz parte do "eixo do mal" de Bush e de Olmert, então, tudo o que ele disser, não presta.

De toda forma, demonstra que em verdade, muita gente está tentando dar um basta na carnificina promovida por Israel e pelos Estados Unidos porque imagina que em verdade, o mundo seria bem melhor se esses países fossem honestos e pacíficos.

E daí eu faço a seguinte pergunta: se os árabes são o eixo do mal e o Islã a chave de tudo de ruim no mundo, qual foi o país árabe que atacou um país ocidental em nossa história moderna?

Pegue uma cadeira pra não se cansar enquanto tenta descobrir.

.

Nenhum comentário: