sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A PRESSÃO MONETÁRIO-DIPLOMÁTICA

.

Alguns noticiosos de hoje dão conta de que manifestantes pedem que o Brasil rompa relações diplomáticas com Israel.

Ainda que sejam extremamente justas as manifestações em favor dos palestinos, penso que seja um tantinho de ingenuidade pedir que o Governo tome uma iniciativa drástica como essa, ainda que Israel seja costumeiramente agressora, criminosa e desrespeite as noções básicas dos direitos humanos.

Infelizmente as relações internacionais não se dão nessa ordem, e para que o Brasil, conhecido "boa praça" internacional, uma espécie de Zé Carioca amado por todos, quebre sua ligação com qualquer país, olha... seria preciso nem sei o que.

E eu realmente não creio que isso seja um defeito, especialmente agora que o Brasil vem gozando de uma importância planetária nunca antes vislumbrada.

Agindo comedidamente poderemos de uma vez por todas fincar nosso pé na colônia dos países respeitados e daí sim, fazer pressões mais eficazes para que esta ou aquela nação pare de andar fora dos trilhos.

Convém lembrar que a única pressão realmente eficaz é a econômica. E foi por causa dela que tantos países deixaram de comercializar com Cuba a pedido dos chacineiros ianques, por exemplo. E outros, que não estavam nem aí para os EUA, deram banana para o tio Sam.

Ou seja, só o dinheiro fala na diplomacia internacional.

.

Nenhum comentário: