segunda-feira, 14 de março de 2011

LULA NA ALJAZEERA

.

Lula é um cidadão que deixou a Presidência do Brasil e que está fazendo bonito lá fora. 

Não diz quanto cobra por palestra, mas é sabido por este ordinário escriba que é muito mais do que seu antecessor, o que se achava o bonzão das palestras. Auditórios imensos lotam para ouvir o ex-operário, coisa que não acontece quando o antigo vendilhão da pátria, se expõe e tenta vender ingressos.

Vendilhão, além do mais, participa de palestras coletivas no exterior, não é estrela de nada. Aqui no Brasil, tem uns loucos que ainda o contratam pra falar. Mas não é que o que ele tenha a dizer seja interessante. É apenas o afago dos apoiadores de sempre, pra dar uma graninha pro iFHC. Afinal, don Fernando precisa comer e sustentar seus luxos, que não são poucos. É  a lei natural dos abonados. Uma mão lava a outra. Antes ele dava aos ricos. Agora, os ricos devolvem em migalhas.

Lula esteve presente em uma conferência da rede Al Jazeera sobre o Oriente Médio. A conferência você pode conferir neste link original da própria rede de TV (o discurso é traduzido em tempo real para o inglês).

Abaixo, alguns trechos de uma entrevista posterior de Lula, para a BBC Brasil. De maneira geral, são tapas de luva na cara do vendilhão mor, e seus comparsas, que achando que venceriam as duas últimas eleições, correram para o sub do sub do sub, dos Estados Unidos, pra negociar a venda de muitas riquezas, incluindo o pré-sal. "Pena" que não deu carto.

"BBC Brasil - Foram divulgadas notícias sobre um pedido da Venezuela para que o senhor liderasse uma comissão internacional para mediar a crise na Líbia.

Lula - Isso é um boato falso. O próprio ministro de Exteriores da Venezuela desmentiu.

BBC Brasil - Durante seus dois mandatos, foi aberta a embaixada palestina no Brasil, foi criada a Cúpula América do Sul-Países Árabes, o senhor fez inúmeras viagens ao Oriente Médio. Qual é a importância das relações entre o Brasil e o Oriente Médio hoje?

Lula - Quanto mais forte for a relação do Brasil com o Oriente Médio, do ponto de vista comercial, político, econômico e cultural, menos o Oriente Médio será dependente da Europa e dos Estados Unidos, e menos o Brasil será dependente da Europa e dos Estados Unidos. Nós diversificamos as nossas relações. Durante séculos, nós estivemos afastados, e eu diria que por interesses econômicos das grandes potências. Não há motivo para governantes brasileiros passarem um século e meio sem ir a países do Oriente Médio. Acho que essas relações tendem a continuar crescendo. 
(...)
Há dez anos, os brasileiros viajavam para o exterior e tinham vergonha de mostrar o passaporte, de dizer que eram brasileiros. Hoje os brasileiros têm orgulho, em qualquer lugar do mundo, de dizer "sou brasileiro". As pessoas já não conhecem mais o Brasil só pelo carnaval, pela violência, pelas favelas e pelo futebol. Elas conhecem o Brasil pelo acerto em sua política econômica, pelo acerto no tratamento da crise, pela descoberta do pré-sal, pela distribuição de renda, pela ascensão da classe pobre à classe média, por nossa política ambiental.
(...)
BBC Brasil - E o que o senhor tem feito? Quais são os planos para o futuro? O senhor pretende se candidatar a algum cargo internacional? Voltar para a política brasileira?

Lula - Tudo o que eu falar agora será precipitado. Eu tenho descansado, tenho trabalhado, feito palestras. No mês de março, eu vou a Portugal receber um título da Universidade de Coimbra, vou ao Paraguai em uma reunião sobre educação, vou ao Uruguai para a comemoração dos 40 anos da Frente Ampla. Vou no dia 5 de abril para Washington, para um debate promovido pela Microsoft, depois eu vou para Acapulco, no México, para Madri e para Londres"


Clique aqui para ver a vegonha alheia. Serra vendendo a mãe para os gringos.
Clique aqui para ver o pastelão insosso de Azevedo, o poodle da Veja e dos ricos.
Clique aqui para rir do novo partido que uma parte dos demos quer construir.
.

Um comentário:

Wilson Garcia disse...

Lula,Lula,Lula,sempre o lula,veja que diferença êle fala tudo na cara, êle fala o obvio que ninguem encherga ou faz questao de esconder.Os paises arabes ficam menos dependentes dos estados unidos e da europa, o brasil fica menos dependente do tio san e dos europeus.Meu deus foi ai que o nunca dantes sacou a oito anos atras que tinha que mudar o eixo dos negocios,e ele saiu como um caixeiro viajante, e conseguiu sair da dependencia do tio san e dos europeu,enquanto muitos falavam que ele so gastava o dinheiro do pais com passeios ao mundo inteiro,pobres burros que usavam e ainda usam cabrestos e tapa olhos. E o tempo do nunca dantes ainda nao terminou.