sexta-feira, 9 de abril de 2010

O GLOBO: TUDO É CULPA DO LULA

.

A matemática da imprensa brasileira é a mesma há oito anos. Tudo é culpa do Lula. 

Nesta reportagem sem vergonha, praticamente uma colagem de bobagens, o Globo afirma na manchete que a União (Lula) libera rápido o dinheiro pra tragédias, mas que gasta lentamente.

Lá pela metade da matéria, é que vai explicar que não é bem assim. Que os Estados e Municípios é que nem sempre estão habilitados a pegar o dinheiro. Seja porque não há programas onde gastar, seja porque há vestígios de corrupção anteriores (isso a reporcagem não fala).

Mas o Globo não tem a intenção de deixar claro o que é certo. A ressalva é dita apenas pra não se afirmar depois, que mentiram na reportagem e serem obrigados a dar direito de resposta na justiça.

A mídia brasileira é porca, mesmo. Sabe que a maioria só lê as manchetes. Ainda mais aquelas pessoas que regularmente visitam Globo, Uol, estadinho e assimilados. Então, se só lêem as manchetes, vamos distorcer o quanto der.

A ânsia de eleger outro tucano (a grande imprensa tem saudade de como era o fluxo de dinheiro nas redações naquela época)  é tamanha que jogam no lixo qualquer manual de redação de jornalismo feito no Brasil.  Depois os pobres coitados da imprensa vão reclamar que o STF considera desnecessário diploma pra jornalismo.

Ora, francamente. Pra fazer o que fazem, eu também considero. Absolutamente desnecessário.

Clique aqui para ver as manchetes de segunda do Globo.
Clique aqui para ver que o Globo mentiu descaradamente sobre a licença de Lula.
Clique aqui para ver o estadinho fazendo a mesma pilantragem das manchetes.
Clique aqui para ver que o estadinho chega a mentir sobre a lei para dar um jeito de acusar Lula.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse pessoal não percebe que a paciência do povo tem limites? Não percebem que podem estar brincando com algo perigoso? Não se lembram do quebra-quebra que houve quando do suicídio de Getúlio?

moysesnunes disse...

Caro "anônimo", creio que para a situação que se apresenta hoje, quebra-quebra será pouco.

Yacov disse...

REalmente!!! Para fazer esta merda de jornalismo que fazem o diploma é totalmente inútil...

"O BRASIL DE VERDADE não passa na GLOBO - O que passa na GLOBO é um braZil para os TOLOS"

Renato Luís Schmitt disse...

Esses grandes jornais escritos estão perdendo espaço justamente pelo fato de não considerar o mínimo de ética jornalística. E tem que desaparecer, desaparecendo, quem sabe o Brasil não aparece de fato.