quarta-feira, 14 de abril de 2010

ESTADINHO: SERRA LEVA NO PRIMEIRO TURNO

.

O bacana de você ser dono de um jornal ou uma revista, é que pode falar o que bem entender. E milhares de pessoas lerão ou ouvirão suas tolices.

É mais ou menos como ter um blog (como este). Mas blogs não costumam depender de verbas públicas pra viver. Só o de certas pessoas da imprensa, que já são famosas, e que propagam "balões de ensaio" em seus posts, pra ver se cola. Em outras palavras, simplesmente mentem, pra ver se dá certo. Devidamente financiadas por alguns governos ou partidos.

Bem, essa introdução serve pra dizer sobre a declaração de Serra no estadinho. Ele fala sobre a possibilidade da eleição acabar já no primeiro turno. Claro que no fundo, ele não dizia da possibilidade DELE vencer já na primeira etapa, o que é virtualmente impossível, todos sabem. Mas a manchete do jornaleco paulista levou a crer que sim.

Publicar isso é um tiro no pé. Primeiro porque o cidadão comum já tá vendo que seria arrogância do Zé achar que poderia levar no primeiro turno. Segundo porque com 32%, estando rigorosamente empatado com a outra candidata, isso é no mínimo uma afirmação ridícula.

E terceiro, porque a "outra" candidata tem nas pesquisas espontâneas (as que realmente importam) o dobro de votos que ele tem. Ou seja, de onde o estadinho e o Zé tiraram essa?

Até porque, o próprio estadinho publicou anteriormente, numa notinha de canto de página, que segundo as pesquisas, era possível que a Dilma ganhasse já na primeira volta, e não o Zé.

Sem nos esquecermos que dizer que alguém tem 50% de fazer alguma coisa, é o mesmíssimo que afirmar que amanhã você pode estar vivo, ou não. Ou seja, não tem valor científico algum.

Pode chover ou não.

Mas o estadinho não liga pra ciência. Liga pra manipulação de manchetes.

Definitivamente, o desespero e a desorientação bateram nas redações dos jornalões financiados pelos passarinhos de bico (e nariz) grande.

Clique aqui para ver que o Vox Populi diz que Dilma pode vencer já no primeiro turno.
Clique aqui para ver que como não dá pra esconder, resolveram crucificar o Kassab, que é um banana.
Clique aqui para ver que a Folha livra a cara do Serra de toda forma.
Clique aqui para ver com Zé Chirico é amado por todo lugar onde vai.
Clique aqui para ver que o Financial Times não acha São Paulo a maravilha que Nosferatu faz crer.
.

9 comentários:

Carlos disse...

Isso é como previsão metereológica de xibungo:
50% de probabilidade de chover;
50% de probabilidade de não chover...

Quer dizer...não disse nada!

Binho disse...

Estão tudo desesperados. Cancelei minha assinatura do globo.com e me pediram uma justificativa. Falei que a Globo mente, por isso queria distância. Agora vivem me ligando pedindo explicações, querendo saber o porquê?
Só falo que a Globo mente!

SergioRDG disse...

Ahahaha! É isso mesmo que o Carlos falou. E na verdade, em tese, cada candidato tem seu quinhão de possibilidade. Se forem 10 candidatos, inicialmente, são 10% de chance de cada um levar no primeiro turno (sem contar cenários, popularidade etc.), mas é mais ou menos isso. É muito fácil manipular as pessoas através dos números. Indico "O Andar do Bêbado", que mostra conmo nossa compreensão de números no cotidiano é extremamente falha e nos coloca à margem desse povo que os utiliza.

Rafael Borges disse...

Lembro que um colega meu de faculdade uma vez disse: "A chance de ganhar na sena é 50%. Ou ganha ou não ganha! É a mesma coisa da chance de entrar alguém aqui e metralhar todo mundo. Ou entra ou não entra." Convencido de sua tese estatística, eu não sabia se corria pra loteria ou me enfiava embaixo da mesa.

Anônimo disse...

Carta-resposta de um Juiz ao Presidente Lula publicada no Estadão.

Estimado presidente, assisti na televisão, anteontem, o trecho de seu discurso criticando o Poder Judiciário e dizendo que V. Exa. e seu amigo Tarso, ministro da Justiça, há muito tempo são favoráveis ao controle externo do Poder Judiciário, não para 'meter a mão na decisão do juiz', mas para abrir a 'caixa-preta' do Poder... Vi também V. Exa. falar sobre 'duas Justiças' e sobre a influência do dinheiro nas decisões da Justiça.

Fiquei abismado, caro presidente, não com a falta de conhecimento de V.Exa., já que coisa diversa não poderia esperar (só pelo fato de que o nobre presidente é leigo), mas com o fato de que o nobre presidente ainda não se tenha dado conta de que não é mais candidato.
Não precisa mais falar como se em palanque estivesse; não precisa mais fazer cara de inconformado, alterando o tom da voz para influir no ânimo da platéia. Afinal, não é sempre que se faz discurso na porta da Volks.
Não precisa mais chorar. O eminente presidente precisa apenas mandar, o que não fez até agora.

Não existem duas Justiças, como V. Exa. falou. Existe uma só.

Que é cega, mas não é surda e costuma escutar as besteiras que muitos falam sobre ela.

Basta ao presidente mandar seu amigo Tarso tomar medidas concretas e efetivas contra o crime organizado.

Mandar seus líderes partidários fazer menos conchavos e começar a legislar em favor da sociedade.
Afinal, V. Exa.. foi eleito para isso.
Sr. presidente, no mesmo canal de televisão, assisti a uma reportagem dando conta de que, em Pernambuco (sua terra natal), crianças que haviam abandonado o lixão, por receberem R$ 25,00 do Bolsa-Escola , tinham voltado para aquela vida (??) insólita simplesmente porque desde janeiro seu governo não repassou o dinheiro destinado ao Bolsa-Escola .

Como se pode ver, Sr. presidente, vou tentar lembrá-lo de algumas coisas simples. Nós, do Poder Judiciário, não temos caixa-preta. Temos leis inconsistentes e brandas (que seu amigo Tarso sempre utilizou para inocentar pessoas acusadas de crimes do colarinho-branco) .

Temos de conviver com a Fazenda Pública (e o Sr. presidente é responsável por ela, caso não saiba), sendo nossa maior cliente e litigante, na maioria dos casos, de má-fé.
Temos os precatórios que não são pagos..
Temos acidentados que não recebem benefícios em dia (o INSS é de sua responsabilidade, Sr. presidente). Não temos medo algum de qualquer controle externo, Sr. presidente.
Temos medo, sim, de que pessoas menos avisadas, como V. Exa. mostrou ser, confundam controle externo com atividade jurisdicional (pergunte ao seu amigo Tarso, ele explica o que é).
De qualquer forma, não é bom falar de corda em casa de enforcado.
Evidente que V. Exa. usou da expressão 'caixa-preta' não no sentido pejorativo do termo.
Juízes não tomam vinho de R$ 4 mil a garrafa.
Juízes não são agradados com vinhos portugueses raros quando vão a restaurantes.
Juízes, quando fazem churrasco, não mandam vir churrasqueiro de outro Estado.
Mulheres de juízes não possuem condições financeiras para importar cabeleireiros de outras unidades da Federação, apenas para fazer uma 'escova'. Cachorros de juízes não andam de carro oficial. Caixa-preta por caixa-preta (no sentido meramente figurativo), sr. presidente, a do Poder Executivo é bem maior do que a nossa.
Meus respeitos a V. Exa. e recomendações ao seu amigo Márcio.

P.S.: Dê lembranças a 'Michelle'. (Michelle é cachorrinha do presidente que passeia em carro oficial)

Ruy Coppola, juiz do 2.º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, São Paulo

Paulo Scheineider , Santa Maria RS

Carlos disse...

Paulo, só não entendeu o que quis dizer o presidente quem não quer entender mesmo:
A oposição comete as maiores barbaridades, em termos de promoção de seu candidato, e a justiça NÃO MOVE UMA PALHA!
Agora, quando o presidente fala, as vezes mesmo em ambiente fechado, sempre tem um juiz pra lhe meter uma multa.
Quem está querendo calar quem?

Anônimo disse...

Se o Serra não levar uma chapoletada no primeiro turno, leva uma chapoletada no segundo.

Wagner disse...

Deem uma olhada neste link:

http://www.alamar.biz/html/cidadao/cartaaojuizcopola.htm

Wagner disse...

Com atraso, leiam a carta para tal juiz Coppola. Não dá para postar devido ao tamanho. É longa. Mas excelente. A resposta foi dada em 23 de dezembro de 2003, sinal que a carta deste Coppola é anterior a isto. Hoje ela é reeditada com aquele cheiro de naftalina. E tem gente que acredita que é de atual.

http://www.alamar.biz/html/cidadao/cartaaojuizcopola.htm