segunda-feira, 8 de março de 2010

AS MANCHETES DO GLOBO

.

As manhãs de segunda-feira para o jornalismo tradicional, da mídia elitista brasileira são um deleite. As redações pululam sobre a questão política porque fazem a "repercussão" da tolice apresentada pela TV na noite anterior, que por sua vez "repercute" a capa de alguma revista insossa e do mesmo grupo ideológico.

As acusações são todas. Desde as tais terras do filho de Lula, que nunca existiram e a própria Istoé publicou um desmentido, até os tais dólares de Cuba para financiar a campanha de Lula. Passam por pegar denúncias e fatos antigos e incluir personagens novos (e sem culpa nenhuma) como foi o caso novamente da Istoé com o ex-Prefeito de Bele Horizonte, Fernando Pimentel, que do nada, apareceu no antigo mensalão de Marcos Valério sem jamais ter sido acusado de nada, esquecendo claro, como é conveniente, que o mensalão se originou dentro do ninho tucano pelas mãos do tucano Eduardo Azeredo.

Mas o que é bom a mídia fala, o que é ruim ela esconde. E o bom e o ruim só depende da linha editorial da imprensa em questão. Depende de quem pagar mais.

Esta segunda não é diferente. O Globo chuta a bola levantada pelo Fantástico, que por sua vez, chutou a da Veja. Mas a própria reportagem do Fantástico nas entelinhas nega que o tal caso da Bancoop seja real. Mas apesar de negar, faz a reportagem no sentido Paulo Maluf  "eu nunca tive dinheiro na Suiça". Ela nega supondo que ninguém vá acreditar, mesmo. Então, a denúncia funciona como se fosse verdadeira.

Prova da manira sorrateira de agir de nossa imprensa, é que ela normalmente, quando a manchete é meramente eleitoreira, começa assim: "Fulano NEGA a participação no esquema".

Ora vamos, os políticos sempre negam tudo e são desmascarados na semana seguinte. Por que este seria diferente? Especialmente essa corja do PT.

Não contentes em dizer que Dilma inaugurou uma obra quenão era dela. Mas era de quem a convidou, e isso não entra no mérito da reportagem, O Globo vai além. Fala da Bancoop, que é tolice, pois já foi negada pela própria reportagem da TV Globo (nas entrelinhas) e fala do absurdo que é a Petrobrás "desafiar" o embargo AMERICANO ao Irã. Como se nós brasileiros, fossemos automaticamente obrigados a embarcar no jogo comercial estadunidense, que só a eles aproveita.

Aliás, esta é a melhor de todas as manchetes desta segunda fabulosa. Deixar claro que a Petrobrás e por consequência, Lula, Dilma e todos mundo do Governo não prestam, porque não devem prestar continência ao Presidente Obama.

Eu estou pra ver, juntinho com a da Venezuela, imprensa mais vendida aos interesses etrangeiros que a brasileira. Chega a dar vergonha.

Clique aqui que mentir nas manchetes é expediente comum no Globo. 
Clique aqui para ver o "sucesso" de José (quem?) Serra no carnaval do nordeste.
Clique aqui para ver algumas diferenças entre a mídia brasileira e a de fora.
Clique aqui para entender, na voz de Boris Casoy, porquê um pobre não pode ser nada na vida. 
Clique aqui para ver que FHC tinha um ministro alcoólatra. Mas a Veja só falou do chopp que o Lula tomou.
Clique aqui para ver que tem uma revistinha vagabunda que nos quer sempre no terceiro mundo
Clique aqui para ver o que o mesmo FT falou de São Paulo, governado por Zé Chirico.
Clique aqui para relembrar por qual motivo os demotucanos não têm mais argumentos pra nada.
.

Nenhum comentário: