domingo, 15 de maio de 2011

AUTORITARISMO EM CURITIBA

.

Esta verdadeiramente difícil entender o que estão pretendendo a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado do Paraná, com as atitudes que vêm tomando.

Uma das casas mais tradicionais da cidade foi fechada na base da truculência neste final de semana. O motivo alegado era "som alto". Quem não é da capital do Paraná e possa imaginar que lá rola alguma coisa como rock pauleira, se engana redondamente. De forma geral, as músicas se utilizam do piano e instrumentos desse náipe. No Beto Batata, a casa fechada, a fama veio pela batata suíça do título, e pela boa música, normalmente um jaz ou tango.

Doloroso imaginar que público desse tipo de entretenimento seja arruaceiro.

E não é.

Mas a Prefeitura tem critérios curiosos. Leva um técnico com seu medidor de decibéis. A medição, sendo feita a partir da rua, capta todo o barulho da região, incluindo o trânsito de carros. Mas tudo é computado na conta do comerciante da noite. Outra reclamação constante dos empresários é que para a liberação do alvará, muitas dificuldades são sempre apresentadas. O que é requisito para os Bombeiros, muito normalmente vai contra o requisito da Prefeitura. Ou seja, muito raramenrte alguém consegue se adequar. A Prefeitura exige porta dupla para não vazar o som. Os bombeiros não a querem por causa da segurança. Sendo assim, todos são unânimes em dizer. Os órgãos públicos criam dificuldades pra vender facilidades.

E olha que essa frase é do tucano José Serra. 

Mas o Governo do Pararaná é do tucano Beto Richa. E a prefeitura é do neotucano Luciano Ducci.

Ocorre que quando a fiscalização chega nas casas, vai levando mais de uma dezena de viaturas, com sirenes ligadas e policiais armados. O cliente que está alí dentro é obrigado a deixar o lugar (normalmente sem tempo de pagar a conta) e o empresário é tratrado como se fosse marginal, e não um gerador de emprego e renda.

A cidade de Curitiba em seus caminhos tortuosos já fechou a Pedreira Paulo Leminski, que nos anos 90 foi palco dos mais interessantes shows das mais variadas estirpes. Desde José Carreras até bandas como o extinto INXS. Hoje em dia, a Prefeitura se preocupa em proibir a música nas praças e a perseguir quem lida com a música. Parece obstinação.

O direito ao sono e ao descanso é elementar. Mas as casas que são fechadas, boa parte delas sequer têm som aplificado em alto brado. Não dá pra acreditar que um piano incomode tanto assim.

Mas incomoda alguém do poder público.

A ilha da fantasia de Curitiba começa a ruir até mesmo para aqueles que sempre acreditaram na propaganda poderosa da administração municipal. O curitibano, que historicamente não aceita críticas sobre como sua cidade é conduzida, está tendo que engolir em seco o autoritarismo de seus governos.

Por outro lado, as eleições estão chegando. A hora do revide também.

Clique aqui para ver sobre o pedágio urbano que alguns acham bom ter em Curitiba.
Clique aqui para ver o metrô diferente de Curitiba.
Clique aqui para ver Serra esnobando a FIESP.
.

5 comentários:

Geopolêmica disse...

Amigo, você tem acompanhado as eventuais notícias que saem na Gazeta do Povo sobre o Rafael Greca? Como você mencionou as eleições do próximo ano e tem divulgado o nome dele como uma boa opção à prefeitura, afirmo que o P.I.G. local (Gazeta) já começou a "bombardear" o nome dele com notícias que com certeza visam descartá-lo como candidato. Fiquemos de olho nisso!

Anônimo disse...

Preconceituoso esse comentário dando a entender que o público do "Rock pauleira" seja arruaceiro.

Carlos Cwb disse...

Não foi referencia ao público, pelo qque entndi, e sim à propria origem musical.
Naõ dá pra comparar decibéis produzidos por um piano com uma guitarra e batera, né?

Mas, caro blogueiro, os mesmos frequentadores do Beto Batata que relamam da policia hoje, infelizmente votarão NOS MESMOS administradores amanhã. Não aprendem...

Proibido virar à direita disse...

É uma pena que assim, como ocorre em Sampa, os curitibanos parecem cegos pra enxergar a peçonha DemoTucana.
Lamentavel, como diria a Neo-DemoTucana-Verde Blá-blá-rina.

Anônimo disse...

Não acredito que fecharam o Beto Batata... Daqui a pouco a cidade fica às moscas por conta da administração pública