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Em se falando de congestionamento e de trânsito, é inacreditável a mentalidade do curitibano. Ele consegue, forma geral, esquecer a solução simples e eficiente e partir para a solução ruim, que seja porém, aquela adotada por alguns países do mundo. Alguns em Curitiba tem a capacidade de pretender parecer ingleses, sem querer pagar o ônus de ter os problemas que têm a Inglaterra.
Em uma reportagem sobre o congestionamento em Curitiba, aquele que já existe em qualquer horário do dia, as mais diversas opiniões. Porém, cabeças chamadas pensantes são corajosas ao virem ao público e propor coisas como aumento da gasolina e pedágio urbano, ainda que com ressalvas. Ninguém, contudo, faz a proposta de melhorar o transporte coletivo, enlarguecer ruas. Até parece que esses senhores, com suas idéias brilhantes, vivem na Suiça e não no Brasil.
Gente totalmente desconectada da realidade. Gente que pelo jeito, não conhece a cidade em que mora. Se conhecesse, talvez percebesse que canteiros no meio das ruas congestionadas, ou calçadas com dez metros de largura só fazem é piorar a vida de todos. Aumenta o stress, aumenta o consumo de combustível, aumenta o tempo para resolver coisas que antes eram simples.
Encarecer a gasolina, aumentaria pra todos, encarecendo a produção e os serviços. Pegágio urbano vai matar de vez o comércio e os serviços dessas regiões. O que não entendem é que as pessoas não vão deixar de andar de carro, afiinal, o transporte coletivo não presta. Já foi o tempo em que era bom e referência. O que farão simplesmente, é evitar o centro. Sim, ele não terá mais congestionamento. Também não terá comécio. Virará uma zona fantasma, os imóveis cairão de preço. Quem sugere uma coisa dessas só pode ser desprovido de uma visão global.
Felizmente parece que a Prefeitura ainda não chegou nesse nível de alienação. Porém, também não inova. Continua insistindo nas mesmas coisas. Espalhando semáforos pela cidade. Transporte público de qualidade e abundante, que tira a necessidade de usar o carro, parece que é só mesmo, para o tal inglês alí de cima, ver.
Fazem fusquinha em cima do tal metrô. Se ele vier, e digo "se" porque duvido, será daqui a quantos anos? E até lá, você faz como?
Se tiver paciência, dê um pulo neste link e veja o brilhantismo de algumas das cabeças pensantes de Curitiba.
Se não tiver paciência, nas próximas eleições, exija soluções verdadeiras de quem comandar a cidade. Que saia do trololó de sempre ao qual você já se acostumou.
Clique aqui para ver o que Israel (e a Folha) acha da política do Brasil.
Clique aqui para ver Serra levando bordoada de um mexicano.
Clique aqui para ver a Folha censurando blog.
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9 comentários:
" [...] melhorar o transporte coletivo, enlarguecer ruas [...]"
Não acredito que se deva combater o problema do trânsito... com mais trânsito.
A solução esta na descentralização de serviços públicos e privados, e principalmente alterar o horário de atendimento até as 22h.
O blog é legal, parabéns por uma das poucas vozes dissonantes nesse mar de unanimidade que é a classe média curitibana. Mas permita-me discordar desse lance dos canteiros centrais e calçadas largas. Acho que se for pra tirá-los para propor um modo alternativo de transporte, como ciclovias DE VERDADE (não as de mentira que a prefeitura propagandeia), tem meu total apoio. Mas se for só pra colocar mais carros, sou contra. Pois não soluciona nada. No dia seguinte, o congestionamento será o mesmo, a poluição e o estresse idem. Tá comprovado em todo lugar que problemas se resolvem com ousadia e inovação. E não com mais do mesmo, que é privilegiar o transporte por carro.
A fome por dinheiro destes "administradores" (?) da cidade é tão grande que daqui a alguns anos nós curitibanos teremos um relógio no nariz e outro no ânus. Relógio daqueles iguais aos da Sanepar. Com a leitura do primeiro será cobrado o quanto respiramos. E com a leitura do segundo, o quanto emitimos de bufas. Se não pagar, rolha nele...
O amigo SérgioRDG deveria entender que não há volta para os carros. Primeiro que é um dos principais sonhos de consumo. Segundo porque o transporte coletivo é uma draga.
Então os governantes têm que tomar iniciativas. Já imaginou se São Paulo não tivesse seus viadutos ?
Aqui, porque alguns arquitetos se acham donos da cidade, e pela incompetência do IPPUC, dizem que não vão construir alternativas. A quinta cidade mais rica do País fica com congestionamentos que prejudicam a saúde porque alguns se julgam donos ? Não há volta, principalmente porque quem está puxando a economia é a indústria automobilistica. Então, SE VIREM SEUS INCOMPETENTES. Vocês não são quadrados.
Quem propõe pedágio urbano está pouco "se lixando" para o comércio no centro da cidade. Tem carro e vai a shopping centers, muitas vezes sem precisar passar pelo centro pois a tendência é a de se construírem mais e mais desses monstros de concreto em locais mais distantes do anel central. Realmente o "carro não volta" como diz um dos "anônimos" que aqui comentaram. Mas a cidade não é feita só para os que o possuem. Não podemos desejar o modelo norte-americano se não somos os EUA.
Me permita umas observações que tirei faz pouco tempo:
Por que tem que existir esse tal horário de pico? Não poderia cada repartição, comércio, indústria, escolas etc ter um horário de entrada e de saída diferente? Se saem todos no mesmo horário é claro que vira um caos!
Por que só fazem indústrias e fábricas perto das capitais? Se fosse investido no interior e no campo não viria tanta gente de fora lotar as capitais e aumentar as favelas e a violência.
Em conjunto com essas medidas deveria ser adotado o metrô, uma boa rede de ciclovias e um transporte coletivo eficiente, digno de uma cidade que dizem ser a cidade modelo.
O PSB está com uma propaganda na televisão onde o "quexada" diz que eles estão melhorando o trânsito. Onde ? Não fizeram viadutos ou trincheiras nem na Linha Verde, onde gastaram 39 milhões A MAIS que o previsto inicialmente. Aliás, onde havia um viaduto, embaixo do viaduto da Marechal, colocaram um novo sinaleiro. Os engenheiros do IPPUC são incompetentes.
Concordo com o anonimo que disse que o carro não tem volta. Quer dizer, eles trazem a montadores para a grande Curitiba e são contra os carros ? Os "planejadores" de Curitiba aprenderam com aquele arquiteto de obra única ? Aquele que só fez o transporte coletivo porque prefeitos anteriores abriram avenidas como Mal. Floriano, República Argentina, Paraná que permitiram ? Aquele que, quando governador-entreguista, deu o Banestado ao Setúbal, a Sanepar ao Daniel Dantas e outras a amigos ?
Enquanto a população for ignorante politicamente e se vender por cobertores, não haverá mudanças.
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