segunda-feira, 7 de junho de 2010

HIPÓCRITA

.

Não é preciso dizer pra você que nossa imprensa é hipócrita. 

Se você está aqui, se informando por um veículo diferente do Jornal Nacional ou da Veja, já tá cansado de saber disso.

Mas nossos queridos colegas de mídia não cansam de nos surpreender. Falam mais do mesmo, é verdade. Batem sempre na mesma tecla. Porém, não descansam.

Ricardo Boechat (o da esquerda, na foto) disse nesta manhã fria de segunda  na BandNews rádio, que as escolas da África do Sul (que ele conhece profundamente, a partir da janela de vidros triplos de seu hotel) são boas. E fez um fabuloso discurso sobre a integração racial e blábláblá.

Lindo tudo isso.

Curioso que, quando se trata de promover a mesma integração racial e a mesma oferta de escolas públicas no Brasil, ele e seus amigos, nas entrelinhas das bobagens jogadas ao ar, são contra.

Claro, afinal aqui, isso só seria possível usando os impostos pagos por gente como ele. Falar do Haiti e da África é mais chique. Os europeus e americanos falam, não é?

Boechat foi o mesmo que declarou em alto e bom tom que não gosta do PT. Não que ele não esteja no direito dele. Pode gostar de quem quiser.

Mas não pode tomar posicionamento partidário em uma concessão pública como é o rádio. Ou pela TV. Se quiser, vá falar isso no blog da internet, no jornal ou em uma revista.

Nem que ele odiasse o PSDB (coisa que eu duvido) poderia dizer. Não se pode fazer caridade com o chapéu alheio (coisa "rara" de acontecer na mídia brasileira). Mas Boris, Boechat e companhia limitada não conseguem enxergar o que divide o público do privado. Pensam porque a empresa onde trabalham não é estatal, estão apartados do liame legal que norteia uma concessão pública.

Não conseguem porque não lhes interessa, verdade seja dita.
A hipocrisia na mídia brasileira toma novos patamares a cada dia ensolarado.

Clique aqui para saber como é feita a vigilância ideológica de uma "certa" editora.
Clique aqui para ver o presidente do PT esculachando Serra com todas as letras.
Clique aqui para ver Serra ferrando a própria candidatura em MG.
Clique aqui para ver que o Globo não acha errado ter mansões nos morros. Só favelas. 
Clique aqui para ver que o estadinho publicou que a maioria prefere candidato de Lula. 
Clique aqui para ver o estadinho não falando nada da maquete do Serra, mas reclamando do Lula.
Clique aqui para ver o desespero do Estadão para dizer que Dilma não está empatada.
Clique aqui para ver Petkovic defendendo o socialismo e deixando Ana Maria Braga com cara de planta. 
Clique aqui para ver o tolo Estadão falando para a meia dúzia de assinantes que tem.
Clique aqui para ver que o Globo acha que é melhor o país parar de crescer.
Clique aqui para ver o "sucesso" de José (quem?) Serra no carnaval do nordeste.
Clique aqui para ver Serra e ACM Neto de mãos dadas em Salvador.
Clique aqui para ver que Serra firmou acordo com videntes quando era Prefeito.
Clique aqui para ver que a Folha também tenta criar um clima inexistente
.

2 comentários:

Marcelo Delfino disse...

Outro dia, eu estava conversando com um amigo de longa data. Um dos mais íntegros que já conheci. Trata-se do Ernesto Costa Pina, radialista de Duque de Caxias (RJ) e parceiro na luta pelo dial carioca, inclusive no Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro e na comunidade Dial AM e FM do Rio de Janeiro. Conversávamos sobre o dial carioca, e o assunto enveredou para assuntos políticos. Ernesto é eleitor habitual de políticos de esquerda (notadamente do PSOL) e defende com unhas e dentes o governo Lula. Ele não entende por quê eu não defendo as realizações do Governo. Ora bolas. Eu já disse a ele que, pra defender o Governo, já tem gente demais. Os governistas são maioria neste País de Tolos. Eles que defendam o Governo. Não precisam da minha ajuda.

Outro dia eu critiquei o jornalista Ricardo Boechat, e Ernesto não concordou com meu posicionamento. Ele acha que o Boechat é um sujeito íntegro, coisa e tal. E é um fã confesso do Boechat. Eu respondi dizendo que Boechat é um sujeito muito muquirana. Nos anos 70 o jornalista era simpatizante do velho Partido Comunista Brasileiro, que aliás foi fundado na cidade natal dele (Niterói-RJ). Ele também escreveu grandes elogios à saudosa rádio Fluminense FM, também de Niterói, nos depoimentos do livro A Onda Maldita - Como nasceu a Fluminense FM, de Luiz Antonio Mello (jornalista que fundou a rádio em 1982). Hoje, Ricardo Boechat é um sorridente âncora da rádio Band News, que tirou o espaço da emissora niteroiense (os 94,9 MHz do dial). E vive rindo das gracinhas de José Simão e de Milton Neves.

Hoje o blog Anais Políticos publicou um texto magistral que desmascara de vez esse muquirana Boechat. É um texto de um blog respeitável, e incontestavelmente adepto de ideologias esquerdistas e progressistas. Não concordo com muita coisa que aparece no blog. Mas desta vez sou obrigado a dar mão à palmatória e concordar. E ainda devo mostrar o texto para os eleitores esquerdistas que ainda acreditam que ainda há alguma mente progressista na rádio "só de notícias e só em FM".

Escrevo tudo isso bem à vontade, sendo eu um ex-eleitor de políticos esquerdistas e ainda por cima ex-cabo eleitoral de dois deles. Nunca fui direitista, viúva de 1964 ou coisa parecida. Quando escrevo sobre os bastidores da esquerda brasileira, escrevo sobre algo que conheço. E posso rejeitar aqueles que criticam a esquerda que nem conhecem, por interesses mesquinhos e próprios colocados acima até de convicções direitistas.

Só pra completar o texto: não sei se o Boechat odeia o PSDB. Mas ele nutre um ódio mortal pelo ex-prefeito carioca Cesar Maia, cacique do DEM, aliado histórico dos tucanos. Independente de méritos ou deméritos de Cesar, Boechat deve estar uma fera com a possibilidade de o ex-prefeito ser eleito senador em 2010.

Anônimo disse...

Não entendi. O fato de uma rádio existir por concessão pública impede que seus funcionários tornem públicas suas opiniões pessoais? A opinião de um funcionário não é necessariamente a da empresa que mantém a rádio no ar. E se vocês ouvem o Ricardo Boechat no rádio sabem que ele não é muito amável com os tucanos também.
Interessante: uma pessoa ser muquirana é algo grave? O que acontece hoje em dia que as pessoas sejam de esquerda ou de direita ou de centro, ou pra cima ou pra baixo, parecem criticar por criticar. O prazer de vocês é falar mal por esporte.

Gostaria de ver todo este espaço livre que a internet dispõe ocupado com debates mais interessantes do ocupado com birras, ciúmes, fofocas etc.