domingo, 9 de janeiro de 2011

IMPRENSA E A DITADURA

.

No Brasil, quando se lê alguma reportagem sobre a ditadura militar, dá pra imaginar que nossa mídia foi, como ela gosta de dizer, contra os anos de chumbo, e que sofria censura severa.

Alguém que venha de fora pode pensar que eram todos bonzinhos.

Claro que fazendo a necessária ressalva a determinados jornalistas que eram mesmo, calados à força.

Mas aqui falo da cara de pau de veículos como Globo, e Folha (mas não só eles). Apoiaram descaradamente a ditadura militar fosse, em suas matérias diárias, fosse na divulgação dos desaparecidos ANTES de eles desaparacerem, dando clara demonstração de que tinham no mínimo, informação privilegiada a respeito.

E a Folha, não nos esqueçamos, emprestava seus veículos paa que o exército pudesse transportar os torturados, sem despertar a curiosidade do povo. Para todos os efeitos, aquele carro estacionado era apenas do entregador de jornais.

Os absurdos foram muitos. Mas os donos dos veículos eram adequadamente recompensados, naturalmente.

Agora, com desfaçatez que lhes é comum, divulgam os mais diversos náipes de notícias sobre a busca pela verdade, a busca pelos torturadores. O Globo conta que esses torturadores não poderão ser punidos por causa da lei de anistia. Verdade. 

E a imprensa, será punida um dia pelo descalábrio que fez com o povo de seu próprio país? Ela, infelizmente, jamais chegou perto do banco dos réus desta nação.


Clique aqui para ver que Leitão não desiste.
Clique aqui para ler sobre a extinção do DEMo.
Clique aqui para ver o que é uma nãonotícia.
.

Nenhum comentário: