sábado, 7 de janeiro de 2012

IMPRENSALÃO: PAU QUE BATE EM CHICO...

.

Este blog nasceu há 3 anos com a tarefa de mostrar as incongruências do imprensalão brasileiro. Tem sido uma tarefa muito fácil já que nestas terras tropicais, a imprensa tem um lado só.

Assim, relembro dois ditados que nossa mídia por óbvio, desconhece, mas que certamente muitos dos leitores já ouviram falar muitas vezes.

"A culpa nunca é do soldado, é sempre do sargento"

"Pau que bate em Chico, bate em Francisco"

Pra nossa postagem, analisamos duas manchetes do mesmíssimo dia e do mesmíssimo jornal. A versão online do Estadão. O primeiro ditado mostra que se Dilma tem que se responsabilizar pelo quê fazem seus ministros, a tucanada também deveria saber o que fazem seus comandados. Notadamente em uma instituição rigorosa com a hierarquia e na disciplina, como é a Polícia Militar.

E se não sabia, deveria saber. A culpa nunca é do soldado que faz a bobagem. É sempre do sargento que não estava alí para averiguar. É o que o Direito chama de "culpa em vigilando". No rigor da lei, algumas cabeças deveriam rolar já que os chefes deixaram seus comandados agirem livres.

O segundo ditado é ainda mais desconhecido do imprensalão brasileiro. Se o pau bate no Chico, tem que bater no Francisco também. E isso, sabemos, é besteira exigir da imprensa. Se são descarados ao ponto de dizer que os alagamentos pela chuva num Estado comandado pelo PSDB é obra de São Pedro, e em um comandado por um aliado do PT é sacanagem e má administração por ausência de obras, o que mais fazer com esse tipo de gente?

A nossa é uma mídia vassala que ao menor sinal de aparecimento da pilantragem daqueles que lhes pagam os salários, sai em desespero inominado procurando isentar os patrões.

Devem com toda certeza, imaginar que todo brasileiro é essencialmente, um estúpido.


Clique aqui para ver como o imprensalão trata a mesma chuva em dois lugares.
Clique aqui para ver a Globo esquecendo de contar que levou grana larapiada do Ministério do Turismo.
Clique aqui para ver a sina privatizante do tucano paranaense.
Clique aqui para ver como a Folha é o cachorrinho da família Serra.
.

Um comentário:

Barbosa disse...

O Governo Federal do Populista Lula teve OITO anos para fazer alguma coisa pelo sertão nordestino, mas nada fez. Aliou-se com os maiores caciques da região para ganhar popularidade, votos e governabilidade. Ele não precisa do Estado para fazer obras, poderia tê-las feito e não fez. A transposição do São Francisco só Deus sabe no que vai dar e ainda por cima somente o exército que eles tanto odeiam cumpriu a sua parte e as empresas que eles contrataram abandonaram o barco. Isto é fato.