terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LERNER: METRÔ É PRA EMPREITEIRO

.

O mundo mineral sabe que este blog tem trilhões de restrições contra o ex-Governador Jaime Lerner.

Porém, uma coisa é sabida. Burro ele não é. Tem boa visão de urbanista (péssima de adminstrador).

Ele foi até a rádio CBN dizer que o metrô de Curitiba é uma obra boa só pra empreiteiro.

E falou com todas as letras o que este blog já fala há 3 anos. A cidade toda está sendo canibalizada para justificar uma obra faraônica. E quem se favorece de obras faraônicas? Nunca é o povo.

Não são os empreiteiros que financiam determinadas campanhas políticas? Quem você acha que esses empreiteros vão apoiar nas próximas eleições?

Caso queira ouvir a entrevista, clique neste link. Se você é de Curitiba, bote a mão na caxola e tente pensar. Um semáforo por quadra, ruas estreitadas, ausência de viadutos e trincheiras não são atitudes pra congestionar de propósito uma urbe? Quem vai querer andar de ônibus se ele é lotado e demora muito mais do que o carro? Depois, pense adiante. Quais coisas dava pra fazer pra melhorar o transporte coletivo sem ter que fazer um metrô de apenas 14 quilômetros? Será mesmo que um metrô de 14 quilômetros vai resolver o problema de uma cidade com 1700 quilômetros de vias? Será que todo mundo que está atônito com a idéia vai conseguir andar de metrô ou ele vai favorecer somente uma parcelinha mínima da população?

Uma dica fácil. Se o metrô for construído onde está o planejamento atual da Prefeitura, ele vai atender somente as pessoas que moram perto das canaletas dos ônibus expressos. Será que quem usa o expresso precisa mesmo do metrô? E o povo dos bairros, o grande afetado pelo transporte coletivo medíocre que tem atualmente Curitiba, vai poder usar o metrô?

Sabe qual a resposta? Não.

Pense nisso na próxima vez em que for botar o voto na urna. Fique sabendo que estão nesse trololó de metrô desde a administração de Cassio Taniguchi há quinze anos.

Clique aqui para ver um bom exemplo de atitude de torcida organizada.
Clique aqui para saber sobre um documentário a respeito do homem na lua. Se foi ou não.
Clique aqui para ver que Curitiba é uma das 40 cidades mais violentas do mundo.
Clique aqui para ver que Curitiba quer voltar às origens.
.

Um comentário:

Carlos Cwb disse...

Bem, essa nem vou comentar.
É exatamente como penso, inclusive sobre o Lerner...