quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PREFEITURA: CURITIBA QUER VOLTAR ÀS ORIGENS

.
.
Este escriba não ficou nenhum pouco surpreso quando leu na coluna de Fabio Campana que o ex-Prefeito de Curitiba Rafael Greca lidera a preferência dos eleitores em relação às entrevistas de todos os pré-candidatos na Gazeta do Povo.

E o motivo da não surpresa é básico. Ele realmente é o mais capaz.

Não há que se dizer que ele é o único bem intencionado. Talvez haja mais um ou dois que realmente se preocupam com o que virou a Capital do Paraná, que verdadeiramente se chocam com o balcão de negócios instalado na Prefeitura desde uns 15 anos pra cá. Mas mesmo dentre os bem intencionados, Greca é o único que pode dizer que tem experiência de verdade. Ele já comandou Curitiba em uma época em que sequer havia reeleição, e proporcionalmente, fez mais do que todos os sucessores juntos, em apenas 4 anos.

E nem é exagero da minha parte. Basta olhar os números.

Greca tem conquistado eleitores por onde anda porque sabe do que está falando. Conhece a cidade como nenhum outro candidato, e como ele, talvez uma ou duas pessoas em todo o Estado. Sabe os nomes dos rios, onde nascem e onde morrem, sabe onde aperta o sapato do cidadão comum, do mesmo jeito que entende a aflição do não tão comum. É religioso e culto, sem ser arrogante e chato. Quando Prefeito, telefonava para a casa dos munícipes para saber se estavam sendo bem tratados pela Prefeitura.

Isso tudo deixa marcas que não se apagam facilmente. Os que votaram nele lá atrás ou que viveram na cidade em seu tempo, certamente tentarão reconduzí-lo à Primeira cadeira do município. Os mais jovens por seu turno, têm ficado fascinados com as grandes oportunidades de crescimento que a cidade poderá ter, caso ele seja eleito novamente. É uma questão de ganha-ganha, tão importante para um lugar que costumava ficar entre os mais importantes lugares para se viver em todo o planeta, e que jogou tudo fora nas mãos de prefeitos descuidados e vaidosos, que utilizaram do paço municipal como um imenso espelho para se olhar e se auto promover.

Mas o difícil ainda está por vir. Enfrentar a máquina da Prefeitura e do Governo do Estado que apóiam Ducci e a mídia imprensalão que apóia Fruet, será o realmente pauleira. Nas poucas oportunidades que surgem, Rafael Greca mostra ao quê veio. É o efeito Enéas Carneiro. Mais palavras com conteúdo por segundo falado.

Outubro está perto e a possibilidade de ter Curitiba de volta aos cidadãos, também.

Clique aqui para ver que o povo cansou  de trololó em Curitiba.
Clique aqui para ver um dos maiores reflexos da privataria tucana.
Clique aqui para ler sobre o metrô dos empreiteiros em Curitiba.
Clique aqui para ver que o pau que bate em Chico, não bate em Francisco.
.

Um comentário:

Carlos Cwb disse...

Se não há "sangue novo", que seja o Rafael.
Conte comigo...