domingo, 4 de março de 2012

ÔNIBUS CARO E PREFEITO FORA DO SEGUNDO TURNO

.

De modo geral, o povo não é burro. É por subestimar a população, que o PSDB perde eleições nacionais já há 3 pleitos, e vai continuar perdendo ainda por um bom tempo.

Explicando. Tentaram colar no PT uma imagem de corrupto e com isso, imaginaram que se dariam bem. Ora, existe corrupção no governodo PT? Claro. Ela é maior que a do governo anterior? Óbvio que não. Na pior das hipóteses é igual. O que acontecia é que a imprensa calava na maioria das vezes quando a roubalheira corria solta, até porque, naqueles tempos, boa parte da mídia estava comprometida direta ou indiretamente com os absurdos dos desvios. Ou ela ou os amigos dela (políticos ou não) se beneficiavam da bandalheira.

O povo pode até não saber detalhes sobre isso, mas sabe que é um fato. E ele comprovava isso na rua, no órgão público, na pensão do INSS que solicitava e nunca vinha  e em tantos outros lugares. Coisas assim. Lula entrou e mudou substancialmente o panorama das coisas. A corrupção ainda existiu mas havia realizações de governo. Isso fez com que o cidadão comum entendesse que se não dá pra acabar com o bicho da corrupção, ao menos precisamos de alguém que faça alguma coisa. É o tal rouba mas faz? Talvez. Mas na cabeça do cidadão comum, um que deixe roubar e faça, é melhor do que um que roube e deixe roubar e não faça nada.

Não entender isso, é que é subestimar o povo. 

Eu disse tudo isso pra falar do aumento das passagens de ônibus em Curitiba. Quando o cidadão comum anda na rua, quando é obrigado a pegar um coletivo, ele entende que a tarifa precisa subir de vez em quando. O que ele não entende é porque o negócio sobe sempre depois de uma greve (normalmente) de mentirinha, onde o trabalhador mal remunerado das empresas de ônibus passa por vilão com a ajuda de seus sidicatos, e em seguida, os empresários estarão autorizados a enfiar e torcer mais ainda a faca nas costas do zé povinho. E mais, o usuário não entende como é que um sistema que um dia foi bom, virou a porcaria que está. A Prefeitura faz propaganda de veículos novos, como se só isso justificasse o abuso. Melhor seria andar com ônibus mais velhos, e não ser tratado como sardinha em lata, embebida em óleo. Quem precisa de ônibus em Curitiba e mora na periferia sabe bem o que é uma propaganda que não correponde à realidade. Ônibus caro, demorado e rodando por ruas esburacadas. A capital do Paraná um dia exportou seu modelo de transporte coletivo. Hoje perde para a maioria das boas cidades do mundo nesse quesito.

O aumento da tarifa desta vez ficou bem abaixo do esperado pelo povo e falado pela imprensa. O motivo é simples. O Prefeito atual muito possivelmente tem noção de que se o valor fosse pra 2,80 como se pretendia, e não para 2,60 como foi, sua ida para o segundo turno das eleições municipais de outubro, estaria definitivamente sepultada. Se o Prefeito se reeleger, o que não parece nada provável, ele dará a recompensa aos empresários que lhe quebraram o galho, ano que vem.

E olha que ele precisa dessa mãozinha. Afinal, mal dele é tudo o que se ouve nas ruas. Não tem um cristão que fale bem. E não é à toa, porque a cidade está largada. Lixo nas ruas, buracos se espalhando, serviços públicos sucateados e funcionalismo descontente. Uma greve por mês e o Prefeito ou vai para Paris ou fala que é coisa da oposição

Imaginar que o povo engula essa só por causa da propaganda, é subestimar demais o curitibano.

Clique aqui para ver que Serra falava de Lula, mas nunca concluiu suas faculdades.
Clique aqui para ver outro militante tucano detonando o sem faculdade, Serra.
Clique aqui para ver um tucano cem por cento.
Clique aqui para ver Magnoli falando o que os patrões mandam falar.
.

Nenhum comentário: