.
Se você morasse em uma cidade que tem um modelo de transporte coletivo bacana, com tarifas compensadoras veículos de qualidade, cidade esta onde tudo é bonito e tudo funciona, além de ser um lugar limpo, você realmente preferiria pegar seu carro e enfrentar congestionamentos para ir trabalhar, ou acharia melhor usar os ônibus?
A resposta durante muitos anos, para o morador de Curitiba, foi o ônibus. Tempos bons aqueles quando a cidade era famosa por ter um transporte público exemplar. Nada que uma sequência de administrações irresponsáveis e privatistas não consigam estragar.
A reportagem mencionada acima, da Gazeta do Povo, mostra que a capital do Paraná foi a única do Sul do Brasil a perder gente interessada no transporte de massa. E o motivo é muito simples. Ele não presta mais.
E na medida em que o número de passageiros diminui, a tarifa sobe. Na medida que encolhe o número de usuários, os congestionamentos aumentam porque há muito mais carros nas ruas. Na medida em que a quantidade de automóveis nas ruas aumenta, a Prefeitura, como que de pirraça, resolve fazer "obras muito úteis" bem nos dias da semana e especialmente, em horário de pico para mostrar serviço.
Na medida em que aumentam os congestionamentos, a Prefeitura, que é reconhecidamente "inteligente", diminui as vagas de estacionamento nas principais ruas para dar fluência ao tráfego, esganando o comércio das lojas e transferindo os clientes todos para os shoppings, que já estão abarrotados.
E por fim, na medida em que o comércio de rua se esfacela, empregos são jogados fora e a renda da cidade cai. As ruas ficam abandonadas à noite e viram alvo de vândalos, consumidores de crack, pichadores e pequenos criminosos.
E daí você vai chamar este escriba de ingênuo porque acha que todos os problemas da cidade aparecem só porque os ônibus deixaram de prestar. Não, claro que a matemática não é essa, exatamente. Mas sim, existe uma ligação intrínseca. E basta olhar as grandes cidades para se observar esta lógica.
Morar em Curitiba se tornou um desastre medonho. Nada a ver com a antiga cidade, que era invejada pelo país todo e até por gente de fora.
Pra coroar o sucateamento da cidade, eis que chega aos ouvidos deste blogueiro que o leilão de espaços públicos que são alguns dos cartões postais da cidade, irão a cabo porque aparentemente, a Justiça não entende isso como sendo lesão ao patrimônio cultural e citadino de um povo. é como privatizar o Cristo Redentor, mas ninguém acha estranho.
Desse jeito, fica difícil.
Clique aqui para assistir Lula no Ratinho.
Clique aqui para ver sobre a privataria demotucana em Curitiba.
Clique aqui para ver o desabafo do homem comum, cansado da barbaridade feita pela imprensa.
Clique aqui para saber o que pode estar por trás das "acusações" de Mendes a Lula.
.
3 comentários:
Morei em Curitiba no Batel na década de sessenta. Fiquei maravilhada com cidade e suas belas praças (Passeio Público Pça Espanha, pça Japão entre outras)sempre bem tratadas; o obelisco em frente a estátua do homem nu. Por muito tempo pensei em retornar, mas fui informada que Curitiba não era mais aquela. É uma pena
curitiba já era há um bom tempo não é maos a mesma há muito tempo sinto saudades dotempo dos bons pontos turísticos e daquela cidade quase típica interiorana.QUe pena!
curitiba já era há um bom tempo não é maos a mesma há muito tempo sinto saudades dotempo dos bons pontos turísticos e daquela cidade quase típica interiorana.QUe pena!
Postar um comentário