quarta-feira, 6 de junho de 2012

CADÊ A CIDADE DE PRIMEIRO MUNDO QUE ESTAVA AQUI?

.

Tem horas que você leitor, que não é de Curitiba, deve achar este blog uma xaropisse. E talvez, por dois motivos. Primeiro, porque insistimos num assunto recorrente (o descaso com a nossa cidade) e depois, porque reclamamos de coisas que os moradores de diversos outros lugares já se acostumaram e inclusive, já adicionaram aos incômodos comuns do cotidiano. Devem pensar que não temos mais o que fazer pra nos ocuparmos de detalhes tão ordinários.

Ok, mas vamos continuar xaropeando, mesmo assim. Quem já morou em Curitiba ou conhece a cidade há tempos, sabe muito bem a diferença daquilo que era, e daquilo que virou.

Tá vendo essa foto aí no destaque? É a tal cidade de primeiro mundo que a propaganda oficial vende aos próprios curitibanos que não conhecem bem a cidade e vende também, para quem é de fora. 

Esse favelão incrível é apenas um dos lugares afetados não pela chuva, mas pela falta de vergonha na cara dos governantes. Cadê o manilhamento dos rios e dos esgotos? Cadê a infraestrutura da cidade? Para quem não sabe, hoje em dia, toda chuva um pouco mais forte que dá por aqui, faz a Capital do Estado ficar debaixo da água. Fica intransitável, falta luz e com os bueiros transbordando. Curitiba vira São Paulo, para o delírio dos administradores. Isso é coisa divina? Deus que não gosta da gente porque eramos um lugar bonito e espalhavamos isso para todo mundo? Será que ele quer nos punir?

Ou é pilantragem de quem ficou de comandar a cidade, ganhou as eleições para isso*, ganhou nosso dinheiro e rapinou o poder público?

Curitiba virou uma das cidades mais violentas do país, multiplicou as favelas, largou os postos de saúde, largou os médicos e as escolas, mas se especializou muito em aplicação de multas por radares,. em extinguir vagas de estacionamento ao longo das ruas obrigando ao fechamento diversos estabelecimentos comerciais, em corrupção na Câmara Municipal e em hipocrisia. Isso, hipocrisia, estamos ganhando de goleada dos outros lugares do Brasil. Curitiba vive de propaganda.

Nem o tal transporte coletivo modelo para o mundo nós temos mais. Que felicidade! Bom seria se o povo lembrasse disso daqui uns meses na hora de digitar o voto na urna. Vai continuar aguentando esse trololó de primeiro mundo enquanto a podridão toma conta?

* No caso do atual Prefeito, sequer ganhou votos. Entrou pela porta lateral já que era vice e o alcaide da época, foi assumir outro cargo mais vantajoso.

Clique aqui para ver o fim da novela do PMDB curitibano.
Clique aqui para ver a história dos leilões que rifam até pontos turísticos na cidade que um dia foi modelo.
Clique aqui para assistir Lula no Ratinho.
Clique aqui para ver sobre a privataria demotucana em Curitiba.
.

2 comentários:

Alexandre disse...

Curitiba está especializada em obras de calçadas e ruas, tão importantes para a copa do mundo e para o prefeitão mostrar serviço. Aliás eles querem mostrar tanto serviço que chegam a construir a calçada nova, quebrar de novo, reconstruir, quebrar de novo e reconstruir só para mostrar que trabalham mais.

Alexandre disse...

Aliás na Rua Brigadeiro Franco, deixaram tanto tempo sem asfalto que a poeira acabou com roupas de um comércio local, e várias casas foram prejudicadas pela poeira, não duvido nada que toda essa sujeira que as obras deixam na cidade enquanto estão paradas não contribuam para o entupimento de bueiros e conseqüentemente para o alagamento das ruas.