sexta-feira, 10 de julho de 2009

G14 E O INFARTO DE FHC

.
O encontro do G8 na Itália produziu coisas muito interessantes. A primeira delas, por ordem de acontecimento, foi Obama ter pedido ajuda a Lula, para que ele interviesse com o Presidente do Irã a respeito de armas nucleares. E isso por sí, já tem dois significados:

O primeiro, é que Obama sabe que não existem as tais armas, então agindo assim, diplomaticamente, ele dá uma satisfação ao público interno de seu país para não ser acusado de não fazer nada a respeito. Se fosse Arbusto (bush, em inglês), faria uma propaganda e um terrorismo para arrnjar um jeito de invadir o Irã.*

A segunda ramificação do pedido de Obama foi a entrada no setor de emergências do mais chique hospital de Higienópolis, do ex-Don Corleone do Brasil, Fernando H. Cardoso. Desta vez ele garantiu que se mataria porque não bastava o americano dizer que Lula era "o cara", ainda tinha que pedir ajuda à ele, colocando-o num patamar internacional jamais alcançado por nenhum presidente brasileiro, ou e todos os países dos continentes americanos (com exceção dos EUA, óbvio)?

A outra coisa interessante produzida pela cúpula, foi a conclusão de que o próprio G8 acabou. Ele não tem mais serventia porque agora, o clube passou a ser G14. Deste ato, temos também consequências:

A primeira é que o mundo passa a ter outro grau de governabilidade. Até porque, os países do tal G8 nem são asssim, mais tão ricos. Poder-se-ia trocar a sigla para E8, ou os oito mais endividados e estropiados.

E a segunda ramificação do G14 é que Don Corleone definitivamente passará desta para a melhor já que por azar, o líder dos países recém entrados no clube se chama Luiz Inácio e é conhecido pelas elites tupiniquins por ser um operário ignorante que não sabe falar diversos idiomas. Corleone se chateou quando leu estas palavras de Sarkosy acerca do ignorante Presidente brasileiro:

"Com o presidente Lula, manifestámos a nossa vontade de fazer evoluir o G8, não que o G8 tenha deixado de ser útil, mas claramente a representatividade do G8 não é suficiente» para responder aos grandes desafios, declarou Sarkozy durante uma conferência de imprensa, citado pelas agências internacionais (...). Existe um G8, um G5, um G6. Com Lula, propomos que o mais rápido possível juntemos os dois grupos num G14 (leia aqui na imprensa internacional porque a brasileira, claro, não falará nada)".

E a terceira coisa legal da cúpula é esta charge a respeito do outro Corleone, o Primeiro Ministro italiano Silvio Berlusconi. Diz a lenda que ele ficou bravo porque acha que estão de perseguição.



* Complementando a informação, Bush e seis lacaios também sabiam que não havia armas no Iraque. E foi justamente por isso que invadiram. O Irã pode até não ter as tais WMDs que tanto os republicanos propagandeiam, mas seguramente não é indefeso. E é por isso que a tal invasão do Irã nunca saiu do papel. Afinal, mais do que tudo, os EUA são um país covarde que jamais se envolveu em alguma guerra contra um país forte. Aliás, pensaram que seria um passeio no Vietnã e sabemos todos o resultado de sua arrogância. Fosse o contrário, porque nunca bombardearam a antiga URSS ou a Coréia do Norte?

.

Nenhum comentário: