quinta-feira, 9 de julho de 2009

NEMYSLIS ZAPLATIS

.
Circulam na internet alguns e-mails com o vídeo postado abaixo (e outros), sob o título "comerciais que não passam no Brasil, mas deveriam".

Nestas peças publicitárias da República Tcheca, muito cruas, são mostradas as irresponsabilidades dos motoristas imprudentes. Seja porque bebem, consomem drogas, falam ao celular, ou simplesmente porque são desatentos e imprevidentes.

A indignação do título do e-mail, dizendo que deveriam passar por aqui também, tem procedência. E porque não temos propagandas como estas no Brasil, apesar de nosso trânsito ser um dos mais assassinos no mundo, tem explicação. E a explicação é simples. O Brasil ainda é, especialmente nas classes dominantes, um país hipócrita.

Não foram poucas as vezes em que ouvi de publicitários que não é bom fazer comerciais que chocam. Pois é. Se algo não choca, não cria a consciência, não desperta para o assunto.

Os criadores dos nossos comerciais preferem vestir branco e ir para a praia carioca fazer parte de algum movimento lindo, e inútil contra a violência urbana. E a violência, claro, só aumenta. Preferem fazer peças falando do "Bráulio" ao invés de mostrar pessoas definhando em hospitais por causa do sexo sem camisinha. Preferem dizer que tudo se resolve com a educação, enquanto se negam a concordar com a distribuição de vagas em faculdades públicas para alunos pobres.

É sempre mais fácil dizer que o governo é o culpado de tudo e que ninguém na sociedade tem responsabilidade mais com nada. Afinal, pagamos impostos. O curioso é que as verbas publicitárias dos ministérios estão entre as mais disputadas da mídia.

Em suma, querem tudo, desde que não se mude nada.

Veja este comercial. Depois, no YouTube, digite "nemyslis zaplatis" para localizar a série toda.




E para não ficar fora de sintonia com o que acontece no mundo, clique aqui para saber por qual motivo
nossa imprensa prefere que sejamos sempre de terceiro mundo.
.

Um comentário:

Paty Moreira disse...

Trabalho com Educação de Trânsito em Macaé Rj e usamos esses e muitos outros vídeos como esses para dar palestras para adultos e adolestes.
O impacto é sempre muito bom e desperta comentários posteriores muito interessantes.
Precisamos despertar mais amor a vida à esses jovens que a partir dos 18 anos estão tirando a CNH.
Trânsito a melhor lei é a educação!
Patrícia Moreira