terça-feira, 21 de julho de 2009

DEMÉTRIO MAGNOLI


.

As vezes eu fico pensando o que leva as pessoas a dizerem certas coisas. No caso do sociólogo Demétrio Magnoli, colunista da BandNews FM e da rede Bandeirantes, eu definitivamente, não consegui entender quais são as razões de ele dizer aquilo (que na MINHA opinião, bem entendido), não passa de um monte de bobagens.

Em primeiro lugar, ao falar nesta terça-feira, 21 de julho, sobre o golpe de Honduras, me assustei ouvindo um comentário absolutamente ideologizado, cheio de ódio contra Hugo Chávez e, literalmene, dizendo que a culpa do golpe hondurenho é do presidente deposto, Manuel Zelaya. Magnoli disse textualmente que Zelaya quer ver sangue nas ruas, porque assim, pode conseguir uma via para voltar ao poder.

Parece que se esqueceu que Zelaya foi deposto de seu cargo em um golpe de estado.

Também durante seu comentário, tratou todas as vezes de Micheletti como presidente "de fato" e de Zelaya de "ex-presidente". Ora, para qualquer pessoa minimamente informada juridicamente, em bases internacionais democráticas, sabe que Zelaya não é "ex" e sim, o único mandatário daquele país. O golpista é que está no lugar errado.

Fez afirmações tolas dizendo que Chávez precisa de Zelaya no poder, porque obrigatoriamente nas próximas eleições hondurenhas, já que não é permitida a reeleição, o partido de oposição assumirá o poder. Pelo que o sociólogo deu a entender, Honduras era o único país governado por alguém de esquerda nas Américas

Ora, estranho. A reeleição não é permitida, mas o que impede Zelaya de fazer o sucessor?

E mais, se Zelaya foi deposto porque queria um plebiscito sobre a possibilidade de reeleição, é porque minimamente acreditava na hipótese de ser reconduzido ao cargo. Em outras palavras, ele achava que minimamente teria votos para isso. Aliás, um plebiscito é uma medida substancialmente democrática já que no Brasil por exemplo, foi amplamente divulgado na época, que a emenda da reeleição foi COMPRADA ao peso de 200 mil dólares por congressista.

Então, como afirmar que Chávez precisa da volta de Zelaya porque este não conseguiria se reeleger nem fazer o sucessor? Estranha a visão do sociólogo. Para ele, obrigatoriamente, a oposição assumiria o poder no próximo pleito. Se esquece do fator povo. Igual a famosa frase de Zélia Cardoso de Mello. "o povo é um mero detalhe".

O resumo da ópera é que está cada vez mais difícil ouvir tantas tonterías na nossa chamada "grande" imprensa. Ainda se ao menos dessem o mesmo espaço para alguém de bom senso contrabalancear o entulhado de bobagens.

Mas claro, isso não acontecerá. Talvez nem em mil anos. Nossa imprensa é mentirosa e vinculada a somente um lado desta moeda. Não perca seu tempo procurando isenção.

Nem que para isso, ela precise defender golpistas e ditadores. O Estadão e a Folha sabem bem o que é isso.

A imprensa tem muitas caras. Nenhuma delas está do lado do cidadão comum.

Clique aqui para ver o perfil deste ilustrado senhor. Você não se surpreenderá em nada ao ler que ele também é colunista do Estadão e do Globo.

E, last but not least, é bom lembrar que Magnolli também está sendo promovido ao posto de novo Ali Kamel brasileiro. Suas "discussões" e "workshops" promovidos pela empresa onde trabalha doem na alma por seu conteúdo absurdamente racista. Racista por dizer que no Brasil não existe racismo.

Claro que não existe. Vivemos no paraíso onde é a mais pura coincidência os negros serem a camada mais pobre entre todos os pobres do Brasil. É coincidência o dado de que há apenas alguns anos na Bahia, um estado com a população 80% negra, havia somente 2% de seus representantes na universidade.

Para ele, mal intencionado que é (e tantos outros brasileiros bem intencionados, mas desconhecedores da realidade social) as cotas é que promovem o racismo. E não o contrário. Não é difícil reconhecer, foi o racismo que nos obrigou a estabelecer as cotas.

Eu diria sem medo de errar. Este senhor é um coitado. Fica falando para seus iguais. Platéia de meia dúzia, que cada vez, fica menor.

Dá até a impressão que a imprensa, toda ela, só tem gente assim. Racista e classista.

"Heil Hitler!'


Clique aqui para saber quem é UM dos outros Mussolinis da mídia brasileira.
Clique aqui para saber que este "outro" Mussolini comeateu no ar um crime tipificado no Código Penal.
.

Nenhum comentário: