quarta-feira, 23 de setembro de 2009

LULA NA NEWSWEEK

.

Instigado pelo amigo Joel, fui ver que mais uma vez a imprensa internacional reconhece as qualidades de Lula.

Esse blog não é feito por fãs do Presidente. Não é como se ele fosse um astro pop, ou alguém que você incondicionalmente segue, sem saber direito porque. Lula é um cara popular, mas não é uma estrela da mídia.

Sendo assim, ele assume uma importância fenomenal na vida de cada um. Se você adora o Brad Pitt e ele morre, apesar de triste, não fará muita diferença na sua vida. Mas um cara como Lula, se sumir do mapa, fará, definitivamente, TODA a diferença. Afinal, as políticas dele, para o bem ou para o mal, nos afetam a todos.

E até agora, tem sido muito mais para o bem do que para o mal. Como disse o assessor de campanha de Bill Clinton, James Carville. "é a economia, estúpido". Enquanto muitos tinham a idéia de que quem sabia mandar na economia eram os burocratas do PSDB que quebraram 3 vezes o Brasil em 8 anos, achavam que Lula e o PT só saberiam fazer greve e transformar tudo em uma balbúrdia.

Não foi o que aconteceu. As instituições, todas elas, ficaram mais fortes sob o governo de Lula. A democracia em sí, ganhou demais.

E isso aconteceu especialmente por uma diretriz básica. O PSDB só está interessado em enriquecer os amigos. Esta semana, José Serra privatizou hospitais públicos em SP (veja)! Eles sequer disfarçam a patranha.

Lula foi eleito pela primeira vez muito mais pela incompetência de Fernando Henrique, que por seus próprios méritos. O mesmo aconteceu com Obama. Bush quebrou a América. FHC quebrou o Brasil. Não poderia ser diferente. A diferença é o que se fez depois disso. Lula transformou o Brasil em uma potência. E isso aconteceu em apenas 6 anos.

Então é por isso que este blog e tantos outros se horrorizam quando a mídia nacional tenta tanto desqualificar o presidente. E os baluartes da direita racista espalham comentários através da internet ou da imprensa engajada chamando-o no mínimo, de bêbado. Isso é ridículo.

A mídia estrangeira de maneira geral, fala a verdade. Ela pode até manipular uma ou outra coisa, mas de forma ampla, tem falado a verdade sobre o Brasil atual. Sobre o Brasil de Lula. Fala dos defeitos e das qualidades. Quando está certo, elogia, quando está errado, critica. Ainda que sob um viés normalmente americanizado, maniqueísta, mesmo assim, tem conseguido fazer um retrato mais fiel do que os jornalões e as TVs brasileiras.

A mídia nacional só ressalta os defeitos. E os motivos disso são conhecidos. Ela adora o PSDB porque foi o partido que mais lhes deu espaço, mais lhes deu verbas, mais entregou o que é público para uma casta de privilegiados desfrutarem desavergonhadamente. E o resultado todos vimos. O país caiu em pouco tempo, 7 lugares no ranking mundial das maiores economias.

Agora temos chances concretas de nos tornarmos a quinta ou a terceira economia do mundo. E verdadeiramente, isso é possível. O Brasil vive hoje, o que os EUA viveram há 60 anos. E estaria vivendo ainda, se não fossem os absurdos cometidos pela direita escravocrata, inaugurada por Ronald Reagan e seguida por Bush pai e filho.

O que se pede é que nossa mídia pare de sabotar. Se ela quiser ganhar dinheiro, terá que produzir produtos bons, que mereçam ser adquiridos, como tantos em outras áreas já o fazem. O que não foi, naturalmente, o que ela aprendeu. A mídia nacional se especializou em enriquecer inflada por verbas governanmentais, ou por manipulações do esquema privatista, para auxiliar os amigos do rei. Ela é cria da corrupção e da ditadura. Basta ver como foram criadas a Globo e o SBT. Basta ver como a Folha emprestou carros para os generais transportarem os presos torturados e o Globo e o Estadão fizeram editoriais melosos sobre como a ditadura era boa para o Brasil.

O brasileiro precisa começar a ver, que a imprensa é privada. Tem interesses privados. Não é pública. Não liga  para o público. Ela está aí para faturar. Doa a quem doer.


Sendo assim, este blog e tantos outros convidam o internauta a ler a imprensa estrangeira, caso lhes seja possível. Ainda que seja a de Portugal ou da Espanha, possível de ser compreendida. Jogue fora os jornalões ou as "revistonas". Elas te cobram "x" reais por exemplar pra te manipular. Elas te cobram "x" reais para que você seja o papagaio do pirata. Que repita o que é importante, para ELAS.

Seja mais esperto. repita o que é importante pra VOCÊ.

Clique aqui para ler a tradução da entrevista de Lula na Newsweek e veja a diferença de um presidente que se posiciona; ao contrário de outros que só dizem "sim, mestre". O link vai para o Vermelho.

Clique aqui para ir ao artigo da Newsweek que fala do "político mais popular da Terra".

Clique aqui para ler outras notícias.

.

Nenhum comentário: