quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PROTÓGENES NO PCdoB

.

A ida de Protógenes Queiroz para o PCdoB foi uma escolha sensata. O partido, aliado de todas as horas do Presidente Lula sabe ser crítico sem ser panfletário. No PCdoB não vemos incendiários como Heloisa Helena, Babá, e tantos outros que inclusive continuam no PT, como Eduardo Suplicy et caterva. Em verdade,estes senhores que participam e estimulam os novelões da midia querem apenas garantir o próximo pleito. Há tempos Suplicy deixou de ter atitudes responsáveis na política. Quase ficou de fora nas últimas eleições e sempre que pode, aparece na imprensa vestindo sua roupa de "sensato" tribuno romano, o eterno "político honesto e sonhador" por quem tanto temos anseios.

Ocorre que não condiz com a realidade prática, não coaduna com o papel verdadeiro que precisamos ver em um político. Na realpolitik as coisas são bem mais sérias. Não se conquistam coisas importantes subindo na Tribuna e tecendo uma ladainha. Política é um xadrez complexo que precisa de gente abnegada. Para o bem ou para o mal. Os aguerridos canastrões da direita, cumprem exemplarmente seu papel. Vão para a frente dar a cara pra bater, defendendo o ponto de vista de seu partido. Você pode até não gostar deles, saber que são canalhas, mas há que se verificar que são sensatos com o que defendem.

Já esses vestais alienados, HH, Cristovam Buarque (o insosso ex-Ministro que nada fez enquanto esteve à frente do Ministério da Educação na primeira leva de nomeações de Lula, mas saiu atirando como se fosse dos outros a culpa por sua incompetência), ou mesmo o respeitável e erudito falecido senador Lauro Campos (que não era panfletário nem desonesto, apenas ingênuo. Porém, de uma ingenuidade mais "honesta" do que a de Suplicy), em nada contribuiram com os grandes programas defendidos pelo PT, pelo governo e sua base aliada. Alguns deles sacrificaram a coerência em troca de uns miúdos apreços na próxima votação. Outros pagarão caro por isso. O ex-marido de Marta Suplicy (hoje entendo porque ela o deixou) será um exemplo, que, terá sérias dificuldades em se reeleger daqui quatro anos. O povo não é tão besta a esse ponto.

Já Protógenes, o odiado pela mídia ensandecida, escolheu um lugar coerente para se aninhar. As críticas no PCdoB são feitas onde devem ser, entre quatro paredes. E se fizerem parte da minoria, se calam e votam com o partido. É isso que se espera de um político sério e comprometido.

Está super fora de moda, infelizmente, mas o político decente é aquele aos moldes de um soldado. Vai para o front de batalha lutar por uma causa que acredita ser boa, e está disposto a dar a vida por sua crença.

Na minha opinião, o mundo que precisamos construir com uma sociedade mais justa, não perderia em nada se sumissem do cenário, figuras como Heloisa Helena, Buarque, Suplicy e tantos outros. Eles são pagos (e muito bem pagos) para defender uma causa e não para garantirem a gorda aposentadoria de congressista.

Leia aqui a entrevista do delegado Protógenes, a respeito de seu ingresso no PCdoB.
.

Nenhum comentário: