segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DISTORCENDO A PÁGINA PRINCIPAL

.
Os veículos de comunicação sabem que a maioria das pessoas só lê as manchetes. Especialmente em uma segunda-feira pela manhã, onde uma multidão avassaladora entra na rede buscando os resultados da rodada do final de semana, no futebol.

Por nenhum outro motivo o UOL (do Grupo Folha, o que acredita que só o PT é corrupto e o PSDB, santo) publicou a manchete aqui mostrada. Até as 6h da manhã, a chamada era escrita exatamente como o título da reportagem, "Governadores usam R$ 3,6 bi da saúde em outros gastos". Mas mudou o turno e provavelmente o editor das manchetes também mudou. Então, resolveram alterar para que a impressão imediata de que o governo que gasta a verba da saúde em outros campos é o federal, e não o dos estados, como diz a matéria.

O expediente é o mesmíssimo nas bancas de revista, onde sabem que a população (especialmente a mais pobre) dá apenas uma paradinha pra conferir os principais destaques. Chegam ao disparate de na manchete dizer uma coisa, e no miolo do jornal, outra totalmente diferente.

É essa a imprensa "isenta" que temos no Brasil. Ela não sossegará enquanto não tiver os SEUS ocupando o Planalto. E quando conseguir, se refestelará nas verbas públicas que já foram um dia, tão apetitosas.

Clique aqui para ver como a notícia é uma e depois na imagem para ver como é diferente da manchete.


clique para ampliar.


Clique aqui para ver outro exemplo de manipulação de manchetes.

Clique aqui para ler mais.

.

Nenhum comentário: