quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SOUTH OF THE BORDER

.
O cineasta Oliver Stone é um homem de coragem. Especialmente porque seus filmes já não passam nos EUA, como seria razoavel, afinal, qualidade, não lhes falta. O que pega, especialmente para o governo estadunidense e para as distribuidoras que odeiam ir contra a maré oficial, é a ideologia de Stone.

Ele é um ex-combatente da guerra do Vietnã. Em razão do que viu por lá, fez ótimos filmes. E naturalmente, se declara contra a guerra. O que ocorre é que os EUA desde um século atrás, está SEMPRE em alguma guerra. Mas isso é outra história.

Stone teve muita fibra ao fazer o filme Comandante, retratando de perto do mega endemoniado (pela mídia, claro) Fidel Castro. Castro no fundo, é um bonachão e quem o conhece, sabe disso. Oliver Stone conhece e resolveu mostrar ao público.

Mas teve que se contentar com pouquíssimas salas de exibição. O filme é proibido nos EUA (apesar de não o ser oficialmente). A tal maior democracia do planeta proíbe a liberdade de expressão.

Depois de Fidel, Stone resolveu mostrar outro capeta anti-capitalismo. Retratou Hugo Chávez. Em um documentário mostrando outros 7 presidentes da América Latina (incluindo Raul Castro, de Cuba e Lula) ele faz um fiel retrato do que é o continente agora. Continente este, que por culpa exclusive de Bush, se distancia cada vez mais dos EUA.

Se seu inglês estiver mais ou menos, dê uma olhada neste trailer de "South of the Border" (ou, "ao sul da fronteira", como os estadunidenses costumam se referir mais notadamente ao México).

Aqui no Brasil, como vivemos numa democracia de verdade (onde um presidente empossado é aquele que ganha no voto), muito possivelmente haverá salas de cinema projetando o filme. E também, certamente, DVDs circulando nas locadoras em breve. Claro, isso se o governo americano não boicotar as distribuidoras que lançarem o filme ao redor do planeta. O filme é recente, está em exibição no Festival de Veneza. Festival aliás, que contou com a própria presença do ator principal do filme, ao lado do diretor.



.
Clique aqui para ver como é uma segunda-feira na redação do Globo.
Clique aqui para ver o que o Globo inventou sobre a bobagem da renúncia de Lula.
Clique aqui para ver que o Estadão distorce até a lei brasileira pra fraudar manchetes.
Clique aqui para ver a alienada mór, usando a mídia ao seu favor.
Clique aqui para ver mais momentos Caras.
Clique aqui para ver ainda outro momento Caras.
Clique aqui para assistir ao vídeo de Lula falando que levará banda larga para todo o país.
Clique aqui para ver que os adorados da Regina Duarte transformaram São Paulo na nova Atlântida.
Clique aqui para ver que os amigos da Regina ficaram sem discurso. 
Clique aqui e veja a futilidade de outra midiática. Mas esta, pertencente ao baixo clero.
Clique aqui para ver ótimo protesto contra a Globo feito durante uma intervenção ao vivo.
Clique aqui para ir à página inicial com a postagem de hoje. 
.

Nenhum comentário: