quarta-feira, 12 de maio de 2010

GLOBO QUER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO

.

O folhetim tucano matinal chamado Bom Dia Brasil nos trouxe uma notícia curiosa. Os veículos de comunicação estão de olho no cumprimento da Carta Constitucional, que diz que as empresas de TV e rádio, por exemplo, só podem ter até 30% de seu capital vindo de fora.

Antes era proibido capital externo, assim a mídia fez um auê pra "flexibilizar" a lei.  Talvez quisessem justificar certas coisas, como o fato de a própria Globo ter nascido com capital internacional, da então Time Life. Assim, anos depois e convenientemente, a legistalação foi alterada.

Mas os tempos eram outros. A TV ainda tinha audiência e gozava de alguma credibilidade. Não era o arremedo ridículo em que se transformou atualmente. E especialmente, não havia uma internet forte a lhes roubar o público.

Agora, receosos de afundar de uma vez por todas, vem dizer que a Constituição precisa ser cumprida, pra garantir os tais 30%. E falam isso sob um viés inacreditavelmente canhesco de nacionalismo. "A agenda política não pode ser definida por empresas estrangeiras".

Dizem que sua paúra tem motivo. Tem empresa  por aí, de internet, de capital 100% estrangeiro. Agora a Globo virou nacionalista. Os amigos do rei vão vestir verde e amarelo e fazer uma caminhada ao longo da orla carioca para protestar contra o absurdo que se vê. O "desmonte" do patriotismo brasileiro.

Mas a intenção é outra. O pano de fundo é exatamente esse que você está pensando. Como controlar as notícias que são dadas dentro do Brasil  se as empresas daqui não mandam em nada? Pior, é capaz de algum desses sites estrangeiros ainda gostar do Lula ou da Dilma e deles começar a falar bem!

Aí a porca torce o rabo.

Realmente engraçado. Por que não falaram isso mais cedo?

Se gostam tanto das coisas brasileiras, será que os senhores do engenho gostariam de voltar para antes da alteração da Constituição e proibir completamente o capital externo nas empresas de mídia brasileira?

Difícil crer.

Clique aqui para ver que Serra acha que não precisa provar nada.
Clique aqui para ver que a Justiça Eleitoral é "muito" isenta.
Clique aqui para ver o Serra batendo boca com jornalista.
Clique aqui para ver as patéticas capas da Veja sobre as chuvas no Rio e em SP.
Clique aqui para ver Petkovic defendendo o socialismo e deixando Ana Maria Braga com cara de planta. 
Clique aqui para ver o tolo Estadão falando para a meia dúzia de assinantes que tem.
Clique aqui para ver que Serra firmou acordo com videntes quando era Prefeito.
.

2 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

O Machadão não sabe as origem da Rede Globo, pergunte a ele se ele ja ouviu falar em "Grupo Life" la das americas, se ele quiser uma aula de historia, começe procurando por um filme "Cidadão de Kanne", proibido no Brasil por influencia do cadaver Roberto Marinho, tem muita criança de 2 grau que ja sabe, da historia.

Anônimo disse...

Pior é que ele sabe...