segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

OBAMA É ATROPELADO

.

Obama tem um pepino considerável na mão. A direitona passou por cima dele de novo. Com trator e tudo.

Ele quer criar uma coisa tipo um SUS, e fazer um plano de saúde universal, que dê guarida a todos os estadunidenses. Mas desde que veio com a idéia, tem sido acusado de tudo. Desde comunista até de anticristo.

Se bem que para o americano médio, comunista e anticristo são a mesma coisa.

Não foram poucos os congressistas republicanos que subiram na tribuna pra dizer sim, que Obama estava transformando sua pátria numa União Soviética, ao tentar saúde decente para quem não pode pagar.

Mas vamos aos dados. Obama quer criar o plano e fazer uma contribuição compulsória. O que é mais ou menos o que vemos no Brasil. Todo mundo contribui com a saúde pública.  O detalhe é que nos EUA, se você naõ tem seguro saúde, se for parar no hospital, não tem quem te socorra. 

Lá não existe saúde pública, de maneira geral. Alguns estados têm alguns projetos, mas grosso modo, se você precisar, torça para aparecer um hospital escola tipo o do Dr. House.

A alegação de um juiz federal para passar a perna em Obama é que é inconstitucional o Estado obrigar o cidadão a pagar pelo plano de saúde (o tal SUS). Mesmo que o governo fosse subsidiar quem não tivesse dinheiro.

Só que o motivo verdadeiro é um pouco diferente. Na grande América não se pode pensar numa hipótese de o Estado oferecer alguma coisa barata ou de graça pra alguém. Tudo tem que vir da iniciativa privada. E como a iniciativa privada não se interessa por quem não pode pagar, obviamente, não oferece nenhum atendimento a eles. Em outras palavras. Se você tem grana, paga um plano de saúde. Se não tem, peça a Deus pela sua vida. 

Isso na toda poderosa e maravilhosa América, dos Diogos e dos Reinaldos. Aquele país que só tem coisas boas a oferecer e nada de ruim.

Obama e seu povo pobre perderão mais uma batalha. E essa batalha está perdida especialmente em razão da ignorância do próprio americano médio. Se ele procurasse saber o que acontece na Europa, veria que lá, o Estado oferece ao menos as coisas básicas e deixa o resto, cabe ao cidadão.

Na América dominada pelos grandes conglomerados que azeitam o Congresso e alguns juízes, o Estado não pode existir. Saúde não entra no rol das prioridades. Lá, até  algumas cadeias são administradas pela iniciativa  privada. Mas quem paga esta bolada é o contribuinte, claro, através dos repasses dos governos para os gestores das prisões.*

É o capitalismo de ocasião. Ou comunismo invertido. É o Estado usando seu poder pra favorecer somente os amigos do rei.

E Deus abençõe a América!

* E você pode pensar, e daí que as cadeias são administradas pela iniciativa privada? E daí que eles tem muito interesse em ver gente presa. Quanto mais, melhor, já que seu repasse depende do número de encarcerados.

Clique aqui para ver o motivo de tanto pau no ENEM.
Clique aqui para ver que o vice de Marina faz pirataria e ela não sabia de nada.
Clique aqui para ver que até o Firefox já sacou qual é a do PSDB.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

recomendo o documentário do Michael Moore: Sicko (no Brasil saiu como SOS Saúde).

Wilson Garcia disse...

E ainda tem gente que fala tao mal da saude brasileira,e verdade que ela tem muitos problemas,principalmente depois que esta oposiçao burra por vingança e pra ver se derrubava o lula,e ainda com a ajuda dos sonegadores e os que ganhavam dinheiro por fora, todos juntos uniram se para derrubar a cpmf que fazia a saude ser muito melhor do que e hoje.e estes jornaizinhos do pig,ainda falam mal do brasil,quem diria nao, o povo americano pobre nao tem saude,isso nao e pais de primeiro mundo. o brasil sim e pais de primeiro,tem o inss,sus.