sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

JORNALISMO FAJUTO

.

Por mais que se tenha boa vontade para com o jornalismo brasileiro, notadamente o paranaense, é inescapável a forma descarada de como a forma de dar notícias é tendenciosa.

Governos corruptos existem em todos os lugares, em todas as administrações. Curiosamente, as administrações petistas são as únicas que merecem editoriais da mídia. 

São minutos e mais minutos de "indignação" do âncora do jornal em questão. Tudo passa a ser uma vergonha, mesmo que uma medida meramente técnica ou administrativa. Contra o PT, tudo é possível e justificável.

E eu já ouvi absurdos como "ora, não era o PT que metia o pau na corrupção?".

Interessante, então quer dizer que porque o outro partido não metia o pau, ele pode roubar impunemente? A senha é essa, então? Não criticar corruptos para não ser alvo da imprensa partidarizada?

Bem curioso esse raciocínio pequeno burguês da terrae brasilis.

Assim, quando toca a falar de alguma administração tucana, a coisa muda de figura. 

O Paraná, que é um Estado conservador por natureza, elegeu Beto Richa no primeiro turno por uma margem grandiosa de votos. Curitiba, que é uma cidade com a mentalidade de 1890, elege os mesmos governantes desde 1970 (todos lernistas) também, de forma acachapante. Sempre fazendo o sucessor. Desmandos ocorrem, corrupção continua nadando de braçada, mas silêncio no rádio. Literalmente. As denúncias, quando não tem como deixar de dar, quando a coisa já tomou forma pública, são tratadas com muito cuidado.

Chega a ser patetico que os puxadores do jornalismo digam, quase como que pedissem desculpas, que é preciso investigar isso ou aquilo. As patifarias são sempre tratadas como "descuidos", porque descuidos não significam necessariamente bandidagem. Apenas que o "honesto" administrador, confiou demais em algum subordinado larápio e ele se esbaldou. Mas nunca, nunca no jornalismo paranaense, se viu tanta desfaçatez nas coberturas jornalísticas. Lula tinha que saber que seus subordinados passavam a mão. Os tucanos não precisam.

E o povo, que na boa intençao de tentar se informar dá bola pra essa gente, continua sendo severamente engambelado.

Novamente dizendo. Corrupção nada de braçada no Paraná e em qualquer Estado do Brasil. Mas parece que só o PT é corrupto. A bandidagem não existia antes de 2003 quando Lula assumiu o poder. Vivíamos num paraíso que foi assaltado por uma quadrilha de pessoas usando camisetas vermelhas com uma estrela na frente.

Fico a me perguntar o que, exatamente o que, essa parte da imprensa (que sim, é a maioria, não venham de lorota dizendo que apenas algumas são as laranjas podres), ganha com isso.


Clique aqui para ver sobre a menina que a polícia tucana obrigou a se despir.
Clique aqui para ver outra do Senador moralista do Paraná.
Clique aqui para ver Obama condecorando um assassino.
Clique aqui para ver que o PSDB do Egito já tem tudo planejado.
.

Nenhum comentário: