terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MÍDIA "VENDE" O OCIDENTE, E NEM SE DÁ CONTA

.

Criticar a imprensa brasileira tem duas facetas. A fácil e a difícil. Fácil porque você não precisa levar mais do que 2 minutos de périplo pra encontrar algum absurdo. Difícil porque tua imagem se complica. Fica parecendo que você é chato e só pega no pé.

Mas vamos lá. Essa reprodução da matéria publicada na Gazeta do Povo dá bem o tom da vassalagem eterna a que se submetem nossos jornalistas, sem sequer questionarem. A vassalagem é tão enraizada que na verdade, eles nem chegam a perceber.

Pois bem. Na matéria, pessoas protestam contra Vladimir Putin na Rússia. Até aí, tudo bem. Mas na medida em que se caminha, se encontra a palavrinha mágica: o "ocidente" condenou a prisão de um dos manifestantes. Mas que "ocidente"? Eu não me lembro em momento algum de todos os países do hemisfério terem se manifestado a respeito.

Mas os jornalistas, primeiro da insípida Agência Estado, e depois da Gazeta do Povo, não sabem muito bem de onde surgiu essa expressão. Muito menos, sabem a razão de sua existência. Então, como costumeiramente um jornalista não questiona nada que venha de cima, vão repassando as matérias publicadas nos jornais de mundo afora. Especialmente, como é o caso, dos Estados Unidos.

A expressão "ocidente' remonta à Guerra Fria (que por óbvio, os jornalistas mais novos não têm idéia do que deva ter sido). Naquela época, os EUA e seus aliados, mentalizaram um grupelho para se unir contra os comunistas comedores de criancinhas. Pra não parecer que era coisa de meia dúzia de xaropes que criticavam tudo o que era feito na União Soviética, colocaram todos na mesma panela, chamando a eles mesmos, de "ocidente". Quer dizer, o Brasil e os outros países, "davam" a opinião mesmo sem terem sido consultados. Acontece que o tal ocidente era o quintal da América.

Nossos governos da época, pouco se lixavam porque eram mesmo, uns vendidos. Nossos jornalistas, então, nem precisa falar.

Mas a Guerra Fria acabou faz tempo. Mesmo assim, nossos intrépidos jornalecos continuam bebendo da fonte do NY Times. A mídia nacional não pensa. Tem preguiça. E a coisa vai se perpetuando.

Clique aqui para ver o que Israel (e a Folha) acha da política do Brasil.
Clique aqui para ver Serra levando bordoada de um mexicano.
Clique aqui para ver a Folha censurando blog.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eh!!

não é Gazeta do Povo, é gaVeta!!!!!!