domingo, 18 de julho de 2010

ESTADINHO RIPA DILMA

.

A imprensa marrom (ou sei lá que cor tem a imprensa da tucanolândia) nos surpreende a cada dia. Especialmente o estadinho, que está assumindo a liderança na desfaçatez com que trata das eleições. Não que O Globo e a Folha não façam, mas esses dias é o jornal que reconheceu em editorial que deu apoio à ditadura, que tem tomado a frente. 

Nada que nos assuste, claro. Mas sempre vale a pena comentar sobre os expedientes "discretos" da mídia que é noiva inseparável do tucanato brasileiro.

Outro dia um amigo meu meteu o sarrafo nos jornalistas. Disse que eram todos burros. Eu pulei na frente e gritei "de jeito nenhum". Todos, não.

Ora, como dizer que pessoas que usam a dialética dessa forma são burros? Se fossem, não fariam o que fizeram nesta manchete. Vejamos

Num primeiro momento, dão uma colher de chá pra Dilma, mostrando que ela acusa a justiça eleitoral de ter duas caras. Quando o leitor vê uma coisa dessas, pode ser levado a achar que ela está certa.

Mas os links das notícias seguintes já se encarregam de imediatamente, desmentir o que possa ter restado de dúvida. São sequências inteiras de historinhas que contradizem qualquer tentativa de honestidade do jornalismo. Serra não é mencionado em momento nenhum quando se tratam de notícias que o desqualifiquem. Dilma é mencionada o tempo todo.

Verdade que O Globo teve a cara de pau de dar uma página com 6 manchetes contra Dilma, todas no mesmo dia. E nenhuma contra Serra. 

Isso é chamado de isenção, claro.

Mas voltando à dialética, temos que é uma forma fabulosa de conquistar corações e mentes. Mentes de crianças de 5 anos de idade, claro. Mas não importa. O estadinho não descansa nem assim. Ele pensa no futuro, digamos. Dessa forma vai retorcendo os fatos para passar a formidável impressão de que Dilma e Lula são imbecís da política e que por algum motivo que desconhecemos, Serra é o único qualificado a assumir a Presidência do Brasil.

A imprensa brasileira vai fabricando fatos e quando isso fica descarado demais, passa a fabricar suas próprias versões dos fatos. Um comício com milhares de pessoas, é mostrado na manchete como tendo "só" 5 mil presentes. Bem, não eram 5 nem era "só". Na próxima vez, falarão que "só" 59 mil pessoas estiveram reunidas pra ouvir a petista falar. 

Claro que Serra reune mais gente.

Claro.

Enganam-se redondamente aqueles que pensam que a imprensa é composta somente de tolos. Tolos bem treinados, é verdade. Tolos mal intencionados, melhor dizendo.

Está difícil passar um dia sem ver uma barbaridade na mídia nacional. Cômico é que ela só barbariza pra um lado. Para o lado da tucanolândia, só há anjos bem intencionados.

Pra imprensa brasileira, todos nós nascemos ontem. De tarde.

Clique aqui para ver sobre a multa aos Amigos do Presidente Lula.
Clique aqui para ver como a tucanagem adora a democracia.
Clique aqui para ver que tipo de imprensa é tolerado pela nossa, imprensa.
.

Nenhum comentário: