domingo, 25 de julho de 2010

PESQUISA ENCOMENDADA

.

Em conversa com um eminente professor, algumas pesquisas eleitorais foram analisadas.

O Data Folha e o Ibope mostram sempre dados curiosos. Dados estes que não raramente tem sido descolados primeiro, da realidade do pensamento popular e em segundo, do resultado das outras pesquisas.

Parece que estão levando a sério o termo "encomendar" uma pesquisa.

Quando você vai até a confeitaria encomendar um bolo pro aniversário da sua filha, você descreve como quer esse bolo. Se quer calda sobre ele, se quer de chocolate ou morango.

No quesito pesquisa eleitoral, a impressão que se passa é exatamente a mesma. O autor da encomenda, pede junto com o produto, o resultado dele. Idêntico ao pedido do bolo.

De toda forma, é igualmente curioso verificar como uma pesquisa que mostra Serra na frente por uma pequena fração (empate técnico), pode mostrar que todos acham que Dilma vai ganhar.

Ora, a impressão de um eleitor é a seguinte. Se você acha que o candidato tal vai vencer, é porque sente isso nas ruas, nas conversas, na opinião dos seus amigos. E quando acha que vai perder, é pelo mesmo motivo.

Então como explicar que Serra esteja na frente se todos os amigos desses supostos eleitores entrevistados votariam em Dilma?

O entrevistado pode até votar no Serra, o que justificaria sua alegada liderança, mas a lógica deixa de existir se ele sabe que todos os seus amigos não votarão como ele. Alguém está mentindo no meio desse caminho.

Ou Serra não tem os tais 37% que o Data Folha diz que tem. Ou os amigos desses 37% os estão enganando e tem vergonha de confessar que votariam no tucano bonitão.

Certa feita, um amigo disse não confiar em pesquisas. Elas sempre erram. 

Não é verdade. As pesquisas erram se quem as executa, preferir que errem. Os métodos estatísticos têm sim muita credibilidade e praticamente sempre espelham a realidade. 

A questão é, os métodos serão mesmo usados na feitura da pesquisa? E se sim, sua divulgação será condizente com os dados resultantes?

Folha e Ibope paracem não dar muita bola para a própria credibilidade.

Não é de se espantar. Parece que estão apostando suas últimas fichas nessa eleição. Ficar fora das tetas do Governo Federal por mais de 8 anos será sua sentença de morte. Não há imprensalão que resista.


Clique aqui para ver que Serra acha que a diplomacia não vale nada.
Clique aqui para ver que Serra acha que está acima da lei.
Clique aqui para ver como o estadinho defende a Procuradora que quer a cabeça do PT.
Clique aqui para ver Petkovic defendendo o socialismo e deixando Ana Maria Braga com cara de planta..
Clique aqui para ver que o Globo acha que é melhor o país parar de crescer.
Clique aqui para ver que nem Serra defende FHC.
Clique aqui para ver o tapa de luvas em "nazy" Casoy. Dilma samba com garí no carnaval.
.

Nenhum comentário: