sábado, 31 de julho de 2010

IBOPE JOGOU SERRA AO MAR

.

O "cerumano" médio tem algumas características interessantes. Talvez a mais impressionante delas seja o instinto de sobrevivência. Na hora de matar ou morrer, muito pouca gente escolhe morrer. 

Exceções quase sempre para as mães em relação aos seus filhos. Fora isso, quase nada.

Então dá pra usar a mesma matemática na hora de analisar uma pesquisa eleitoral no Brasil. Especificamente, uma pesquisa proferida pelo Ibope ou pelo DataFolha.

Os dois institutos grosseiramente sustentaram que Serra algum dia esteve na frente de algum candidato de Lula à Presidência, quando me verdade, Serra jamais saiu dos mesmos trinta e poucos por cento que teve em 2002. E que seu tonto de plantão teve em 2006.

Lula fez um governo superior ao de FHC em todos os setores. Mesmo na tal estabilização econômica pois para quem não se lembra, Don Fernando nos deixou com uma inflação anual de cerca de 30%. É um índice muito alto, para um país que se pretende "sem inflação". Sendo assim, é muito natural que o PSDB patine desde então.

Só que a Globo (pseudo proprietária do Ibope) e a Folha insistiram na mentira. Ora, Serra tinha trinta e tantos por cento e Lula sequer havia lançado algum candidato. Quando Lula começou a falar em Dilma, Serra manteve seu patamar. Quando Lula oficialmente tornou pública sua escolha, o bonitão das gengivas não progrediu um ponto sequer.

Mas não nas mal traçadas linhas do Ibope e da Folha. So pra eles é que Serra seria o vencedor. Vestígios de uma época em que o povo ainda acreditava em pesquisas. E mais, se guiava por elas, porque não queria votar no perdedor.

Idos tempos. Até porque, o zé povinho já notou há quase uma década que os tais fabulosos homens que a mídia lhes vendia só queriam eles mesmos, vender também o país. Com tudo o que havia dentro, inclusive a cultura de seu povo.

Nas palavras de Cazuza, "porque assim se ganha mais dinheiro". 

Mas analisaram friamente onde iria dar essa mentirada. Por causa disso, resolveram recuar. Se continuassem a falar que Serra estava na frente, quando nunca esteve, corriam o risco sério e óbvio de perder o resquício mínimo de credibilidade que ainda os permitia vender jornais e anúncios de tv e mídia impressa.

Deste modo, entrou em cena a questão da sobrevivência. Era matar ou morrer.

Ou os mentirosos matavam Serra, ou morriam por causa dele.

Jogaram Serra ao mar.

Clique aqui para ver que o Globo chamou Lula de criminoso.
Clique aqui para ver que Serra não liga de lotear o Estado, desde que seja para os amigos.
Clique aqui para ver a mãozinha que o Ministério Público dá para Serra.
Clique aqui para ver o FHC dizendo que o Serra perdeu.
.

Nenhum comentário: