quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

BETO: CONTANDO COM O BOM SENSO DA POLÍCIA

.

O "governador" do Paraná é mesmo um cara de sorte. Apesar estar fazendo tudo aquilo que disse que não faria, e de não estar fazendo o que disse que faria, ele consegue se esquivar dos obstáculos com razoável tranquilidade. Verdade seja dita, é porque a mídia lhe é favorável e nunca critica, nunca mostra suas incongruências. No máximo aponta um ou outro fato, sem jamais ser objetiva. Queria ver se fosse um vermelho qualquer a ocupar aquela confortável cadeira, como seriam as manchetes do imprensalão.

Bem, a notícia boazinha da semana é que os policiais, passado o carnaval, farão vigília na frente do Palácio, pra tentar saber se o bonitão vai cumprir aquilo que prometeu, ou vai continuar jogando a responsabilidade no colo dos outros. Cabe lembrar que ele disse que a greve era coisa da oposição, leia-se, PT. Curioso que na Bahia o Governador é do PT e no Rio de Janeiro, é do PMDB, aliado de Dilma.

Mas como é praxe, os tucanos chegam pegando os bônus e jogando fora os ônus. Tudo o que é bom é responsabilidade deles, o que é ruim, é sempre obra dos outros.

Quantas vezes você já ouviu dizer que o Brasil só está bem por causa de FHC e seu plano Real? Não lembram, claro, que o Real surgiu no Governo de Itamar Franco, e que FHC foi só Ministro da Fazenda. Ora, Ciro Gomes também foi, e antes dele. Nunca disseram que ele era o responsável pela estabilidade da moeda brasileira. FHC, como bom tucano, se apropriou do que não lhe pertencia, pra mostrar como são bons no que fazem.

Mas o dado concreto e realista é que a culpa por uma tragédia, por um desmando, por um absurdo, nunca, NUNCA é de um tucano. Alckmin ano passado falou que as chuvas eram obra de Deus e que ele não podia fazer nada da noite para o dia. Não lembrou que já tinha sido Governador antes, e que depois dele veio o Serra e igualmente não fez nada para amenizar as consequências do mal que faz São Pedro com os terráqueos.

Também não disseram nada quando a Veja falou que a mesma chuva no Rio, era culpa de Sergio Cabral

Quando o Estado ameaça parar, é coisa da oposição. A previdência estava quebrando em Don Fernando chamou os aposentados de vagabundos por serem velhos e precisarem descansar. Entrou Lula, aumentou o salário, e a Previdência não quebrou. A diferença é chamar para sí a responsabilidade.

Mas não. Um tucano ao assumir o Governo, não cumpre o que promete e parece que tem uma única missão na vida. Vender o patrimônio público e que se dane o povo.

Esta tarde este escriba, que milita nas fileiras causídicas do Estado, precisou ir até uma delegacia. Qual não foi a (falta de) surpresa ao levar uma hora para pegar tão somente um documento assinado pelo delegado? É que não tinham como imprimir o documento porque faltava tinta na impressora. Também não podiam enviar para ser impresso em outro departamento porque a rede interna não funcionava. As cadeiras todas quebradas, as paredes minando água, o chão, quando tem um carpet, é vagabundo e está rasgado.

Mas chamo para a comparação. Já experimentou ir a uma delegacia da Polícia Federal? 

Claro que nossos amigos vão dizer que a União é rica e o Estado é pobre. Pois é, bem isso. Mas para dar aumento de 100% para os comissionados de sua gestão, Beto não alegou falta de verba. Disse apenas que os salários estavam defasados e tascou a caneta. Pra comprar um avião absolutamente desnecessário para suas viagens e dos deputados, também não alegou falta de verba. Verba falta para as escolas que ele mandou fechar por que não "dão lucro", verba falta para o hospital que ele tirou da Polícia Militar, para dividir com todos os servidores do Estado e piorar a situação de todo mundo, que já não era grande coisa.

Agora eu lhe pergunto, caro leitor. Nossos policiais são ou não são bacanas? Eles não fizeram a greve durante o Carnaval porque o bicho ia pegar para o lado do povo. A Justiça proibiu? Ela proibiu nos outros lugares também, e eles fizeram mesmo assim. O "governador" passou outro trote dizendo que "na semana que vem" ele faria nova proposta salarial. Semana que vem chegou e claro, nada. Beto só queria tirar a seringa de seu traseiro; agora vai de novo, empurrar com a barriga.

E sobre isso, os PMs farão tão somente uma vigília em frente ao Palácio.

Claro, certos estão eles. Se eles pararem, a violência aumenta e estoura onde? No colo do povo, claro. Beto Richa tá bem confortável dentro de seu carro blindado e de sua casa chique. Seus secretários também vão muito bem, obrigado. Se a polícia fizer greve, Beto sabe que o povo vai ficar fulo da vida e vai culpar nao a ele e sim, os policiais. Beto sabe que com a cabeça do paranaense e com a ajuda inestimável da imprensa vassala, ele pode fazer o que quiser, sem ser incomodado.

É uma maravilha ser tucano no Brasil.

Clique aqui para ver Betão dizendo que a culpa do universo é da oposição.
Clique aqui para ver a ponte que leva nada a lugar nenhum em pleno sul maravilha.
Clique aqui para ler o bom artido sobre os costumes curitibanos.
Clique aqui para ler sobre as greves no conservadorismo da administração paranaense.
.

Nenhum comentário: